17 de julho de 2012

Festa ou parto?


Gente, estou encarando um dos maiores desafios vividos em Milão até agora! Sabe o que? Fazer a festinha de aniversários dos meus filhos. Como é difícil....

As crianças se recusaram a antecipar ou adiar o aniversário. Resolveram que iriam comemorar na data certa, 26 de julho. Expliquei para eles que o pessoal viaja muito por aqui nesse período e que só alguns amiguinhos apareceriam, mas não teve jeito, estavam decididos.

Com a data definida, partimos para a escolha do local. Eles escolheram um parquinho de diversões em que é possível "alugar" um espaço para aniversários. São duas tendas com 8 mesinhas e 20 cadeiras. Aí, funciona assim: você pode decorar (se quiser), trazer comida (se quiser) e bebidas (se quiser). Eles oferecem esse espaço, duas faixas escritas buon compleanno e, tchan tchan tchan, 12 balões!! Isso mesmo que você acabou de ler, caro leitor: DOZE balões! Ou SEIS balões por aniversariante, se você preferir!

Quem me conhece a mais tempo sabe o quanto levo a sério esse negócio de aniversário. Pra mim, festa só é festa com decoração, muita comida, muita bebida, convite impresso, centrinho de mesa, mesa de guloseimas, lembrancinha e diversão. Sei que exagero às vezes, mas eu gosto mesmo desse negócio! Para terem uma ideia, no aniversário de um aninho das crianças, resolvi que o tema seria fazendinha, pois servia para os 2 e eles adoram bichinhos. Sabe o que foi o enfeite de mesa (coisa que italiano nunca ouviu falar!)? Potinhos de doces da fazenda com rótulos com as fotos dos meus pequenos. Peguei potinhos de papinhas, lavei, fervi, fiz os doces (alguns, comprei prontos), coloquei nos potes, cortei tecidos xadrez e colei nas tampas, pus os rótulos, fitinhas, comprei carrocinhas de madeira e coloquei 4 potinhos em cada carrocinha! Foram dias de trabalho, mas ficou lindinho demais. Agora, imagina minha cara quando a moça do parque/casa de festas me disse que eu tinha direito a 12 balões! Só consegui pensar: ferrou! Vou ter que correr atrás de tudo! E quando eu pensei correr, não pensei que fosse tanto. Faz 2 dias que corro, literalmente, atrás de coisas para o aniversário! E sabe porque? Por que isso não existe por aqui. Cada loja vende uma coisinha de nada. Uma tem o copo da Barbie, mas não do Homem Aranha. Outra tem a tolha do Homem Aranha, mas não a da Barbie. Outra tem carrinhos do Homem Aranha para a lembrancinha, mas nada de Barbie. Uma tem garfinhos rosa, mas não azuis. Onde tem uma coisa, não tem a outra e assim vai. É interminável.

Em Brasília, tenho contato de quase tudo pra festa. Quer uma carrocinha que faça tapiocas de camarão com ervas da Tailândia? Toma aí o telefone! Quer contratar uma nave espacial que ejete crianças no espaço? Toma aí o telefone! Quer fazer convites com pedrinhas de ouro do oriente médio? Toma aí o telefone!

Aqui?? Não tem nada. Só pratinhos, copinhos e talheres. Só! É um mar de pratinhos, copinhos e talheres que não combinam entre si. E cada um numa loja diferente!

Depois de muita pesquisa e ajuda de uma amiga, encontrei um cara que faz decoração com balões. Pesquisei na internet, olhei o horário de funcionamento e parti com Duda para lá. O horário de funcionamento era: segunda-feira das 15 às 19. Cheguei às 16:50. Adivinha? Fechada. Toquei campainha, liguei no telefone que estava na porta, nada....até que vi um bilhete colado na parede: "Saí. Se quiser falar comigo ligue no número tal ou deixe sua mensagem na caixa de correio ao lado". Liguei. Nada. Escrevi uma mensagem, coloquei na caixa do correio e fui embora. Quando entrei no carro, meu telefone tocou. Era o cara dos balões. Estava fora e só voltaria às 18! Pediu para que eu voltasse mais tarde...Aqui, normalmente, só tem um atendente nas lojas. Se a criatura adoece, se machuca, tem dor de barriga ou qualquer outra coisa, a loja tem que fechar...quem vai substituir? Deus? Até que seria uma boa! Bom, voltei às 18, encomendei 4 guirlandas (rezo para que ele tenha entendido e faça direitinho!). Na hora de dizer para quando queria os balões, ele disse: "dia 26?! Acho que não é um bom dia!". Como assim?! É o dia da festa, meu amigo! É numa quinta-feira! Não é feriado! Pedi para às 15:30, horário de funcionamento "normal" do estabelecimento! Como assim?! Depois de muito convencimento, ele ligou para um primo ou amigo e disse que essa pessoa me receberá para entregar as guirlandas. Será?! Tô, literalmente, pagando pra ver!

Bom, até agora, temos uma festinha para 12 crianças e mais 16 adultos. Não tenho comida definida. Comprei a bebida. Tenho pratinhos de diversas cores. Tenho 15 lembrancinhas. 15 pirulitos coloridos. 1 toalha da Barbie. 1 do Homem Aranha. Copinhos para colocar os brigadeiros. Meu pai comprou no Brasil e colocou no correio as sacolinhas para as lembrancinhas, pois aqui não existe (fui a 6 papelarias!). Tenho encomendads 4 guirlandas de balões. Tenho um contrato com o tal parque, escrito num guardanapo verde, por uma tal de Valentina que me GARANTIU que eu não precisava de um recibo e não precisava assinar nada....será que isso vai dar certo?!

Ai, meus sais!!

4 comentários:

  1. Caramba acho que você nunca fez uma festa tão trabalhosa. Kkkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei o relato,
    Vai dar tudo certo e ficar muito lindo. Essa será a festa que as crianças querem. Brincar e se divertir.

    ResponderExcluir
  3. 12 baloes: huahuahuahua!!

    Se eles vissem como sao as festas brasileiras ficariam com vergonha!!!!

    Mas aqui è assim mesmo, nao tem nada, tem que fazer tudo, do cachepot às sacolinhas!

    Mas desanima nao! Vai dar tudo certo! ;)

    ResponderExcluir
  4. Bem, pelo visto os italianos não vão quase à falência todo ano na festa de aniversário dos filhos, como nós...
    Vai dar tudo certo! Queremos fotinhos depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir