10 de julho de 2012

Tanta coisa...

Ai, tanta coisa para escrever....não sei nem por onde começar...peraí, peraí, vamos colocar os pensamentos em ordem! Pronto! Resolvi que vou começar a contar sobre nosso último final de semana! 

Estamos com amigos do Brasil aqui em casa (a Paula, o Lécio e a Manuela - a filhinha deles que tem 9 anos - uma super companheira dos meus filhotes). Eles programaram 10 dias em Milão, tinham apenas um final de semana conosco e nos apresentaram 2 propostas: no Gardaland ou na Côte D'azur. Como o Gardaland já é praticamente nosso mesmo, escolhemos passear por mares nunca antes navegados. Pegamos o carro e voila, França, aí vamos nós!



Escolhemos, por indicação de outra amiga, ficar em Nice. De Milão até lá são exatos 340 km. A estrada estava ótima e gastamos 4 horas de viagem. As crianças nos abandonaram e só queria saber da Manuela. Foi a nossa primeira viagem de carro sem elas! Quer dizer, elas estavam no carro ao lado, mas foi...diferente. Um silêncio. Ouvi até meus pensamentos. Estranho.

Fomos a 3 cidades, todas na Côte D'azur ou Riviera Francesa, como queiram. Vou detalhar uma a uma, ok?

NICE

Adorei essa cidade. E é bem maior do que eu a imaginava. Já chegamos e fomos direto conhecer a praia. Nosso hotel ficava a uns 5 minutos a pé, mas levamos uns 50, pois parávamos o tempo todo. Foto, lanches, lojas, até um show de jazz. Vou colocar umas fotos do que nos separava do mar.






  
Mas, com muito esforço e perseverança, conseguimos! Eis a praia de Nice!



O que eu achei? Linda! O mar é indescritível. Azul, azul e bem limpinho. O calçadão é largo, com uma ciclovia e muito espaço para as crianças correrem. Tem alguns bares na beirinha do mar que oferecem caminhas, guarda sol, bebidas e comidas a preços verdadeiramente elevados! 

Têm duas coisas que acho que faltam: areia na praia (é de pedra!) e bares no calçadão. São poucas as opções e lá não existem vendedores ambulantes, ou seja, comprar uma água torna-se um grande desafio! Com relação a areia é o seguinte: eu não sou muito chegada numa areinha grudenta não, mas tenho que dar o braço a torcer que as pedras são extremamente desconfortáveis. Não são quentes e são todas lisinhas, mas....são pedras! O povo não se faz de rogado. pega a tolhinha, estende no pedregal e fica lá estarrado. Vai entrar no mar? Calça sua botinha/meia e vai ser feliz!

Existem chuveiros e banheiros públicos. E uma coisa que nos chamou a atenção é que o mar não é tão salgado. Sabe aquele grudinho que a gente fica no corpo depois de um mergulho no mar? Não existe por lá! Eu, a madame, adorei. Sem areia, sem sal. Praia feita sob medidad para minha frescura!



Não havíamos levado biquinis e sungas, pois tínhamos pouco tempo nesse dia, mas a criançada resolveu entrar no mar assim mesmo. As meninas foram só de calcinha. Meu filhote não entrou, pois embora ele pareça que tem 6 anos, na verdade ele tem 96! É o meu velhinho. E praia é com sunga. Se não tem sunga...nada de praia.

 
A emoção do passeio por Nice começa agora. Resolvemos fazer um passeio de trenzinho que prometia uma volta pelos principais pontos da cidade, com áudio guia e 45 minutos de duração. Pagamos, entramos, partimos.


Rodamos, rodamos até que chegamos numa tal de Castle Hill. É a colina onde "nasceu" a primeira Nice. Linda, alta, com uma vista maravilhosa!


Antes de subirmos a colina, tivemos que esperar outro trenzinho descer, pois a estrada é pequena. Subimos e o motorista avisou que teríamos 20 minutos de parada. Logo que chegamos, já existia um grupo esperando pelo nosso trem. Pessoas que haviam perdido o trem anterior, mas que subiram no nosso, sem problemas. Descemos, passeamos, tiramos foto. O trem tocou o sininho e fomos correndo. Quando chegamos, ele já estava andando....Vimos 4 chinenes tentando subir, mas o motorista não parou para eles...ok, ok, sem problemas. Sentamos e esperamos o próximo trem. E esperamos, espetamos. De repente, surge o guardião do parque/colina (ele se intitulava assim!), apitando e gritando que todos deviam sair do parque, pois ele seria FECHADO! 

Explicamos que estávamos esperando nosso trem. Ele só disse:

- Não tem mais trem. O parque está FECHADO!

- Como assim não tem trem?!

- Olha, eu não sou responsável pelo trem. Sou responsável pelo parque e ele está FECHADO! Vocês têm que ir embora.

Não acreditávamos. Não tínhamos ideia de onde estávamos! Pegamos nossos arcos e flechas descemos a colina/ladeira com um grupo de pessoas tão perdidas quanto nós!  A sorte é que a tal da castle Hill ficava no finalzinho da praia....andamos só uns 3 km....Essa vai entrar para o hall das coisas que só acontecem comigo! Vou criar o movimento dos sem-trem!

E essa foi a última vez que avistamos o trem...
Fomos direto para o local onde pegamos o trem, mas não tinha mais nada lá! No outro dia, fui reclamar. Estava muito brava! Reclamei, esbravejei e recebi um contato de e-mail para fazer minha reclamação e pedir o dinheiro de volta. Vou fazer isso hoje!

Voltando a Nice...a cidade estava toda preparada para um festival de jazz que iria começar na segunda. As praças e ruas estavam tomadas por palcos e arquibancadas. 

Ainda voltamos na praia no último dia, escolhemos nosso local de pedra e sentamos. As crianças se esbaldaram no mar tranquilo e fresquinho e inovaram fazendo um castelo de pedras!





MÔNACO

A outra cidade que conhecemos foi Mônaco - local com a maior quantidade de Ferraris por metro quadrado que já vi! Sabe fusca na década de 80 no Brasil? Pois é, as Ferraris são assim por lá. Amarelas, vermelhas, pretas e (argh!) brancas por todo lado. 

Passamos pelo circuito de Fórmula 1. Bem bacana. No local da largada, tem até o desenho onde os carros ficam. Passamos no famoso túnel do circuito. Pela piscina. E paramos na marina. Gente, o que é aquilo? Só barquinho chique! Um tipo de barco que não é nem sonho de consumo, pois está além dos sonhos. Coisa de milionário mesmo. Ainda brinquei com o marido, dizendo que eu ia comprar naquele dia um barquinho. Ele achou um boteo azul parado e disse: - Compra esse! Esse pode ser nosso! Gargalhei!





Nosso futuro barco!

Brincadeiras a parte, achei Mônaco belíssima. Limpa, organizada e rica. O fato de ser um paraíso fiscal, a transformou num tipo de ilha da fantasia. Pessoas chiquérrimas, com carros caríssimos, gastando milhões no Cassino! Coisa de filme. Com a estrada sinuosa, torna-se coisa de filme de James Bond. Mas vale muito a pena a visita. Fomos ao Cassino por fora (menores de 18 anos não entram). Vista linda! Sentamos no Café de Paris, tomamos uma cerveja, água para os pequenos e sorvete. Não fomos no oceanógrafo que dizem que é muito bacana. Não tínhamos tempo...fica para a próxima. Só passamos pela praia. Estava bem cheia, mas no mesmo esquema de Nice. 









As crianças ficaram um tempão paradas na frente das estátuas de Adão e Eva. Chegaram a seguinte conclusão: - Ele tem pinto e ela, perereca! Definitivamente, preciso levar mais essas crianças a museus!


Vamos para Menton?


MENTON

A Lulugolms (minha amiga que foi a Viareggio, lembram?) havia me falado dessa cidadezinha. Ela e o Ross foram pra lá para comer num dos melhores restaurantes do mundo que eu, infelizmente, não recordo o nome. É a cidade mais perto da Itália e a última da Riviera Francesa. Tem uma orla bem gracinha. Um calçadão não muito largo, mas cheio de mesinhas de bares e restaurantes, coisa que sentimos falta em Nice.

Como chegamos lá por volta das 15h, a maioria dos bares já estavam fechados. Sim, eles fecham até no verão. Uma brasileira que encontramos nos disse que só o Paparazzi ficava aberto. Fomos direto para lá. Enquanto pedíamos o almoço, as crianças foram brincar na praia que é igualzinha a Nice. Pedrinhas, ducha, mar limpo e azulzinho.




Outro castelo de pedra!!

Na volta para Nice, resolvemos pegar uma estradinha diferente e fugimos da auto estrada. É um caminho mais estreito, mas com uma vista....de tirar o fôlego!! Super indico o passeio! Dá para ter uma visão bem legal da região.





Era a segunda vez do marido por aquelas bandas. Ele havia ido lá há 20 anos com outra companhia (leia-se: ex-namorada!). Perguntei qual vez ele gostou mais e o bonitinho respondeu: - Claro que dessa vez! Dessa vez foi inesquecível! 

Mandou bem na resposta, marido!


6 comentários:

  1. hahahaha, marido espeeeerto!

    Que legal ver seu passeio em Nice, eu tinha muita curiosidade em saber como era e foi legal ver todas essas informaçoes bem aqui!

    Menina, que coisa essa do trenzinho!! Essa sèrie "Coisas que sò acontecem comigo" jà um livro, nè nao? hehehehehe

    Achei super fofo as crianças olhando curiosas para a estàtua! Na foto parece que eles estao super intrigados... e depois voce conta a conclusao hahahahaha

    Eu nao conseguiria estar numa praia de pedra! Quer dizer que a famosa Nice è feita de pedra?? Ah, nao rola nao. Eu gosto do gosto de sal na boca (que sò senti em Salvador), do grude depois do banho de mar, e , claro, da areia que gruda em todo lugar! Henry fala que sou farofeira... e acho que è verdade! huahuahua

    Beijos miga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisa!! Estou começando a pensar seriamente no livro! kkkkkk O pior é que se acontece comigo e a família está junto, acontece com eles também! kkkkkkk Desastre!
      Sabe que não achei as pedras tão ruins?! Não são confortáveis e nem bonitas como a areia, mas tem suas vantagens!!! Não vejo a hora de sua filhota chegar e marcarmos um encontro dos bambini!! Vamos? Topa? bj

      Excluir
  2. Oi Sheila! Não sei se vc lembra de mim, mas estudamos juntas no Alvorada na quinta serie, acredita!!! Encontrei vc através do blog da Fafa, Maria Fernanda, que tb estudou conosco. E encontrei a Fafa totalmente sem querer, o que e ainda mais incrível! Adorei o seu blog, muito divertido, já li todos os posts. Adoro viajar com a minha filha de 8 anos, mês passado fomos a Paris e ela amou! Talvez ano que vem vamos nos mudar pro Chile, vai ser uma experiência e tanto! Hoje moramos no Rio, mas ainda temos apartamento em Brasília. Espero que possamos manter contato!
    Ah! Sabe do que eu lembrei: de uma festa do ridículo na sua casa, acho que foi aniversario... Será que minha memória e meio exagerada ou vc tb se lembra?!?
    Beijos,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula! Claro que me lembro de vc! Que legal te ver por aqui!! Eu e Fafá mantivemos contato todo esse tempo e com a Luciana também. Lembra dela? Somos muito amigas até hj! Aliás, a Lu vem me visitar no próximo mês!! Vc vai para o Chile? Tem um blog que chama Chile para Crianças, da Cintia. Ela morou lá durante um ano com o marido e a filhinha de 5 anos. Tá no meu blog roll. Dá uma olhadinha! Manda notícias! Não vamos perder contato, não!!! bjs

      Excluir
  3. Fui a Nice e a Mônaco, lindas...Mônaco tem aquela magia dos contos de fadas, fomos tbm a Catedral aonde Grace Kelly esta enterrada. Os portugas viajam tanto, que a primeira vez que fomos foi com eles, NINGUEM saltou, só nós os 4 brazucas, depois voltamos outra vez, e poderia ir sempre...passar pelo túnel que Ayrton Senna passou um dia, pra mim vale qualquer coisa...seus filhos estão peando uma cultura que apesar de pequenos NUNCA mais vão esquecer e isto para a formação deles é excelente...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, tia Nena! Essa experiência eles vão levar para a vida toda!! bjs

      Excluir