17 de setembro de 2012

Vai uma Kuna aí? - Parte 2

Resolvemos fazer um passeio até Pula, uma cidade mais ao sul da Croácia. Ficava a 80 km de Umag e o o acesso pela auto-estrada foi muito tranquilo. Diferentemente de Umag, a influênca italiana no jeito de ser das pessoas é nula e o inglês é utilizado por 80% da população. Achei o pessoal de Pula bem mais simpático.

Apesar de ser a maior cidade da Ístria (maior península do Adriático), trata-se de uma cidade pequena com, aproximadamente, 60.000 habitantes. A cidade é conhecida pelo clima ameno, mar calmo e por sua beleza natural. Tem tradição na produção de vinho, pesca, construção naval (é uma cidade portuária) e turismo. Pula é o centro administrativo da Ístria desde os tempos romanos. Aliás, a influência romana fica evidente quando se avista a Arena, uma contrução imensa, muito bem conservada e que lembra muito o Coliseu.

Estrada para Pula

A arena


Ia ter um show no dia em que estávamos lá
Depois da arena, resolvemos "bater perna" pela cidade que é repleta de ruas para pedestres com lojas, bares e restaurantes. Seria um lugar para passar uns dois dias. Acho que a vida noturna de lá deve ser bem divertida.






No meio do passeio, vimos uma placa que falava de um abrigo subterrâneo. Pula foi um importante porto na Primeira Guerra. Era um centro militar estratégico para a Monarquia Austro-Hungara. Para proteger a população militar em caso de ataque aéreo, foi construído um túnel de 400 metros que servia também para armazenar munições e como cárcere para soldados inimigos. Na Segunda Guerra, o túnel foi ampliado e serviu também para proteger a população civil. Cabiam 6.000 pessoas lá dentro! Impossível não andar por lá e não pensar: Como?! Como cabiam 6.000 pessoas? É pequeno, estreito, apertado, sem estrutura alguma e frio (entre 14 e 18 graus). Impressionante essa questão da luta pela sobrevivência! A sensação lá dentro não é das melhores, mas valeu muito o passeio. As crianças aprenderam muito e nós também.




Depois, fomos a Fazana. Trata-se de uma micro cidade portuária, coladinha em Pula, com praia e pertinho da ilha de Brijuni, parque natural da Croácia. É de Fazana que saem os barcos para a ilha. Chegamos e achamos que seria só comprar o ticket e embarcar, mas não....é preciso reservar com antecedência, pois os barcos têm limite de pessoas e de horário. Não conseguimos fazer o passeio....uma pena, mas aproveitamos para curtir a cidade que tem uma orla bacana, com parquinho, bares e praia de pedrinhas.

Igreja construída no século 14



Tá vendo essa terrinha no funda da foto? É Brijuni. tão perto e tão longe...








No final desse dia começou a nossa vida/novela mexicana. Primeiro, Duda caiu do balanço, em cima das pedrinhas...choradeira total. Depois, Marcello começou a ter febre. Pegou uma virose que rendeu uma inflamação de garganta, seis aftas enormes na boca e quatro dias sem comer. Depois, Duda foi picada por uma abelha! Mais choro, mão inchada, anti-alérgico. Uma uruca de fim de férias inexplicável!

Mas, como tudo na vida passa, tudo passou! E ficaram as lembranças de um País com uma natureza incrível, com um idioma indecifrável, comida diferente, cheio de lugares ainda a serem desbravados por nós!

Um comentário:

  1. AMEI o abrigo! Gostei da cidadezinha... parece aquela tipica cidadezinha do interior rsrsrsrs A pracinha, o parquinho, a igrejinha... rsrsrsr
    Tadinhos dos seus pequenos... è muita tragèdia pra uma fèrias sò! Menos mal que tudo passou, mesmo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir