15 de setembro de 2011

Trânsito maluco

Se tem uma coisa que é impressionante em Milão, é o trânsito! E pode o tempo passar que não tem a menor chance de me acostumar....é caótico, intenso e, como dizem os italianos, è cosi (é assim, numa tradução mais exata)..

Aliás esse termo é muito utilizado por aqui. É utilizado para tudo e serve para momentos de indignação, raiva, incompreensão etc. Exemplo: o elevador do nosso prédio quebrou na sexta-feira à noite. Como demos o azar de ter quebrado depois das 17h, não tem ninguém para fazer a manutenção. Sábado, também não, pois o trabalhador tem que descansar. Domingo, nem pensar. Aí, você pode tentar argumentar: "- Mas é um prédio que tem muitos idosos, não podemos ficar sem elevador!" e os italianos vão te responder: "È cosi...".

Agora o que mais me deixa indignada é na hora em que a italianada tenta fazer um carro GG entrar numa vaga PP! Ontem, estava na porta da escola esperando os portões abrirem e vi uma pessoa tentando fazer uma baliza. Gente, foi um circo do horror. Ela não conseguia e, toda vez que dava a ré, batia no carro de uma senhorinha que estava estacionado. Vocês acham que isso aconteceu uma vez? Claro que não! Foram várias! A criatura batia no carro que estava atrás e no que estava na frente, igual desenho animado! Impressionante! Perguntei para as outras mães que estavam ao meu lado se ninguém iria fazer alguma coisa. Sabem o que ouvi?! È cosi!!!

Lembrei deste desenho do pateta que tem uma cena em que ele estaciona desse jeito.



Mas o pior foi que a senhorinha que estava no carro atrás, além de não falar nada, deu ré para a maluca do carro bate-bate conseguir estacionar! Fiquei chocada!! 

É muito comum estacionar o carro em qualquer lugar. Isso mesmo: em QUALQUER lugar! Meio da rua, na calçada, na faixa de pedestre, na grama,no pé de alguém, já falei no meio da rua? Ah! Já. É que eles param muito no meio da rua. Assim: tem vagas ao longo do meio-fio. Aí, vem um cidadão e para o carro dele ao lado do carro parado no meio-fio, criando a famosa fila dupla. Aí, vem outro cidadão e para ao lado do carro que já estava em fila dupla. Para você passar, precisa ir para a pista na contramão!! È cosi!!

Além disso, é muito comum os italianos buzinarem para você andar mesmo antes do sinal abrir, causando um barulho infernal na cidade. Ah! Se você que fazer um retorno em qualquer lugar, em qualquer rua, a qualquer hora, basta frear e virar! Não importa se é uma faixa de pedestre, se tem 300 carros atrás, 1000 carros na outra rua etc. E se o carro for muito grande e não virar de primeira? Tudo bem, manobra no meio da avenida mesmo! È cosi!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário