13 de dezembro de 2011

A Viagem - Castelo Neuschwainstein

Imagem: Castelo de Neuschwanstein
Foto tirada do site oficial do castelo

Acordamos cedo e seguimos rumo a Hohenschwangau, onde fica o Castelo Neuschwainstein. Trata-se de um palácio construído na metade do século XIX pelo Rei Luís II da Baviera e inspirado na obra do compositor Richard Wagner, amigo e protegido do Rei. Sete semanas após a morte do Rei Luis II, em 1886, o Neuschwanstein foi aberto ao público. O rei havia construído o castelo para se refugiar da vida pública, mas enm teve muito tempo para curtir a casa, pois morreu muito jovem, aos 40 anos.

Além de lindo, o castelo seviu de inspiração a Walt Disney para o Castelo da Cinderela. E, apesar de não ser permitido tirar fotos do seu interior, é um dos lugares mais fotografados da Alemanha e um dos destinos turísticos mais populares europeus. Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas visitam "o castelo do rei de conto de fadas". No verão, chegam a passar por lá cerca de 6.000 visitantes por dia.

A região é linda e a construção fica no alto de um morro o que requer manutenção constante. O clima severo também tem um efeito negativo sobre as fachadas de pedra calcária, que precisarão ser restauradas parte por parte ao longo dos próximos anos. E, por esse motivo, o castelo estava coberto por tapumes e a nossa visão foi prejudicada. Uma pena!


Mas, do outro lado dá para ver bem e o passeio pelo interior do castelo vale a pena. O esquema é o seguinte: você chega na cidade de Hohenschwangau, estaciona o carro (5 euros o dia), e vai retirar ou comprar os ingressos. Eu reservei os ingressos com antecedência, pela internet. Super indico fazer isso, pois quando chegamos para retirar os tickets, a fila para comprar estava gigantesca e nós passamos direto.

Existem 3 maneiras de subir: ônibus, charrete ou a pé (30 minutos de subida!). Queríamos ir de ônibus, mas no dia, as estradas estavam em manutenção e só as charretes estavam disponíveis. Imagina a fila! Enoooooorme! Marido ficou lá esperando no frio e eu entrei com as crianças numa lojinha para nos aquecermos. Meia hora depois, nossa carruagem chegou!



Subimos mais um trecho a pé e chegamos!







Cada ingresso tem um número de grupo e um horário de visita. Esperamos um pouquinho e entramos às 13:15, pontualmente. Pegamos nossos audio-guias (tem em português!) e começamos a diversão. As crianças adoraram! Prestaram muita atenção, acompanharam direitinho e fizeram mutas perguntas no final! Dindo Ricardo havia comprado um livro de presente para os dois sobre o castelo e eu prometi que o leríamos todo quando voltássemos a Milão.

Na saída, tem um café e uma sala de cinema que passa um filme sobre o rei. Duda entendeu que queria asssistir. Começou a sessão, mas era em alemão! Não entendíamos nada e a Dudinha não queria sair de jeito nenhum. Adorou as imagens do rei e da região. Entendeu do jeito dela...As sessões acontecem a cada meia hora e se alternam em inglês e alemão. Saímos, pegamos nossa carruagem (mais glamouroso, né?!) e descemos. Almoçamos na cidadezinha mesmo, num hotel em que uma brasileira de Feliz - Rio Grande do Sul - tinha chegado a 2 meses para fazer um intercâmbio de um ano. Ela estava gostando apesar de um colega mal humorado que trabalha com ela! Francês! Comemos salsichas e pretzels.

Bem em frente a Neuschwainstein, fica o castelo de Hohenschwangau, mas nós não fomos. Talvez, sem ciranças seja possível encarar 2 castelos num dia. Para nós, impossível. Para quem quiser conhecer, indico separar um dia para o passeio. Fiquem com a foto do Rei Luis II, que tinha uma visão arquitetônica avançada para sua era e morreu muito jovem.


Ludwig II, painting by F. v. Piloty, 1865


Agora? Vamos para Innsbuck! Quer vir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário