16 de agosto de 2011

Ferragosto é o dia em que tudo fecha!

O termo "Ferragosto" deriva do latim FERIAE AUGUSTI, dias festivos criados pelo Imperador Augusto que aconteciam no mês de agosto, quando eram suspensas todas as atividades lavorativas e o costume daquela época era dar alegria e presentear uns aos outros.
 
Ferragosto, não era uma festa limitada ao dia 15 de agosto, mas durava todo o mês, a partir do momento em que o primeiro imperador romano instituiu as FERIAE AUGUSTI, isto é, as festas em homenagem a Augusto.
 
Esta festa acontece no momento das férias que eram celebradas na Roma antiga: no dia primeiro de agosto eram feitas as colheitas, em homenagem ao Deus Conso ( do latim "Concedere") , protetor da agricultura. No dia 13 de agosto acontecia uma outra festa religiosa importante para os romanos: a festa da Deusa Diana, a Deusa da vida dos bosques, das fases lunares e da maternidade.
 
Todos podiam participar da festa, patrões e empregados, sem distinção de classe social. Nessa ocasião, os trabalhadores davam "auguri" aos seus patrões e recebiam gorgetas em trocas.
 
A festa do mês de agosto, como outras que aconteciam no mesmo período, na verdade representam o momento em que o verão esta terminando e o final da colheita. Nessas festas, os antigos romanos utilizavam o fogo como fonte de purificação. Por esse motivo, ainda hoje, na vigilia de Ferragosto as pessoas acendem fogueiras nas praia para combaterem as forças do mal e retardar a chegada da nova estação. Nessa cerimônia, a água tem um papel muito importante também, pois é muito comum o banho da meia noite no mar, da mesma forma que fazemos no Brasil na noite do dia 31 de dezembro.
 
No mesmo período, aconteciam diversas outras festas em homenagem a outras divindades que eram sempre ligadas a prosperidade e fertilidade da natureza e da mulher. Atualmente, no dia 15 de agosto, é celebrada a festa de Ascenção da Virgem Maria, a "festa della Madonna" que foi estabelecida pelo Papa Nicolò I eleito no ano de 858 e morto em 867.
 
Este texto foi extraído do site http://www.notíciasdabota.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário