3 de setembro de 2012

Maiorca é logo ali

Gente, dei uma sumidinha, mas por um excelente motivo: férias! 

Como marido tinha poucos dias, aproveitamos para passear aqui por perto. E, como ainda é verão, nossos destinos não podiam se outro: mar!! Passamos uma semana em Maiorca - na Espanha -, voltamos a Milão, pegamos o carro e seguimos para Umag, na Croácia, onde ficamos mais 6 dias. 

Minha mãe brinca dizendo que falo de maneira muito simples: "Mãe, vamos sair amanhã da Croácia e, se der, vamos passar por Veneza antes de voltar a Milão...". Gente, mas aqui, ir da Espanha à Croácia é como ir do DF para a Bahia! E, com certeza, mais barato! Tem que aproveitar, né?

Bom, chegamos em Maiorca cedinho, pois nosso voo era às 7 da manhã! Desembarcamos em Palma de Maiorca que me impressionou por ser uma cidade bem grande, com cerca 400.000 habitantes (segundo o motorista do taxi) e todas as facilidades e, provavelmente, dificuldades que uma cidade grande tem. Pegamos um transfer e seguimos para a Playa del Muro. São 45 minutos na auto estrada. Longe pra caramba. Nosso hotel ficava nessa praia, na cidade de Alcudia. Uma graça a região. Tem comércio, restaurantes, bares, parques, estradinha boa para correr ou andar de bicicleta, lagoa. Tudo que possa imaginar. Aliás, tínhamos planos de alugar um carro e fazer um giro pela ilha, mas ficamos em Alcudia mesmo. Marido, sem férias há muito tempo, precisava descansar. As crianças fizeram amiguinhos e só queriam brincar. Aí, fomos ficando por lá, o tempo passou e já era hora de voltar...mas, peraí, vamos por partes.

O Hotel

Ficamos num Iberostar, mas logo de cara já aviso que nem se compara com os hotéis da rede no Brasil. Esse, apesar de bem localizado, com uma equipe de primeira (todos muito solícitos e simpáticos) e comida muito boa, tem uma estrutura pequena. São 450 hóspedes, 2 piscinas, um restaurante grande e um pequeno entre a piscina e a praia. O que me deixou chocada foi o fato do hotel não ter estrutura na praia (caminha, guarda sol, bar). Segundo a gerente, eles não podem disponibilizar, pois é área pública. Achei estranho, pois tem umas pessoas que alugam caminhas e guarda sol por lá....nào sei qual é a regra. Só sei que isso gera uma corrida frenética por caminhas na beira da piscina. Quando digo frenética, estou sendo gentil, pois é algo verdadeiramente insano! Tínhamos que acordar todos os dias às 7:30 da manhã, descer, amarrar a toalha em algum guarda sol (demarcar território, igual cachorrinho!), esperar um cidadão que soltava as caminhas dos cadeados às 8:15 e correr para carregar as caminhas. É uma questão simples de matemática: são 450 hóspedes e 200 caminhas. Isso significa que 250 pessoas ficam sem caminha todos os dias. Simples assim. Ou você entra na guerra ou fica sem. No primeiro dia, não sabíamos disso. Marido todo inocente acordou para correr às 08:00 e desceu, como faz em todos os lugares que viajamos, com as toalhinhas para guardar um lugar legal. Voltou com as toalhinhas na mão dizendo que as caminhas estavam todas presas em correntes com cadeados. E foi correr. Fui arrumar as coisas no quarto enquanto esperava as crianças acordarem e, de repente, ouço uma barulheira de caminha lá embaixo. Quando olho pela varanda, era o povo se engalfinhando para pegar uma. Não tive dúvidas, desci com a calça do pijama mesmo e consegui agarrar 3 camas. Sem guarda sol, claro. Ficamos num lugar na saída do banheiro. Horrível. Mas com as caminhas. No dia seguinte, eu já era PhD em agarrar caminha. Às 07:40 estava lá embaixo, demarcando o território. E xingando, claro. Por que eu sou phyna, mas nem tanto!

Vocês podem estar pensando: mas por que vocês não se libertaram dessa agonia e iam de toalhinha para a praia?! Respondo: tentamos alugar caminhas na praia, mas era impossível. Tudo cheio. As pessoas alugam por vários dias e não tinha nenhuma disponível. Quando íamos a praia, o que acontecia todos os dias, íamos só com uma toalha ou sem nenhuma, pois ficar lá sem um guarda sol, num calor de quase 40 graus, com um sol de rachar, era impossível. Ficávamos só dentro da água e deixávamos nossas coisas nas caminhas da piscina. Outra coisa, as crianças adoram piscina e o pessoal do mini club fazia muitas atividades, mas só na área interna do hotel. Eles não iam à praia...então, para facilitar a vida e podermos ficar de olho nas crianças, precisávamos de um cantinho na piscina. Entenderam?

Ah! Comecei a falar dele, mas não expliquei. O hotel tem um mini club para as crianças (bem divertido por sinal!) com atividades diurnas, vespertinas e noturnas. Muito bem organizado. Duda participou de várias atividades e ia aos shows todos os dias. Marcello não gosta dessas coisas...só se animou no dia em que o show era dos super heróis. No nosso segundo dia, conhecemos uma família de brasileiros que mora na Alemanha há 6 anos. Pessoal muito bacana, com dois filhos. Uma menininha de 8 anos e um menininho de 6. Perfeito para brincar com os meus filhotes. Gente, eles não se desgrudavam e pareciam amigos de infância! Teve um dia em que Duda perguntou se a amiga podia ir domir no nosso quarto!! Já nos telefonamos e estamos combinando um encontro em Berlim. Tomara que dê certo!

Vamos às fotos?

Vista do hotel

Atividade do minu club na piscina

Restaurante 

Show do mini club na área da piscina, mas com vista para o mar

As famigeradas caminhas - Achei tudo muito apertado

Amiguinha que mora na Alemanha

Amigos "de infância" e gelinho à vontade

Demarcando território

Caminhas ainda algemadas

A Praia do Muro

Definitivamente, o ponto alto de Maiorca é o mar. O que é aquilo? Lindo, limpo, transparente, morninho, perfeito. E olha que esta pessoa que vos fala tem pavor de mar. Tenho um medo esquisito, incompreensível que me faz travar na água. Incrível, mas lá não me senti assim. Adorei! Entrei vários dias, mergulhei e até fui mais para o fundo...tô ficando mocinha! As crianças ficavam horas lá dentro. Marido também. Meus 15 minutos significaram horas pra mim e fiquei satisfeita! A praia é de areia (eba!) branquinha, não muito larga, mas beeemmm comprida. A praia do muro é fechada como uma baía e faz com que as águas sejam tranquilas, bem calminhas mesmo e cheia de peixinhos. O máximo!

A prova! Eu no mar! Atracada no Dudu, mas no mar!




Guto e Dudu indo para um passeio de banana

Dudu adorou, mas no final o rapaz da lancha faz uma curva
 fechada para que todos caiam na água. Na hora em que ele foi cair, o pé da pessoa
que estava na frente, bateu no rostinho dele....ah! chorou tanto!


Visual "horrível" da praia
Teve um dia em que o pessoal do lazer fez uma brincadeira na praia. Gente, colocaram todo mundo pra dançar. Foi muito bacana. Tocaram de tudo e lá Michel Teló é um sucesso! Marido filmou a gringaiada se acabando no "assim você me mata". E eu também me acabei! Oi Oi Oi!!





A Região de Alcudia


Saindo do hotel tem uma rua cheinha de bares, restaurantes, lojinhas. Muito bacana. Andando para um lado, dá para ir à Lagoa. Lá perto, entre a Lagoa e o mar tem um canal de águas transparentes. É muito lindinho. Tudo muito bem cuidado e limpo.





Lagoa de Alcudia

Quem quiser conhecer o centro de Alcudia e a cidade antiga pode ir de ônibus ou de trenzinho. Passam na frente dos hotéis de 15 em 15 minutos.


Vista de um pier no final da praia


Tirei essas fotos durante uma corrida que fiz pela região. Aproveitei que a ilha é bem plana, fingi que o ciático não existe, calcei o tênis e voltei a correr. No primeiro dia quase morri. No quarto já consegui correr 30 minutos! Muito, muito bom. E com esse visual....sem palavras!


Extras

Nossa rotina 'super cansativa' incluía praia, piscina, almoço, jantar, shows à noite e, no meu caso, muita, muita sangria!! 



As crianças se amarraram numa raspadinha que ficava à disposição no bar da piscina. Juro que pensei que Marcello fosse ter crise de abstinência depois que saíssemos de Maiorca. Bebeu demais!!



Dudinha participou de quase todas as atividades oferecidas pelo hotel. Pintou camiseta, fez tererê, andou de pônei, fez cookie e, claro, se vestiu de espanhola!







Olhando agora nossas fotos, deu uma saudade....foram dias maravilhosos e muito bem aproveitados. 

Sempre que as crianças gostam de um lugar eles pedem, antes mesmo de ir embora, se podem voltar um dia. Então, marido, essa é pra você:

- E aí?! Podemos voltar um dia ?

ha ha ha

Amanhã tem post da Croácia!

3 comentários:

  1. Vc tem o dom de colocar as palavras tão bem...nossa!!! dá vontade de ir em todos os lugares, mesmo tendo que guerrear com as caminhas algemadas, amei...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Será que opinião de madrinha coruja conta? Hahahahaha bj

    ResponderExcluir
  3. Nossa Sheyla, que passeio maravilhoso!! Que mar, que lago, que agua, que tudo!! Me deu atè vontade! ;)

    Beijocas!

    ResponderExcluir