8 de junho de 2011

Solo per i bambini

Acabei de voltar de um aniversário de um colega de classe das crianças...Sabe aquelas coisas que você só faz porque é mãe?! Acabei de fazer uma delas!

A festa era depois da escola, só que lá no centro. Quem conhece Milão sabe que a média de velocidade da cidade é 15 km/h, num dia bom. São milhares de semáforos no caminho e a engenharia de trânsito é inexistente: você está parad@ num sinal, ele abre, você anda e, 100 metros depois, você pára em outro sinal que acabou de ficar vermelho!! Não entendo...

Bom, como o trânsito é meio cruel, resolvi que iria de metrô com as crianças. A odisséia foi assim: paramos o carro numa garagem de uma estação do metrô, compramos as passagens e esperamos o trem, entramos e 3 paradas depois, o trem parou. Isso mesmo: PAROU! E avisaram que iria demorar e que devíamos todos descer. Imaginem todas as pessoas dentro de uma linha de metrô em Milão saindo das estações e procurando por táxis. Imaginou? Não sobraram táxis na sua imaginação, né?! Pois, na vida real também não...

Taxi aqui é coisa séria. Lembra aquelas cenas de filmes que o taxi passa, você chama e eles páram? Aqui não é assim, existem estacionamentos de taxis e eles não páram em outro lugar, só para deixar os passageiros...Como sou educada, capricorniana e sigo regras fui para um ponto de taxi, mas não havia nenhum...aí liguei para uma companhia de taxi que informou uma espera de 15 minutos. A fila estava imensa. Quando meu taxi chegou, haviam apenas 2 senhores na minha frente. O taxista falou meu nome e eu fui entrar quando um italiano chegou gritando: Bla, Bla, Bla, Are, Ere, Ire! Comecei a gritar (acho que fui italiana na encarnação passada!): IO HO CHIAMATO! CHIAMATO! E o italiano: Are, Ere, Ire...Eü: CHIAMATO! CHIAMATO! Eu gritava tanto que atingi um nível de comunicação que só os golfinhos entendem!

Depois do taxista ter explicado a situação, eu entrei no carro com as crianças e seguimos, a 15 km/h, até a tal festa. É claro que as crianças dormiram no caminho. Além disso, a mãe do aniversariante me ligou 2 vezes perguntando se eu estava chegando, pois queriam cantar os parabéns e só nós não havíamos chegado...definitivamente, ninguém merece! Só dizia pra ela: arrivo subito! arrivo subito!

Chegamos atrasados e as crianças quase dormiram durante a aula sobre dinossauros em italiano (era num laboratório de paleontologia!). Eram 2 professores explicando muitas coisas sobre dinossauros. Eu não entendi 80% do que eles falaram. Duda e Marcello devem ter entendido um pouco mais, mas era um bocejando e o outro me pedindo para ir embora, pois estava "muito chato"! Eu só disse: agora nós vamos ficar! Mãe malvada que eu sou, né?!

Só para você ter uma ideia, Duda é uma criança extremamente interessada em aprender coisas novas. Ela se empenha muito! Faz questão de participar, mas a aula era tão longa e complexa que ela fez diversas coisas em meia hora: arrumou o rabo de cavalo umas 10 vezes, contou quantos dedos tinha nas mãos umas 15 vezes, tampou e abriu os ouvidos com as mãos umas 20 vezes, bocejou umas 30, fez dancinha com os pés umas 50 vezes...um exemplo de concentração!

Depois de 30 minutos de aula, eles foram para a parte prática que durou, exatamente, 10 minutos! Pelo menos, dessa parte eles gostaram...colaram osso no dino e depois fizeram uma escavação.




Por sinal, a parte da escavação foi ótima. Um dos professores ensina como vai funcionar e o outro fica de olho para ver se as crianças vão fazer certo (acho que é essa a função dele!). Uma das regras era não colocar a mãozinha na areia até a "brincadeira" começar. Olhe bem para a foto acima, você consegue ver uma mão na areia? Não?! Vou colocar mais de perto.



Não conseguiu ver? Mais de perto...


Aí está o Marcello, literalmente, com a mão na massa! Esta "desobediência" valeu 3 advertências ao moleque! Tinham 20 crianças e o professor só sabia o nome de 2: do aniversariante e do Marcello! Ele falou 3 vezes: Marcello, basta!

Esse aniversário, definitivamente, não foi como mastercard:
Horas para se chegar na festa: 2
Horas ouvindo aula: 0,5
Horas se divertindo: 0,1

Aniversário educativo, a gente vê por aqui!

2 comentários:

  1. Adoravel! E eu que pensei que mae chata fosse so eu...estou saindo para uma festa, mas nao è educativa, è um parquinho de diversoes sem animador. Cheio de maes e filhos chatos. Porque os pais sao chatos.
    Nao sei...
    e sabe o que è pior de tudo??? NAO TEM BRIGADEIRO! A Sheyla nao contou do menu servido nestas festas...e eu nao vou contar, ela conta melhor do que eu.

    ResponderExcluir
  2. Pensei que esses pensamentos e estas emocoes fossem minha exclusividade. Ah, a Sheyla nao contou do menu da festa!! Gente!!NAO tem brigadeiro!!!

    ResponderExcluir