11 de junho de 2011

Não, não tem brigadeiro!

A Denise mandou um comentário sobre a ausência de brigadeiros nas festas de crianças na Itália. Realmente, não tem brigadeiro, e só esse detalhe já torna a festa completamente diferente das festas brasileiras. Mas, na verdade, é quase TUDO diferente!

As festas não tem temas, não tem decoração, não tem muita comida e nem bebida, são super rápidas (1h30 a 2h), não tem lembrancinha, nem balões. Já fui a umas dez festinhas e o padrão foi sempre o mesmo. Só foi diferente quando fui a festas de brasileiros (e me acabei no brigadeiro!!) e uma que foi num castelo na hora do almoço. Sim, você leu certo: Castelo! Lindo! Chama Castelo de Montechiaro. É da família de um coleguinha da escola das crianças. Eu nunca tinha conhecido alguém que fosse dono de um castelo, mas estou na Itália, então, è cosi!


Vista do Castelo de Montechiaro

Bom, voltando as festas...o cardápio, normalmente, inclui batata chips, cheetos, pipoca e um bolo. Para beber, água, chá e refrigerante. Algumas variações podem ocorrer como o acréscimo de um pão com queijo e presunto ou com nutella. E só! Ah! Mas tem pró-seco na hora do bolo. Não sei ainda o motivo, mas em todas as festas que fui, serviram.

Diferentemente do Brasil em que as festas são para crianças e adultos, na Itália, as festas são exclusivamente para as crianças. Esta história de comemorar sábado e domingo para que todos possam ir é irrelevante para os italianos. Já fui a festas em plena segunda-feira, às 16:00!

Em Milão existem 952 (fiz uma pesquisa de mercado para chegar a este número! rsss) parques com brinquedos infláveis que possuem áreas reservadas para aniversários. A maioria dos aniversários que fui, foram nestes parques. Meus filhos adoram, pois brincam muito, mas sempre chegam em casa e dizem: Mãe, tô com fome! 

Uma coisa que eu adoro nos aniversários da Itália: pontualidade! Se a festa é às 16:00, numa terça-feira, pode ter certeza que às 16:05, 90% dos convidados já chegaram. Em Brasília, onde morávamos, se você marca para às 17:00, às 18:30 tem 15 gatos pingados!! E eu, como boa capricorniana que sou, sempre fui a primeira a chegar nos aniversários em Brasília. Sempre!! Eu ficava enrolando em casa, com as crianças prontas, decidida a me atrasar, mas conseguia a proeza de chegar apenas 10 ou 15 minutos após o horário marcado nos convites!! Então, agora, me sinto em casa!

Outra coisa diferente: o parabéns. Na Itália não se bate palmas enquanto se canta "Tanti Auguri a Te". Bate-se palma após a cantoria! Já dei vários furos e comecei a bater palmas na hora. Eu SEMPRE esqueço! 

Ah! Eles fazem uma coisa que eu acho arriscadíssima quando falamos de aniversariantes de 5, 6 anos de idade: eles abrem os presentes antes dos parabéns! Sim, @ aniversariante vai com os amigos para o "canto dos presentes" e abre um por um e diz se gostou ou não. Já vi uma menininha que devolveu um presente para uma coleguinha, pois ela já tinha um igual...tá bom, eu sei que criança é criança, mas para quem deu o presente é uma sensação ruim saber que a pessoa não gostou ou já possui aquilo, assim na lata!

Fora isso, o resto é igual: um monte de criança barulhenta se divertindo com os amigos!

2 comentários:

  1. Oi Sheyla! Eu tambem estou na Italia (Venezia), e tambem fiquei desanimada com as festas italianas! Legal encontrar outra brasileira na Italia que tem blog!
    Beijao!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisa!
    realmente, as festinhas são desanimadoras...eles têm muito o que aprender com os brasileiros, não é? kkkk
    Vc está em Vveneza? Que legal! Não vejo a hora de aparecer por aí com os pequenos. Já expliquei como é a cidade e eles ficaram muito curiosos!

    Beijos,
    Sheyla

    ResponderExcluir