16 de julho de 2012

Alba

Fomos conhecer Alba, uma cidadezinha  de 30.000 habitantes, na região de Piemonte, cheia de atrativos e que fica a míseros 150 km de Milão. 

Trata-se de uma cidade medieval fundada nos tempos da Roma Antiga e que era conhecida como A Cidade das 100 Torres. Era assim: as famílias construíam suas casas com torres bem altas e, quanto mais alta a torre, mais rica era a família. Hoje, existem apenas umas 6 delas. Bem interessantes. 

  
Pra mim, Alba é a cidade dos tijolinhos vermelhos! Gente, quanto prédio feito de tijolinho vermelho! Lá, se alguém der como referência " moro num prédio de tijolinhos vermelhos" é como chover no molhado. Sem efeito algum! 


Além de torres e tijolos vermelhos, Alba é a terra da trufa branca. Um tipo de cogumelo que dá a alguns centímetros abaixo do solo, ou seja, difícil de ser encontrado. Só cachorrinhos muito bem treinados e inspirados é que as encontram. A trufa branca só existe nessa região e é considerado o "ouro" da culinária em razão do sabor e aroma maravilhosos. 

Alba também é a cidade onde fica fábrica da Ferrero onde se produzem diversos chocolates, tic tac e kinder ovo. A cidade fica no centro do Langhe (uma planície na região de Cuneo) e, por isso, é uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos da Itália. Perto dela estão cidades que cedem seus nomes a alguns rótulos conhecidos como Barolo e Barbaresco. Alguns vinhos de Alba como Dolcetto D'Alba e Barbera são maravilhosos e fazem brilhar os olhinhos dos que apreciam um bom vinho!

Chegamos lá com a intenção de fazermos 2 coisas: visitar a fábrica da Ferrero e ir até Barolo conhecer as vinícolas. Quando conversamos com a recepcionista do hotel, ela nos disse que a Ferrero não está mais aberta ao público e Barolo, sede de um festival de música no final de semana, iria receber Bob Dylan e, por isso, a entrada na cidade estava proibida. Que ótimo! E agora, José? 

Ainda bem que a vida nos preparou para esses momentos e resistência à frustração e resiliência não nos falta! Mudamos os planos rapidamente. Fomos passear pelo centro histórico de Alba e depois fomos a Grinzane, cidadezinha minúscula, a 8 km de Alba, que tem um castello onde fica o Museo do Vinho e a Enoteca. 

Vamos começar por Alba. O centrinho é uma graça. Pena que estava tendo uma feira gigantesca o que atrapalhou um pouco a visão das ruazinhas...mas, como essa pessoa que vos fala é amante das compritchas desnecessárias, foi um passeio maravilhoso.



  
Andamos, andamos até chegarmos ao Duomo. Por que Italia é Italia, e cidade sem Duomo, não é italiana! Simples assim.





Almoçamos na Piazza Italia, um local cheio de restaurantes. Comi um talharim ao molho de trufas negras que estava maravilhoso. Marido foi de carne com grana padano e tartufo. Dudinha adorou um filézinho com fritas e Dudu quis um cheeseburguer....a quem esse menino puxou?! rsrsrsrs

Depois do almoço, fomos para o Castello Grinzane. A cidade é menor que Alba, mas cheia de prédios de tijolinhos vermelhos também. O Castelo vale a visita. O Museu do Vinho é muito bem feito. Paga-se 5 euros pelo ingresso com direito ao audio guia. Dentro do Castelo ainda existem uma lanchonete e um restaurante que tem excelentes avaliações no tripadvisor. Tem um menu degustação e dizem que a vista é linda. Não ficamos, pois se trata de um lugar mais reservado, mais "romântico" e com meus dois filhotinhos saltitando entre as mesas....

As crianças adoraram o audio guia como sempre, mas reclamaram das escadas. Os degraus são pequenos e bem altos! Aprendemos sobre a região, a produção de vinho, sobre as trufas, sobre Cavour (um carinha que comandou a produção de vinho por lá!) e, no final, saímos na Enoteca. Igual brinquedo da Disney, sabe?! Sempre tem uma lojinha no final....








Ao sairmos de Grinzane, vimos que estavam preparando uma festa na cidade. Montaram uma estrutura com mesas beeeem compridas, bancos e uma placa: Antipasto + Paella + Dolce + Vino = 20 euro. Fomos para o hotel, tomamos banho, trocamos de roupa e voltamos a Grinzane para a tal Paella. Desistimos. Só tinham senhorinhos e senhorinhas sentados e pareciam que todos faziam parte de uma única família. Ao lado, 4 pessoas mexiam uma panela gigantesca de paella. Tiramos uma fotinho do lugar e voltamos para Alba. Não queríamos atrapalhar o jantar da grande família!


Jantamos num restaurante que eu super indico: Enoclub, na Piazza Italia. Massa caseira maravilhosa, ao ar livre, espaço para as crianças correrem, vinho delícia! Além disso, curtir um fim de tarde, às 21:30, não tem preço!


No outro dia, mesmo sabendo do show do Bob, resovemos tentar entrar em Barolo. Impossível. Tinha um carro de polícia que nos fazia retornar. Para entrar, só com o ônibus da prefeitura ou a pé e tinha que pagar. Entrar em Woodstock com 2 crianças? Tô fora. Ficamos na portinha mesmo. Aliás, na entradinha da cidade tem uma loja de vinhos da barolo, chama-se Damilano. Pode-se fazer degustação e o atendimento é muito bom. Foi o que conhecemos da cidade!




Seguimos para Neive, uma cidade medieval, toda murada, pequenina e linda!






Aí, já era hora de voltar pra casa. Final de semana acaba rápido, né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário