2 de outubro de 2011

Opera on Ice II

Chegamos em Verona sábado, perto da hora do almoço. Escolhemos um hotel bem próximo à Arena para ficar bem tranquila a nossa locomoção com as duas crianças. Era o primeiro contato deles com Ópera e nós não sabíamos qual seria reação: sono profundo, identificação imediata, curiosidade, encantamento, ódio, todas as alternativas anteriores etc.

Almoçamos, fizemos o check inn no hotel e fomos dar uma volta pela cidade. Essa foi nossa segunda vez em Verona, mas na primeira, só ficamos uma tarde e fomos apenas na Casa da Giulieta.

Quando chegamos na Piazza Brá, onde tem a Arena, vimos um trenzinho e como o sol estava muito forte, resolvemos unir o útil ao agradável: dar um giro na cidade, sentados e na sombra. Super indicado o trenzinho! Custa 3,50 adulto e 1,50 crianças. O passeio dura 20 minutos e tem um guia que apresenta os lugares e monumentos em italiano, inglês, alemão e francês.

 Trenzinho na Piazza Brá





Porta Romana 

Museo de Castell Vechio 

Vista da ponte da Vitória 

Vista da ponte da Vitória

Depois do trem, continuamos nosso passeio a pé. Andamos pela Via Mazzini (cheia de lojinhas, sorveterias e restaurantes) até chegarmos na Casa di Giulieta. Nós havíamos entrado na vez anterior, tiramos foto no balcão e mandamos um e-mail para ela (pois é, a Giulieta agora é moderna!). Desta vez, as crianças quiseram tirar foto com a moça e fizeram sucesso, pois Marcello pulava tentando alcançar o seio direito dela (todo mundo que vai lá, seja homem, mulher, jovem, velhinho, velhinha, tira uma foto assim...). Todo mundo ao redor ria.


No caminho até a Giulieta, encontramos 342.872 pessoas trabalhando como estátuas humanas. O mercado de estátua em Verona está saturado! Vimos 3 pessoas vestidas de esfinge, enfileiradas. Impossível dar moeda e tirar fotos com todas. Mas, no meio dessa overdose, tinha uma criatura num carrinho de bebê, com um corpinho de neném e a cara de adulto. Ele falava com voz de criancinha e dava uns gritos altíssimo chamando as pessoas: "Viene qui!" Quando o Márcio deu uma moedinha, ele gritou: "Pappa!" Milhares de pessoas paravam para vê-lo e Marcello ficou alucinado com o "bebê". Eu confesso que achei meio esquizofrênico, mas as pessoas gostavam e riam muito. Bom, no mínimo, o cara é criativo e, por isso, ganhou nossa moedinha.




Mas o melhor ainda estava por vir. O show!! Eu acho que não conseguirei descrever o que senti....

Quem me conhece a mais tempo sabe que sou apaixonada por patinação. Fiz patinação na AABB (pronto, todo mundo sabe minha idade agora!), assisto, sempre que encontro na TV, às Olimpíadas de Inverno e qualquer outro tipo de competição, ou seja, eu estava em casa!!! 

O espetáculo foi na Arena de Verona. Estava lotado: 12 mil pessoas e não teve tumulto. Aliás, foi surpreendentemente tranquilo tanto a entrada quanto a saida. Teve transmissão ao vivo para a TV italiana e tinham dois apresentadores - que eu acho que são famosos, pois as pessoas os aplaudiam muito - que explicavam tudo: quem iria patinar, qual ópera, quem iria cantar, se era tenor, soprano, médio soprano. Foi ótimo, mas tornou tudo mais demorado e, criança de 6 anos, com muita falação,...dorme!! As minhas aguentaram até quase o final.

Duda aguentou porque estava encantada. Falava sem parar, queria saber o nome da música, dos patinadores, falava das roupas das atletas. Adorou uma dupla chinesa (Pang e Tong). O chinês lançava a chinesa altíssimo e ela dava 3 giros no ar. Lindo!! E ela achou a Caroline Kostner bonita!! Marcello precisou de um incentivo para ficar acordado (Nintendo DS), mas em alguns momentos ele curtiu o show também.

Eu...ai, ai. Eu me emocionei, me arrepiei, bati tantas palmas que minhas mãos ficaram vermelhas, gritei, assobiei. Tudo!!! Mas a minha paixão foi o suíço Lambiel!! Gente, o homem dava um salto triplo com a mesma facilidade com que eu respiro. Não! Acho que para ele é mais fácil ainda....Maravilhoso!!!

Os cantores também fizeram bonito. Foram escolhidas as músicas mais populares de óperas bem conhecidas. Isto tudo deu um resultado bacana e a platéia foi ao delírio!!!



O problema é que estou ficando mal acostumada....



2 comentários:

  1. Deve ter sido maravilhoso. Adoro as suas narrações, pois me sinto curtindo tudo com vocês. Saudades. Tine

    ResponderExcluir