6 de setembro de 2012

Vai uma Kuna aí? - Parte 1

Tínhamos muitas possibilidades de destinos possíveis nessas férias, mas marido (que já morou na Itália em 1900 e bolinhas...) já conhece quase tudo. E ele queria ir para um lugar inédito. Quero crer que é para ter memórias só comigo nesse lugar (HaHaHa), pois todos os outros lugares ele foi com a, argh!, ex. Tá, eu sei que todos temos um passado e tals, mas ele me deixa muito brava quando eu digo "vamos tirar uma foto aqui?" e o desgramento me responde: "eu já tenho foto aqui!". Gente, é pra jogar no mar, né?! Pronto, agora que vocês já sabem como nossa relação é baseada no romantismo, vamos à Croácia! Destino inédito para a família toda!  

Primeiro gostaria de esclarecer que, antes dessas férias, só havia ouvido falar da Croácia por causa do Dr. Kovac, do seriado Emergency Room. Ele nasceu lá e, depois de perder a esposa e os filhos na guerra da antiga Iugoslávia, se mudou para Chicago para trabalhar no County General Hospital. Tá, vou ser sincera, sei da guerra que resultou na dissolução da Iugoslávia e na criação de vários Países como Eslovênia, Sérvia, Bósnia, Croácia (estrela desse post) etc..., mas o que me fez lembrar mesmo do País, foi o ER. 

Aceitei a proposta do marido, pois qual seria a chance de sair um dia do Brasil para ir à Croácia?! Quase nula, seria a resposta adequada. Então, resolvemos aproveitar que estamos tão pertinho e fomos! E valeu a pena! 

A Croácia já fez parte da Itália e a influência ainda é grande. Nós ficamos em Umag, a cidade mais coladinha na Itália e lá, além do croata, o italiano também é idioma ofical. Pena que eles também absorveram o mau humor italiano....no nosso hotel o pessoal era bem....italiano! O povo era tão mau humorado em Umag que, por incrível que pareça, aprendi mais palavras em grego do que em croata. Aprendemos apenas hvala que significa obrigado. Só. 

O País ainda não faz parte da Comunidade Européia e, por isso, a moeda não é o Euro, é o Kuna. Um euro valem, aproximadamente, 7,4 kunas. Pode-se trocar dinheiro em qualquer lugar. Da padaria à casa de câmbio, mas tem que ficar atento, pois as taxas variam muito. Nos ofereceram de 7,60 a 7,00. Diferença enorme. Achei as coisas baratas por lá, mesmo sendo alta temporada. Para ter uma ideia, comprei uma coca cola de 600 ml por 7 kunas, ou seja, 1 euro.

A Croácia tem forma de ferradura, e faz fronteira com um número considerável de países: Eslovênia, Hungria, Servia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina. O litoral croata, banhado pelo Adriático, é bastante recortado, com várias penínsulas, baías e mais de 1000 ilhas. Tentamos conhecer uma, a de Brijuni, mas não haviam mais barcos disponíveis no dia...

Saímos de Milão às 08:30 da manhã. Rodamos 420 km tranquilamente até chegarmos na Eslovênia. A estrada era pequena e tinha um trânsito intenso. A fila para passar na fronteira era enorme e isso atrasou nossa viagem em quase uma hora. A fronteira da Croácia estava bem mais tranquila e ficava grudada na da Eslovênia. Passou por uma, chegou na outra. Chegamos em Umag às 14:30, mais ou menos. A Marcella, nossa GPS, nos mandou por uma estrada muito esquisita até o hotel. Gente, uma pistinha onde mal cabia um carro, cercada de matos por todos os lados. Jurro que comecei a ficar preocupada com a qualidade do hotel...achei que fôssemos ficar num camping....Nada contra campings, mas eles não tem nada a ver comigo. Outro estilo de vida e de curtir as férias, Só isso. Chegamos numa área só de hotéis e, graças aos céus, nosso hotel tinha uma boa estrutura. Aliás, a única coisa boa dele era a estrutura. Super não recomendo esse hotel!

Você acha que isso vai dar aonde?


A vegetação na estrada era bem marrom, tipo Brasília no período da seca. Alias, essa vegetação predomina em Umag e região próxima. O hotel que tinha fotos na internet com um jardim lindo, mas estava todo marronzinho. Com carinha de triste. Achei um contraste muito grande. De um lado o mar, lindão, bacanão e do outro, muita vegetação marrom.

Logo que chegamos, o tempo não estava muito bom e resolvemos ir conhecer o centro de Umag que ficava a 2,5 km do hotel. Pegamos um trenzinho e fomos conhecer a região. O centrinho é charmoso pra caramba. Várias lojas, restaurantes, sorveterias, brinquedos para as crianças. Passamos a tarde andando. As crianças pularam na cama elástica, tomaram sorvete. Adoramos. resolvemos voltar por causa do cansaço e teríamos ainda o jantar no hotel. Foi a nossa sorte, pois quando pusemos os pés no quarto começou uma tempestade lá fora. Não chovia há 60 dias naquele lugar e foi só nós chegarmos para chover por todos os dias de estiagem. A chuva foi tão forte que derrubou árvores e inundou as estradas. No dia seguinte, o hotel tomou uma atitude drástica e esvaziou as piscinas, pois era impossível limpá-las. Um horror. Quando a chuva deu uma trégua, fomos para o restaurante. Ai, que decepção. Eles não têm influência alguma da culinária italiana...que pena. Como a comida era ruim. Ruim mesmo. Ruim beirando o incomível. A melhor coisa era uma pizza horrível, seca e sem gosto. O pior era que nosso pacote era all inclusive, ou seja, todas as refeições seriam feitas ali, na cozinha amaldiçoada. Acabamos não aguentando e demos uma fugida um dia...

Trenzinho que vai dos hoteís para o centro de Umag

Centro de Umag





Farra em Umag

No segundo dia, por causa da chuva, o mar estava batido pra caramba e a estradinha dos hotéis semi-destruída. Ficamos sem piscina e, quase sem nada para fazer. À tarde, quando o tempo melhorou, marido foi para o mar com as crianças, mas estava muito forte e não dava para ver nada. Eu não entrei, não. Aliás, o mar da Croácia não sentiu meu cheiro! Lá, as praias não são de areia. A do hotel era uma parte de cimento, com uma escada e uma rampa para o povo entrar na água. As ondas batem na parede de cimento. E marido disse que tem muito mato e pedras lá embaixo. Tô muito fora....Achei lindo o mar, mas ele lá e eu cá! Do lado de fora! E só! Marido disse que, nos outros dias, o mar ficou limpinho, limpinho e que era possível enxergar a quase 3 metros de profundidade. Eu super acredito nele. Ele e Duda passavam horas pegando conchas no fundo do mar. Ela numa caminha inflável e ele mergulhando quando ela mandava!

pós  chuva

Foi difícil correr nesse dia






Aquelas luzinhas são do centrinho de Umag

Esse pôr do sol dá vontade de chorar de alegria, né?

No próximo post (esse já está enoooorme e acho que já tem gente dormindo por aí...) vou contar sobre Pola e Fasana. Lugares lindos demais! Não percam as cenas do próximo capítulo!

Um comentário:

  1. Da ultima vez vim com pressa e nao deu tempo de ler o "postao" rssrsrs
    Antes de tudo... parabens ao marido pelo romantismo, nè? Que fofinho... sò que nao. rsrsrsrs Ao menos ele nao coleciona caixinhas... espero! hehehehe

    Nossa Sheyla, eu ameeeeei a estradinha!! Sèrio. Assim, olhando a foto eu fico imaginando que ela vai dar em um enooooooorme campo verde cheio de vaquinhas pastando e ao fundo uma casinha super charmosa..... hehehe

    Gostei muito das fotos da cidade de Umag, parece bem charmosa mesmo. E sò por curiosidade, o que tem pra comer na Croacia??? Salsicha?? Fiquei curiosa!

    Beijos linda, achei muito linda a foto da familia, com todo mundo junto! :)

    ResponderExcluir