11 de julho de 2013

Cruzeiro - Parte 4

Chegamos na Turquia!! A primeira cidade que paramos foi Izmir. Contratamos excursão nesse dia, pois eu queria fazer 2 passeios: Casa de Nossa Senhora e Ephesus. Meus pais já conheciam Ephesus e fecharam outra excursão que ia a um Mosteiro e à Casa de Maria. 

Nesse dia, descobrimos que, além do Digão, era possível tomar café da manhã no restaurante em que jantávamos todos os dias. Uma grata surpresa. Tranquilo, serviço à la carte, boa variedade. E nem é preciso pisar nos pés de velhinhos para sentar ou comer por lá. Aprovamos e voltamos todos os outros dias da semana!

Saímos do navio e fomos direto para a Casa da Virgem Maria. Diz a história que Maria foi levada a essa casa por São João, após a crucificação de Cristo, e ficou lá até sua morte. Anna Catarina Emmerich (beatificada em 2004 por João Paulo II) foi uma freira alemã que, além de receber os estigmas de Cristo, tinha visões da vida de Jesus e de Maria. Numa dessas visões, lhe foi revelada a última moradia da Virgem Maria. Com a descrição fornecida por Anna Catarina, um padre francês localizou a casinha em 1881, no alto do monte Coresus (Panaya Kapulu) e a 8 km do centro de Ephesus. A casa foi oficialmente declarada Igreja em 1896 e desde então tornou-se local de peregrinação de cristãos e muçulmanos. 

Tem uma verdadeira multidão na casa. A guia disse que é assim todos os dias. Sempre tem uma fila imensa do lado de fora, mas como o passeio é curto, a fila anda bem rápido. São apenas 2 cômodos. Se quiser, é possível se sentar em uma das 2 cadeirinhas em um dos cômodos. Eu fiquei impressionada com a casa e a energia boa que tem por ali. Quando se sai da casinha, existe uma loja que vende garrafinhas (0,50 centavos de euro) para você encher com a água de Maria, numa fonte conhecida por seus poderes medicinais. Além disso, a casinha tem um muro onde os fiéis deixam seus pedidos e agradecimentos à Nossa Senhora. É um lugar calmo, lindo, simples e abençoado. Super indico o passeio.









Saímos de lá, passamos por Ephesus, mas seguimos até uma cidade próxima, pois na programação da excursão, tínhamos que visitar uma loja de cerâmicas (aff!!). Apesar de achar as coisas lindas, esses lugares onde levam turistas costumam ser caríssimos! Eu e marido decidimos que levaríamos um prato turco pra casa. Fui empolgada ver o preço na tal lojinha e...300, 600 euros! O que?! Perguntamos à guia se em Istambul seria mais barato e a desgramenta disse que não. Disse que tudo em Istambul era mais caro. Mentira deslavada! Achamos coisas tão bonitas quanto as que vimos em Izmir e preços muito, mas muito melhores no Gran Bazar. Não caiam nessas coisas dos guias, pois eles ganham dinheiro dessas lojas. Fica a dica!

Lojinha linda e cara


Chegamos em Ephesus num horário complicado, depois do meio dia. E é muito quente lá dentro. Muito mesmo. Não tem sombra, árvorezão, arvorezinha, nada. É sol na cabeça direto. Mas, a visita vale muito a pena. Trata-se de uma cidade greco-romana que tinha uma importância comercial imensa na época. A cidade foi destruída algumas vezes, reconstruídas outras tantas até que foi abandonada após um grande terremoto. Somente 20% dela está descoberta. As escavações dos 80% restantes continuam. Eu, particularmente, dei graças por ter ido visitar quando só existem 20%! Até a guia, quando chegamos no último ponto do passeio, um anfiteatro imenso, disse: "Pronto! Acabou!". Não me entendam mal, o passeio é maravilhoso, história pura, mas o calor atrapalha. Muito. O pessoal que vende coisa do lado de fora grita em português: "Compre água. Ephesus muito quente! 2 por 1 euro! Compre chapéu! Ephesus muito quente!".

Rodamos toda a parte comercial da cidade. Vimos toda a parte residencial que ja está "de fora". Vimos uma biblioteca imensa e muito bem conservada. Vimos alguns templos. Adorei o banheiro  coletivo.

Lá, tudo era em mármore. Até o chão, nas ruas, eram cobertos de mármore (tem uma descida que é super escorregadia por causa disso). Sabia que os empregados iam na frente e se sentavam no banheiro para esquentar o lugar para seus senhores? Mármore é geladinho, né? Santa frescura, Batman!











No passeio do anfiteatro, Dudu gritava: Chega! Tô cansado!
Vimos uma estátua da deusa grega Nice que inspirou a Nike - aquela das roupas esportivas. Até o símbolo da marca é semelhante a uma asa em homenagem à deusa alada da vitória.


Na saída da cidade existem muitas lojinhas e bares. E tudo é mais barato do que a loja de cerâmicas que a guia nos levou. E é possível negociar e baixar ainda mais os preços. Aliás, essa é a grande diversão ao se fazer compras na Turquia: negociar! Eles adoram e a gente aprende rápido. Eles dizem 200, você vai de 50. Eles vão de 180, você vai de 70. E assim vai. Uma parte dizendo que assim não é possível até chegar num valor que você está disposto a pagar. Mas, sabe o que é ruim? Saí dessas negociações sempre com a sensação de que poderia ter comprado mais barato...meio cruel isso.

Saímos de Ephesus direto para o navio. Chegamos, fomos almoçar e ver a partida. Essa parte é muito bacana. A chegada e a saída são inesquacíveis, pois a vista das cidades é sempre maravilhosa!




Depois do almoço teve um show para crianças no teatro. Marido passou. Meus pais passaram e sobrou pra mim. Mas, eu gostei bastante. A parte do show da Disney, com as princesas e outros persnagens cantando foi linda. O problema veio depois. O kids club disse que tinha uma surpresa e fez 150 crianças subirem ao palco. Aí, uma moça quis que cada uma dissesse seu nome! Depois, ela chamava o Joãozinho e aMmariazinha que iam fazer uma performance. Ai meus sais. Ver filho dos outros pulando corda, fazendo bambolê, dançando, não dá. E Duda não queria ir embora de jeito nenhum!!! 1 hora vendo filho dos outros. E os outros nem estavam lá! Só eu, meus filhos e as 150 crianças no palco!


À noite rolou a mesma coisa de sempre: jantar, drink no bar/boite. Coisas assim, de uma vida muito difícil, sabe?

Bar Black and White




Bebi meu primeiro Cosmopolitan! Carry Bradshaw feelings...



Dose de whisky no navio = meia dose de whisky

Preço da dose de whisky no navio = preço de 2 doses de whisky

Próxima cidade: Istambul! 

Um comentário:

  1. Hahahah... essa dos empregados irem esquentar o marmore è interessante!!
    Que linda sua saia colorida :)
    600 euros por um prato?? sèrio?? hahahaha
    Nao entendi porque os outros pais nao foram!
    Se os "Outros" estivessem là, voce poderia ao menos conversar hahaha
    Beijos! Estou adorando os posts do cruzeiro :)

    ResponderExcluir