11 de abril de 2012

Barcelona, baby!

Feriadão de Páscoa, resolvemos conhecer terras mais distantes. Optamos por Barcelona! Super distante: 1 hora e 15 minutos de voo! Eu brinco com essas coisas de distância porque Brasília é muuuuito longe de tudo. Quer ir para a praia? 1.100 km. Quer ir para a montanha? 1.200 km. Perto mesmo existe Pirenópolis e Caldas Novas. Tá bom, estou sendo malvada, existe Goiânia também!  Aqui, em 1.100 km, mudo de País, duas vezes. E eu adoooro isso!
Voltando a Barcelona...Pegamos um voo da Vueling, uma empresa mega conhecida na terra de Gaudí. Voo tranquilo, mas muito apertado. Achei mais apertado que os aviões da TAM. As crianças, na fila do embarque fizeram amizade com um cachorrinho chamado Puffi. Brincaram e brincaram. A dona, super simpática, até ria das brincadeiras (ela não era italiana, lógico!). Quando estávamos na fila para embarcar, o Puffi estava logo atrás de nós e eles brincaram de novo com o cachorro. Entramos no avião, sentamos eu e Duda na fileira 16; marido e Dudu na fileira 15. Quem senta do meu lado? Puffi na gaiolinha e o dono que, quando viu as crianças, começou a rir. O espaço entre a nossa fileira e a da frente era tão pequeno que ele não coube com o Puffi nem no colo, nem no chão e a aeromoça pediu a ele que fosse sentar no final da aeronave. Adorei! Fomos sem ninguém ao lado. Espação só pra mim e Duda!
Chegamos às 22:10 pontualmente e fomos pegar o transfer para o “hotel”. É assim mesmo entre aspas, já vou explicar.  Era um hotel estilo flat que nos foi indicado por uma amiga que  disse que um amigo indiano dela ficou neste lugar com a família e adorou! Tem site e tudo. E vou dizer uma coisa pra vocês, foto em site engana muito. Eu reservei, pela internet, um flat bacanão, com sala, suíte, cozinha toda equipada, boa localização. Nos levaram para um apartamento,  num prédio residencial, onde um rapaz da tal empresa de flats abriu a porta, nos colocou num micro elevador e subimos, subimos até chegar no andar do nosso falso flat. Quando ele abriu a porta, surpresa! Gente, um apartamento caindo aos pedaços....sem estrutura alguma...um quartinho com uma caminha de casal, uma salinha gelada com um sofá com 2 colhões velhos que virariam 2 camas para as crianças. O homem da empresa de flats dos infernos nos disse que a roupa de cama e banho estava no armário e para deixarmos a chave em cima da mesa no dia de sair e bater a porta. E ele se foi. E deixou a mim e um marido em estado de choque e 2 crianças correndo pelo apartamento detonado. Bom, vamos ver o lado bom, pensei. Tem espaço. A parede pintadinha de vermelho da foto existe, está manchada, suja, mas está lá. A cozinha equipada está também, equipada com coisas velhinhas, mas está. Tem espaço. Tá, não tem toalha para os quatro, não tem travesseiro para os quatro, não tem lençol, mas tem...espaço. Não, infelizmente, não dá pra ver o lado bom de tudo!
Como já tínhamos combinado um jantar com 2 casais de amigos e já eram mais de 23:00, fomos direto para o Port Olimpico. Duda já chegou dormindo e Dudu morrendo de fome. Comemos uma paella maravilhosa, conversamos muito e voltamos para o nosso muquifinho! Dudu teve que dormir na nossa cama, pois dividimos um travesseiro e um lençol. Duda, que adora ter sua própria cama, dormiu na sala com um casaco embaixo da cabeça, pois não tinha mais nenhum travesseiro. Desastre.
Dormi às 2:40 da manhã e acordei às 06:50, pois o sol literalmente raiou dentro do falso flat. Mais uma descoberta, não tinha cortina! Marido resolveu tomar banho. Dez minutos depois de ligar o chuveiro, me chama. Não conseguia fazer a água sair da torneirinha da banheira para o chuveiro da parede. Tentamos tudo: giramos, apertamos todos os botões (2!) e ..... nada! Marido resolveu tomar banho na banheira mesmo. Depois de um tempo, escuto um barulho: SPLASH, SPLASH! Pensei: "Nossa! Guto resolveu nadar na banheira!". Quando entro no banheiro, o coitado tentava tirar o shampoo do cabelo jogando água com as mãos! Morri de rir, mas era chegada a hora de partir!!
Decidimos nos dividir: eu tentaria negociar um reembolso com o pessoal do falso flat enquanto marido encontraria um hotel. Conseguimos um único quarto disponível e a última diária de volta. Arrumamos as malas e fomos pegar um taxi. Quando demos o endereço, o motorista disse: "Ah! Cornellà! Sei, sei. É perto do aeroporto, fora de Barcelona." O que? Como assim?! F****! Marido vira pra mim e diz: "Mais uma furada!". Até então, de Barcelona mesmo, só havíamos conhecido a Gran Via - vindo aeroporto, o Port Olimpic - onde jantamos, e o aeroporto para onde estávamos indo novamente. Ai, meus sais!
Mas, o hotel foi uma grata surpresa. Tinnha lençol para todos, toalhas boas, café da manhã e até brinquedoteca com X-box e Wii. As crianças adoraram. E o melhor, a estação de metrô de Almeda ficava pertinho do hotel. Fácil, fácil chegar a Barcelona.
Depois de alojados, fomos direto para o Poble Espanyol encontrar os amigos para um almoço. Descemos na Plaça d'Espanya e meu encantamento começou! Gente, que lugar bacana. Vimos as torres venecianas, a arena onde existiam as touradas que foram proibidas em Barcelona a partir deste ano. O local virou um centro comercial com lojas e restaurantes. Que bom! Acho cruel o que fazem com os touros!



Rogério, nosso amigo, disse que era só subir a avenida, dobrar à direita e subir mais um pouquinho, mas, na verdade, era um subidão. Um subidão lindão, mas um subidão! No meio do caminho, a criançada começou a cansar e aí, só indo de cavalinho mesmo!



O Poble Espanyol foi construído em 1929. É como se fosse uma pequena vila espanhola com diferentes tipos de arquiteturas. Lá, funcionam vários restaurantes e lojas. Para entrar, pagamos 20 euros (pacote família), pois estava tendo um festival gastronômico.





Almoçamos, passeamos, tomamos um chocolate quente maravilhoso e fomos para a Passeig de Grácia, uma via maravilhosa, cheia de gente e onde ficam a Casa Batlló - uma construção de Gaudí (aliás, quase tudo em Barcelona é de Gaudí. O homem mandava prender e soltar por lá. Só que, no meio do caminho tinha um bonde elétrico, tinha um bonde elétrico no meio do caminho...) coberta de escamas de cerâmica - e a La Pedrera - outra obra de Gaudi - contruída entre 1906 e 1910. Ela tem uma fachada toda em pedra simulando o movimento das ondas do mar. As crianças acharam que fosse a casa dos Flintstone!





Depois, rumamos para o Port Olimpic. Essa área de Barcelona foi toda construída para as Olimpíadas de 1992. Antes, perto da orla, só existiam favelas. Eles desapropriaram tudo e todos, criaram a vila olímpica e revitalizaram essa região da cidade. E funcionou muito!  As crianças deram uma corridinha pelas areias da praia e depois fomos jantar!



Depois do jantar, voltamos ao hotel. O objetivo era banho e cama, mas os pequenos ainda tinham um pouquinho de energia para jogar...
 

No dia seguinte, fizemos um city tour, mas esse eu conto amanhã....

3 comentários:

  1. Eis uma cidade que tenho vontade de conhecer!
    O que eu mais gosto nas suas viagens sao as coisas que parece que acontece sò com voces: O Guto tentando enxaguar o cabelo na banheiro foi demais! huahhuahua
    E quanto à obra de Gaudì, nao è que as crianças tem razao? Lembra mesmo a casa dos Flintstones! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sheyla!
    Pra variar, sempre rola um "causo" pra contar,né? Se não, que graça teria?

    adoro!
    bjs
    Cinthia
    @chilecriancas

    ResponderExcluir
  3. É sempre demais agradável ler as suas aventuras ai nesta Europa, vc realmente tem o mesmo dom de Duda de narrar tudo com muita graça.
    Quer dizer que não é só no Brasil que vc vê um hotel e quando chega pessoalmente é outra??? quando fomos p o Sal para a casa da Professoia...era Luiza falando, tive que ir pessoalmente, nenhuma foto condizia com a verdade...acredite.
    Uma casa que se dizia top de linha, fedia e a suite nada mais era do que uma cama colocada em como se fosse em um buraco, e com um gay que não sabia dar nenhuma informação, saimos as gargalhadas de lá...
    Fui a Barcelona, realmente uma lindíssima cidade, e pertinho do Mediterrâneo tem uma bela estatua de Colombo a minha paixão, junto com uma replica da naú que ele comandou p descobrir a América...muito show.
    Não se se vc já visitou, mas para vcs que estão aproveitando demais esta estadia em terras italianas não devem perder de visitar Sevilha, a Espanha árabe e Granada...de uma beleza indescritível...
    Venho com o maior prazer ler o que vc escreve...sempre com uma grande pitada de humor e com uma riqueza de detalhes impressionante.
    Tenho muito orgulho de ser a sua 2a. mãe...Bjs

    ResponderExcluir