17 de julho de 2013

Cruzeiro - Parte 7 e última

Você conhece Dubrovnik? Não? Então, arrume as malas e vá pra lá. Essa cidade foi uma grata surpresa. Nós havíamos ido à Croácia ano passado, mas mais ao norte. Sabíamos da beleza do mar e das praias, mas não imaginava que tinha uma cidade tão gracinha. E eu nunca nem tinha ouvido falar de Dubrov (íntima!)...pecado.

Meus pais foram de excursão para conhecer o centro antigo. Nós resolvemos ir à praia. Descemos do navio e pegamos um taxi que nos deixou no centro antigo. Ele disse que deveríamos atravessar o centro e que teria uma praia bacana do outro lado. Quando descemos, já me encantei. O centro antigo é todo murado. Um muro bem alto e clarinho que faz um contraste lindo com áquela água verde da Croácia.





Quando entramos no centrinho...UAU! É muito lindo. Não tem foto no mundo que reflita a beleza do lugar. É tudo muito clarinho, cheinho de lojas, restaurantes, sorveterias, igrejas e museus. Rodamos tudo por ali até chegarmos do outro lado. Quando saímos...UAU! Que mar! Lindo demais!











Andamos uns 300 metros e chegamos na praia. O nome dela? Não faço ideia. É uma prainha pequena, de pedras (argh!). Tem um bar/restaurante que aluga caminhas e guarda sol e, do outro lado, tem a praia pública. Tem chuveiro de água doce baratinho (só comprar a fichinha no restaurante. Com 1euro, compramos 7 fichas! Muito banho!) e uma lojinha que aluga caiaques, passeio de banana etc. Só. 







A grande atração é o mar. Limpo, verdinho, temperatura perfeita, cheio de peixinhos (que não são meus amigos!). Só tem um defeito: as pedras que machucam muito os pés. Quem for por lá deve comprar aqueles sapatinhos de neoprene pra ajudar. Eu entrei de havaianas, mas não é o ideal. As crianças e marido foram descalços mesmo, mas reclamaram bastante. E até eu, a rainha do medo do mar, fiquei ali dentro, curtindo a água gostosa.

Depois da praia, fomos almoçar. Demos a volta por fora da muralha e entramos perto da funivia (não subimos, mas imagno que a vista deve ser deslumbrante lá de cima). No primeiro restaurante, tinha um cara laçando fregueses. Muito simpático e falava italiano, inglês, alemão e dizia bom dia em português. Ficamos por lá mesmo. Comidinha gostosa. Descemos para a rua principal do centro de novo. Tomamos um sorvete delícia e fomos pegar um taxi para voltar para o navio.








Quando descemos do navio, entramos em um taxi e o motorista perguntou se tínhamos os passaportes. Claro que não! Havíamos saído todos os outros dias sem eles, pois o pessoal do navio os recolhem no primeiro dia e devolvem no penúltimo, ou seja, no dia de navegação. E nós recebemos os nossos passaportes e guardamos no cofre, nem pensamos que iríamos precisar. Tivemos que sair do taxi e eu voltei correndo para o navio, peguei os passaportes e voltei. Pegamos outro taxi. Na volta para o navio, pegamos o primeiro motorista, aquele que nos avisou dos passaportes. Coincidência. O Dudu que reconheceu. Ele falava um pouco de inglês e disse que a cidade é animada quado chegam os navios, mas quando não é temporada dos cruzeiros, é beeemm tranquila. Tranquila demais, segundo ele. Disse também que não estava muito animado com a chegada do Euro por lá, o que iria acontecer em 10 dias. Só deu tempo de falar isso e chegamos. Cidade pequena.

Fui direto arrumar as malas. No navio, é preciso deixá-las na porta do quarto, no último dia, até às 2 da manhã. Eles recolhem e depois basta retirá-las no check out, em terra. Meus pais levaram as crianças para a sala de jogos e passaram o resto da tarde por lá. Jantamos à noite, fomos para o bar/boite e estava acabando...como passou rápido. Uma pena.

Na manhã seguinte, a saída foi feita por grupos. Cada grupo se dirigiu a um ponto de encontro. Eles anunciavam o grupo que devia sair. Simples. Saimos e as malas estavam nos aguardando. 

Aproveitamos o desembarque em Veneza para levar as crianças para conhecê-la. É sempre um grande prazer ir a Veneza. Ô cidade bonita. Eu tinha ido com marido há muitos anos atrás, quando nem tínhamos as crianças. Foi ótimo rever aqueles canais charmosos. A cidade estava lotada!!! Fizemos só alguns pontos: Rialto, Piazza San Marco, Ponte dos Suspiros. Estávamos todos cansados e ainda tínhamos uma estrada pela frente.










A viagem foi maravilhosa, inesquecível. Meu medo de navio passou completamente e já estamos pensando em outros mares...vamos lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário