28 de agosto de 2011

Creta - Parte I



Desde maio resolvemos que iríamos aproveitar agosto (um mês muito quente em Milão) para viajar para a praia. Avaliamos vários roteiros e optamos por Creta. É uma ilha grega pouco conhecida pelos brasileiros, pois ela sai do roteiro tradicional: Atenas, Mykonos, Santorini, Rhodes. Creta é a maior das ilhas gregas e fica localizada ao sul da Grécia, no mediterrâneo. Tem um litoral muito recortado e o interior é repleto de montanhas marrons. Achei a vegetação parecida com a de Brasília no período da seca. Tudo meio marrom...mas o mar...ah! É azul! Muito azul!

Saímos de Milão num voo cruel às 05:10 da manhã, ou seja, acordamos antes das 2. Achei que pelo menos o aeroporto fosse estar tranquilo....doce ilusão...uma muvuca de dar dó....da gente mesmo!!


Mas, às 05:15 decolamos para Heraklion, uma das principais cidades de Creta. Foram mais de duas horas de voo e quando desembarcamos, já dava para sentir que a comunicação seria interessante. Olha o nome do aeroporto!



Pegamos um ônibus que levou mais de 1 hora para nos deixar no hotel, na praia de Georgeoupoli. Outra surpresa foi que não tinham quartos disponíveis e tivemos que esperar um tempão, mas estávamos na Grécia e nada iria abalar nosso ânimo! Fomos para o bar da praia tomar uma cerveja gelada (crianças foram de água) enquanto esperávamos.

 Dudinha arrasada em sua chegada ao hotel

O idioma

O negócio é o seguinte, quando o alfabeto é o mesmo, pode até ser difícil se comunicar, mas é possível. Mas quando o alfabeto muda, o bicho pega! Olha o rótulo da água. Entendeu? Se fosse veneno, você iria beber do mesmo jeito né?


Conseguimos aprender 4 palavras em 7 dias.

καλημέρα = Kalimera = Bom dia
καλημέρα = kalistera = Boa noite
ευχαριστίες = Efharisto = Obrigada
παρακαλώ = Parakaló = De nada

Mas a população da ilha está muito preparada para receber turistas e, praticamente, todo mundo fala inglês. Até o pessoal que vende sonho (o doce!) na praia. As placas da ilha estão todas escritas em grego e 20 metros depois tem outra placa igual escrita em grego, mas com a tradução para o inglês logo abaixo o que possibilita o deslocamento dos turistas com muita facilidade.


O hotel




O hotel é bem bacaninha, cheio de alemães, russos e italianos. Vários funcionários nos disseram que fomos os primeiros brasileiros a aparecerem por lá. Não é muito grande, mas tudo muito limpo e o atendimento é nota 10.

Procuramos um hotel que tivesse atrações para crianças e esse oferecia mini club e entretenimento. Além das atividades diurnas na praia, piscina e mini club, à noite tinham vários shows. Assistimos show de música grega, de dança grega, de humor grego (tô brincando...os shows foram ótimos!).

A praia do hotel oferece aos hóspedes caminhas, guarda sol, ducha de água doce, vestiários etc...



Dá uma olhada no visual.



A praia de Georgeoupoli é uma das maiores da ilha com 9 km de extensão, mas não dá para correr e essa foi umas das minhas frustrações. Só sei correr de tenis e era impossível...fui para o asfalto mesmo. Aí, o calor era de matar. A minnha sensação era de que a gravidade atuava mais em Creta, mas o marido, sabiamente, me lembrou que estávamos no nível do mar. Foram as corridas mais desesperadoras da minha vida.


A comida

Eu, particularmente, adorei a comida grega. Achei o tempero bem forte e é um pouco mais gordurosa do que estamos acostumados, mas adorei. A comida do hotel era excelente e as crianças também aprovaram. Lá se come muita carne de porco e cordeiro. E, no buffet, sempre tinha arroz branco e massas.

Só as sobremesas que não me apeteceram...provei de tudo e achei tudo muito...sei lá, sem gosto. Acho que é um problema meu de dependência de leite condensado. Sinto falta disso por aqui...Teve um dia que fui me servir e dei uma espiadinha no buffet de sobremesas e vi uma tacinha cheia de um creme cor de chocolate com granulado por cima. Meu cérebro leu aquilo como algo parecido com brigadeiro ou creme de chocolate, sei lá. Passei o jantar todo pensando na taça que eu iria devorar.

Acabei o jantar e fui pegar meu doce dos deuses. Gente, quando pus aquilo na boca...argh!!! Tinha gosto de fel misturado com gelatina e maisena e....., eu acho.

Olha carinha da taça.


Dá para enganar, não dá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário