24 de janeiro de 2012

Oficina em Milão

Bateram no meu carro há umas 3 semanas. O carro estava PARADO no estacionamento do Ikea, uma mega loja de coisas para casa. Um italiano foi manobrar e entrou de ré na porta traseira. O pior foi que eu vi tudo. Eu estava chegando na garagem e vi um carro dando ré pertinho do meu. E a criatura não freava, não freava, não freava....eu comecei a correr com meu carrinho, gritando "eeeeeiiiiiiii vaaaiiii baaaaa...." TUM! Bateu!

O segurança do Ikea estava ao lado e já pediu para o cara estacionar. Aí, cheguei esbaforida avisando que era mia machina, mia machina! O italiano batedor desceu do carro na maior tranquilidade, me disse que não era a primeira vez que isso acontecia (um batedor recorrente!) e sabia tudo o que devíamos fazer. Você sabe o que fazer quando batem no seu carro na Itália? Eu não sabia. Liguei para o marido que se informou na mesma hora e me disse que eu deveria preencher uma tal de Constatazione Amichevole. Uma amiga, pelo facebook, disse que só pelo nome, a coisa devia ser complicada. E é! Preenche daqui, dali, faz desenho da batida (isso, desenhamos dois carrinhos, o carro A batendo no carro B!), tira foto, pega o telefone do batedor recorrente e pronto. Pronto nada, estava só começando. Aqui, quem é o batido, o carro B, é que faz tudo. Entra em contato com a seguradora do batedor e envia os documentos. Depois, a seguradora envia um perito para fazer fotos do carro e só depois indica uma oficina para fazer o reparo.

Toda essa introdução foi para contar o que vimos na oficina. Logo que entramos, tinha esse cartaz na parede:


Nele, a seguinte pergunta: Para quando você disse que quer o serviço?

E existem 4 opções de resposta:

A: Para depois de amanhã (e o bonequinho ri na cara do cliente!)
B: Para amanhã (e o bonequinho começa a gargalhar na cara do cliente!)
C: Para hoje (o bonequinho já está quase passando mal de tanto rir do cliente que é um idiota em achar que eles têm capacidade para fazer um reparo no mesmo dia!)
D: Para essa manhã (aí, o bonequinho se acaba! Cai no chão rindo do palhaço que contou a piada, ou seja, o cliente que foi nessa espelunca deixar seu carro e ainda acha que o serviço deve ser feito o mais rápido possível!)

Vai de encontro a tudo que aprendi sobre relacionamento com o cliente. É o anti-marketing (ainda se usa o hífen?!). Sério, me amassa que fiquei passada! 

5 comentários:

  1. Sheyla!! Amei seu post! O cartaz è divertidissimo e expressa muito bem a relaçao empresa x consumidor aqui na Italia! As vezes, nas lojas, tenho a sensaçao de estar pendindo esmola! Voce nao?

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    1. Tenho a mesma sensação, Gisa. Eles atendem muito mal por aqui. No Btasil, acho que já evoluímos um pouquinho nesta área, né? Obrigada pelo e-mail. Ela deve estar por aí na próxima semana! bjs

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  2. Será que esse cartazinho se compra no varejo??? Tipo passa num pão de açúcar do bairro e compra, pq vale para qualquer lugar e todos usam ou o dono da oficina pediu que alguém o fizesse especialmente para ele???? rsrsrs! Na dúvida traz uns para cá que serve para váriossss lugares!!!

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    1. Mirella, quando for pegar o carro que, com certeza ficará pronto entre 1 ou 2 anos, pego um e levo! kkkk

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  3. Oi Sheyla! Jà passei meu e-mail e telefone para a Luiza, caso ela precise de qualquer coisa diga para ela me ligar, terei prazer em ajudar! Se ela sò quiser tomar um chocolate quente pode ligar tambem!
    Bjus!

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