10 de setembro de 2013

Roma, sua linda

Vamos continuar os posts que hoje eu estou animada! 

Sexta-feira passada teve um coquetel em comemoração ao 7 setembro lá na Embaixada do Brasil em Roma. Eu fui quinta-feira de manhã com os pequenos (que ainda estão de férias! Vai durar para sempre essas férias, tenho certeza!), pois queria levá-los ao Musei Vaticani para mostrar a Capela Sistina a eles. Eles fizeram um trabalho de férias sobre artistas e um deles era o Michelangelo. Achei que seria bacana eles verem in loco o que viram nos livros. E já vou adiantando: eles adoraram!

Marido, como um verdadeiro gentleman, foi conosco às 8 da manhã para a a estação central de Milão para me ajudar com a mala e na localização do trem já que eu vim com esse defeito de fabricação: sem GPS interno! Eles nos deixou lá as 8:30 e seguiu para o trabalho. Eu e as crianças entramos no trem e depois de uma discussão gigantesca sobre quem sentaria ao lado da mamaãe e quem sentaria na janelinha, o trem partiu. Crianças dormindo pra todo lado. Consegui ler meu livro e 3 horas depois: Roma.  

Fomos a pé da estação para o hotel. Muito perto. Mas um sol...senegalês. Deixamos as malas no hotel e fomos almoçar. Depois, demos umas voltinhas até chegarmos no Monumento a Vittorio Emanuele e fomos para o museu. Não pegamos fila alguma, pois eu comprei os ingressos pelo site do museu. Melhor coisa que fiz. Entramos direto. Passamos pelo detector de metal e fomos a um guichê próprio para quem comprou on line. Zero fila. Entreguei meu papelzinho e recebi 3 ingressos. Simples assim. Ah! Havia comprado para as 15:00, mas entramos às 14:00 sem problema algum.

Lá dentro, compramos um livrinho sobre a Capela Sistina para nos auxiliar a entender tudo que iríamos ver. 

No museu existem 2 opções: passeio completo ou passeio curto. Fomos pelo curto, pois sabia que meus filhos não aguentariam o completo. A primeira vez que estive lá com o marido, passsamos bem umas 5 horas e não vimos tudo...a igreja actólica é, definitivamente, muito rica. São tantas obras de arte que, às vezes, tem uma na frente da outra por falta de espaço!!! Incrível.

No passeio curto vimos a parte do Egito (as crianças adoraram!). Dudu ficou impressionado com as múmias. Não parava de olhá-las e me perguntava tudo. Elas são de madeira? Não, filho, eram pessoas como nós...O que? Pessoa de verdade? Como faz pra ficar assim? Por que faziam isso? Ela vai levantar e andar?

Alem do Egito, passamos por alguns jardins, sala dos mapas e mais um montão de coisa. Os tetos são incríveis e as crianças já estavam atentas às obras e pinturas. Muito legal. Pra chegar à Capela Sistina foi quase 1h30. Estavam lotadas tanto a escada quanto a entrada, mas valeu a pena. Quando entramos: UAU! Foi assim que meus filhos reagiram! E apontavam e diziam: "Olha The Creation of Adam! The Final Judgment!". Gracinha demais!!

Lemos o livro, vimos o chão, as pinturas da parede e depois de mais ou menos 30 minutos, fomos embora. Estava muito quente e acho que se não fosse isso, eles teriam aguentado mais. Pena. Mas, valeu demais! Saí satisfeita.
















Saímos de lá e demos uma voltinha pela Piazza San Pietro. Linda demais. Aí, eu e Duda queríamos entrar no Coliseu. Dudu, não. Depois de uma longa discussão, resolvemos fazer o programa mais lógico de uma família em Roma, uma cidade cheia de coisas pra ver: fomos ao cinema ver Monsters University! 

Foi ótimo: ar condicionado, pipoca, M&M's. Programinha delícia. Saímos do cinema e fomos para o hotel nos arrumar para um jantar com uma família de amigos que moram em Roma. Marido conheceu a Denise quando ele estudou na Itália há anos atrás. Ela se casou com o Paolo, que é italiano, e eles tiveram 2 filhos lindos e educadíssimos: o André e a Martina. Nós não conhecíamos as crianças e foi um prazer reencontrar o casal que havia nos recebido tão bem uma vez em que eu e marido viemos à Itália de férias. 

Marido chegou tarde em Roma, mas a tempo de jantar conosco. Fui conhecer o Terraza Barberini, um restaurante delícia que faz a muzzarela de búfula mais gostosa que já comi. 


Novos amigos
Mas, e o coquetel? Foi no dia seguinte. na hora do almoço. Marido foi cedo trabalhar e eu fiquei arrumando a mala e as crianças. Perto do meio dia ele nos pegou no hotel. A festa era na Piazza Navona (LINDA!), no Pallazzo Pamphili. Quem passar pela piazza e vir uma bandeira do Brasil é lá mesmo que funciona a Embaixada brasileira. 









Bom, encontramos a Denise e o Paolo na porta e entramos. Que lugar lindo! Amei. E amei mais ainda a comida: pastel, coxinha, pão de queijo. Me acabei!! Ah! Tinha caipirinha e guaraná. Delícia. Quando a festa acabou, fomos embora para pegar o trem para voltar pra Milão. Antes, ainda demos uma passadinha no Pantheon e na Fontana di Trevi. Básico, né? 

Depois foi só trem e casa. Banho e cama. Amei o 7 de setembro! Será que vai ter de novo no ano que vem?

2 comentários:

  1. Adorei o relato. Nossas crianças estão lindas e as saudades são muitas.
    Beijos
    Ana Célia

    ResponderExcluir
  2. As crianças são mais lindas do que Roma <3

    ResponderExcluir