7 de agosto de 2011

A viagem

A TAP faz voos direto de Lisboa para várias cidades no Brasil, inclusive Brasília e, por este motivo e uns eurozinhos a menos, a escolhemos para nos levar e trazer de volta nas férias...Bom, não posso dizer que NUNCA mais vou de TAP, pois sou contra radicalismos, mas se eu puder evitar...ah! Eu vou evitar!!

Vamos começar pela véspera do meu embarque quando liguei para confirmar a existência do voo e confirmar os assentos. Uma atendente, bem mal humorada, me informou que o voo estava confirmado, os assentos também, que não sabia se haveria tv individual (item de 1a. necessidade quando se viaja sozinha com duas criancinhas!!)  e que, cada passageiro, teria direito a embarcar com 2 malas de 23 kg cada. Aí, começou o drama!! Argumentei com ela que, na ida para o Brasil, levamos malas de 32 kg. A atendente disse que eu que desconhecia as regras, pois o trecho Europa/Brasil/Europa, diferentemente do Brasil/Europa/Brasil que se pode levar malas de 32 kg, o limite são 23 kg. Eu, uma pessoa adiantada, planejada, organizada, modesta e capricorniana, já estava com 3 dos meus 4 volumes prontos!! Tive que achar uma mala média (gentilmente doada por minha mãe!), e colocar a família toda para ajudar. Tiramos roupa de uma, passamos sapatos da outra, pesamos, tiramos mais coisa, pesamos, até que conseguimos 6 volumes de 23 kg!!

No dia da viagem, liguei cedinho para a TAP para saber se teria tv individual e me disseram que sim! Foi a melhor notícia que recebi aquele dia! O voo da TAP sai às 17:05 de Brasília e são 9 horas até Lisboa. Meus filhos costumam dormir entre 22/22:30...Imagina entreter 2 crianças durante este tempo num espaço limitado como um avião?! Mas com a tvzinha, tudo resolvido! Além disso, levei games, desenhos, muito lápis de cor etc...

Fiz o check in pela internet e cheguei ao aeroporto com 2 horas de antecedência. Fui despachar as malas e falei com a atendente o sufoco que foi refazer as malas por causa da regra Europa/Brasil/Europa. A criatura olhou pra mim e disse: É, o pessoal do telefone informa isso, mas na verdade, são 2 de 32 kg! Pensem numa pessoa furiosa..nada do que fiz no dia anterior, além do stress, era necessário!

Perguntei a ela como seria a conexão em Portugal, pois eu só teria 1:40 para sair do avião 1, passar na imigração e embarcar no avião 2. Ela disse que seria complicado e que o pessoal da TAP Portugal não era muito de ajudar...Amor de resposta!

Bom, vida que segue. Embarcamos depois de choros, abraços e 20 minutos na Polícia Federal, pois viajar sozinha com dois menores é uma grande aventura! Papel daqui, autorização dali, entramos! Quando nos sentamos, as crianças vibravam: tem tv!! Qual filme será que vai passar?! Será que tem jogos?! Eu eu ali, tranquila!

O avião começou a andar e duas das nossas 3 tvs não davam sinal de vida! Chamei a aeromoça que disse que iria verificar...20 minutos depois, todos os passageiros, com suas tvzinhas funcionando, chamei novamente uma aeromoça que disse que iria verificar...meia hora depois, nada! Chamei novamente e veio um comissário, expliquei e ele, claro, disse que iria verificar. O mais impressionante é que ninguém voltava com uma resposta. Na quarta vez que chamei alguém, a aeromoça, doce como fel, me ouviu, foi na casinha dos aeromoços e me trouxe um papel para eu fazer uma reclamação por escrito!!! Não acreditei! Reclamação por escrito?! Pra quem?! Deus?! Bom, eu assisti Rio na tv da Dudinha e dividimos o fone. A minha cadeira tinha audio mas não tinha imagem, emprestei o meu fone para o Dudu e o senhor que estava ao lado dele, gentilmente, colocou no Rio para que meu pequeno pudesse assistir!

As crianças dormiram às 23:30 e claro, os dois em cima de mim...eu não me mexia! Como o avião é pequeno...o senhor gentil novamente me salvou, pegou as pernas do Dudu e colocou no colo dele. Duda dormiu com as perninhas para o corredor e teve o pezinho esmagado por uma aeromoça apressada em servir um "café da manhã" a uma da manhã!!

Às 02:20, pousamos em Lisboa, acordei os pequenos e fomos para a imigração. Era tanta gente, mas tanta gente...Perguntei a um funcionário do aeroporto se havia uma fila preferencial já que meu próximo voo sairia em 1: 15 e eu estava com duas crianças. Ele só respondeu: Não, a senhora pode ficar nesta fila mesmo. E ficamos, e ficamos, e o tempo passou...e eu vi esse funcionário passando a cada 5 minutos e eu sempre falava com ele: meu voo já vai sair...e ele insistindo que eu devia esperar. Até que faltavam apenas 40 minutos e eu, literalmente, agarrei o funcionário pelo braço e disse com muita raiva: eu vou perder meu voo e a culpa será sua! Deu certo: fui encaminhada para a fila de prioridades e, em 5 minutos, estávamos passando no raio x (de novo!). Agora, um desafio. Desafio vocês a correrem num aeroporto gigante com duas malas de mão e duas crianças que só haviam dormido por 3 horas....mas, chegamos no embarque e ainda faltavam 7 minutos para decolar o avião!!

No voo para Milão, até que os comissários eram mais antenciosos. Um até trouxe uma revistinha de colorir para a Duda, mas ela dormiu.... Marcello estava jogando e eu dormi por uma hora!! Uhu!! Foi o que eu dormi na noite toda! Pousamos, desembarcamos, anadamos muito dentro do aeroporto e fomos pegar nossos 6 volumes de 23 kg. Imagina a cena, eu, 2 crianças, 6 malas e, no meio do processo, o 2 me olham e dizem: Queremos fazer xixi!!

Bom, o importante foi que conseguimos! Chegamos em casa e estávamos com saudade de tudo! Tiramos uma soneca de tarde e eu pensei que ficaríamos até tarde acordados, mas às 23:00 já estávamos dormindo e ficamos assim até o meio dia!! Agora, estamos todos com a cara amassada e o maridão tá na cozinha fazendo um carreteiro!! Aqui em casa, o serviço de bordo é bem melhor!! 

3 comentários:

  1. Nossa, que "aventura"! Como você sabe, faço sempre TUDO sozinha com a Amanda (conheço bem essa história de xixi nas horas mais impossíveis) e por isso imagino o que foi essa saga com duas crianças. Ufa!
    Mas que bom que você já está na sua casinha, com seu maridinho e suas coisinhas. =)
    Adorei te ver!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Voce devia reenviar esse seu relato para a TAP-Ouvidoria. Pode até não dar em nada mas pelo menos voce vai "cansar" uns funcionários para ler.
    Isso se voce reiterar e reiterar, pois parece que eles por serem "Europeus" e nos considerarem 3º mundo acham que devemos viajar como gado sem um mínimo de conforto, ou estão recebendo um salário tão pequeno que descontam nos passageiros, só que esquecem que seus salários são o somatório do que todos os nós pagamos.

    ResponderExcluir
  3. Sheylinha, lembrei da minha passagem por Portugal, indo para a Suiça, de TAP é claro. Quase virei o Tom hanks e passei a morar no aeroporto, pois não me deixavam passar pela imigração para fazer meu check in para Suiça, que deveria ter sido feito no Brasil , mas não o foi, pois o vôo apesar de ter sido comprado na TAP era de outra companhia aérea. A coisa lá só funciona nos gritos...Bem português. né???

    ResponderExcluir