24 de setembro de 2012

Cinque belle Terre

Como ficar em Milão no final de semana é um sacrilégio, fomos dar uma voltinha. Eu queria muito conhecer Cinque Terre que fica a míseros 220 km de casa! Entrei na internet, peguei várias dicas  de onde ficar, o que fazer etc e partimos! 



Cinque Terre, como o próprio nome diz, são 5 terras, ou seja, 5 cidades beeem pequeninas que  ficam na região da Liguria, num terreno rochoso, coladinho ao mar. Acho que foi um dos lugares mais bonitos que já conheci. Uma beleza natural incrível. A gente se acostuma por aqui a ver coisas belíssimas construídas pelo homem. Ali, a natureza é o ponto alto!

As cinco cidades são: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Cada uma com uma característica e um atrativo diferente. Existem várias formas de conhecê-las: trem, barco ou a pé (dura 5 horas a caminhada. Marido quer voltar para fazer o caminho a pé, mas teremos que deixar as crianças, pois será impossível fazer isso com elas). Escolhemos o trem pela comodidade e rapidez, mas o passseio de barco me pareceu mais bacana. 



Reservamos um hotel em La Spezia (uma cidade portuária, pequena e pertinho Cinque Terre). De lá saem os trens. Para ter uma ideia, Riomaggiore fica a 9 minutos de La Spezia. Tudo muito coladinho. Começamos por Monterosso. Uma micro cidade, com apenas 1.000 habitante. O atrativo da cidade é  a praia. O visual é bem bacana e o mar é um show a parte. Limpo e transparente, mas já estava ficando gelado. É a mudança da estação. Como estava um dia lindo de sol, levei roupa de banho para as crianças e elas se esbaldaram. Aproveitamos e almoçamos por lá, num restaurante pertinho do Il Gigante. Uma estátua encravada nas pedras.






Tem um gigante de pedra atrás das crianças, dá pra ver?

Saímos de Monterosso e fomos (nós e a torcida do flamengo!) para Vernazza. São apenas 4 minutos de trem, mas estava tão cheio, tão cheio que pareceu uma eternidade. Vernazza é uma gracinha. Uma cidade que foi arrasada ano passado por uma tempestade. Eles colocaram várias fotos de como a cidade ficou após o desastre. Algumas ruas ainda estão machucadas, mas achei que a reconstrução foi bem rápida. Chegamos e andamos sem rumo. Chegamos a uma escada, num morro e subimos, subimos, subimos. Lá em cima funcionava o restaurante com uma das vistas mais bonitas que já vi. Como não iríamos comer, fomos literalmente expulsos do local. O garçon dizia: vanno via, vanno via. Descemos e fomos para uma praça onde se pode pegar o barco que faz o passeio pelas 5 cidades. Com a aproximação do barco, o mar fazia ondas altíssimas que estouravam na praça. As crianças brincaram muito de fugir da onda gigante. Não queriam ir embora de Vernazza!









De Vernazza partimos para Corniglia. Logo que chegamos, vimos que a cidade ficava num morro muito alto e que seria difícil chegar lá em cima. Foi aí que marido viu umas pessoas entrando numa van parada em frente à estação de trem. Quando chegamos perto, vimos que as pessoas apresentavam o ticket do trem que dava direito a parar nas 5 cidades. Mostramos o nosso e a motorista disse para subirmos. Ainda bem, pois vimos uma placa que dizia que eram 365 degraus para chegar no centro de Corniglia. Tem que ter muita perna e joelho!

Chegamos e fomos tomar um sorvete! Delícia! A cidade é muito bonitinha, cheia de ruas apertadinhas e muitas, muitas escadas. O que se sobe e o que se desce ali não é brincadeira. Paramos num mirante  para apreciar a vista. Gente, que coisa linda! De lá ainda era possível avistar Manarola, a 4a. cidade.










Depois de Corniglia, tomamos uma decisão muito importante: pulamos Manarola! Sério, já estávamos há 6 horas andando, subindo em trem, descendo de trem, cansados. Resolvemos seguir direto para Riomaggiore. E gente, essa foi a parada mais bonita. Na verdade, a vista vai ficando cada vez mais bonita. Em Riomaggiore existe a Via dell'amore ou Via do amor. É uma estrada feita na pedra (mas a estrutura é bacana!) que liga Riomaggiore a Manarola, são 25 minutos de caminhada. Lindo demais!! No meio do caminho tem um bar e um túnel cheio de coisas escritas nas paredes. Pelo caminho pode-se ver centenas de cadeados que os casais apaixonados deixam por lá. Deve ser pra "amarrar/algemar/prender em nome de Jesus" a pessoa amada! hahaha








Então, a dica para quem quer ir é: faça Monterosso, Vernazza, Corniglia, Riomaggiore, pegue a Via dell'amore, vá a Manarola, pegue o trem e siga para La Spezia. Simples, não?

Chegamos em La Spezia depois de 8 horas de caminhada e quase mortos! Só conseguimos sair para comer alguma coisa e era melhor ter ficado no hotel. Comemos no pior restaurante da Itália! Que comida intragável. Horrível, horrível. Tínhamos recebido a indicação de um restaurante que estava lotado e, ao lado dele, tinha essa trattoria dos infernos. A massa era ruim, o risotto era péssimo, a cotoletta era esquisita. Super não indicado e nem lembro o nome. Então, se você for à La Spezia e achar uma tratoria, por via das dúvidas, não entre! Vá em uma osteria, ristorante, Mc Donalds, Burger King....trattoria, não!!!!

No dia seguinte, fomos a Sarzana, uma cidadezinha medieval bonitinha. Tem uma pracinha com restaurantes, uma murada ainda bem conservada e só. O legal foi a feirinha que estava por lá. Compramos sabonetes, flores e Duda entrou de penetra num casamento! Ô menina curiosa!








Duda, de camiseta vermelha, esperando a noiva!
Seguimos para Portofino, o balneário das celebridades italianas, mas não conseguimos entrar. Carro só entrava depois das 17 horas...para irmos deveria ser ou de barco ou de ônibus. Aí, desistimos. Paramos o carro em Santa Margherita só para almoçar mesmo. Essa cidade é gracinha demais e fica bem ao lado de Portofino. Pode-se pegar um barco ali no centrinho. São apenas 15 minutos até  Portofino.





Olha a cor dessa água!

Até agora fomos barrados em 2 cidades. Barolo por causa do show do Bob Dylan. Em Portofino por causa da cidade que estava lotada. Tô começando a achar que é pessoal....

2 comentários:

  1. Sheyla, adorei, que cidades mais lindas. Aproveite filha e viaje pra todos os lugares que puder. Já que Guto é seu companheiro de jornada, porque sei que ele adora essas viagens também, curta sua vida da forma que voce gosta. E as crianças vão na onda de voces. Imagino o tanto que eles estão ganhando culturalmente...

    ResponderExcluir
  2. hahaha, fiquei procurando o tal gigante mas nao achei! Eu tenho um quebra-cabeças de Porto Fino! Valeu o aviso sobre a trattoria hahahaha vou ficar atenta!
    E sò faltava a Duda pedir arroz pra alguem! hehehehe
    Beijo!

    ResponderExcluir