11 de janeiro de 2012

Chamonix-Mont-Blanc

Chamonix é uma cidadezinha francesa com 10.000 habitantes e famosa no mundo todo por suas estações de esqui. Fica a 250 km de Milão, aos pés do Mont Blanc, a montanha mais alta Europa, segundo a Wikipedia. Mais alta ou menos alta, não importa. É uma montanha maravilhosa.

Teve um feriado aqui na Itália que caiu numa sexta-feira. Crueldade isso, né? Tivemos que fazer as malas e viajar! Nosso objetivo era ver neve caindo do céu. Eu e as crianças nunca havíamos visto neve caindo do céu. E, como a neve na Itália está escassa neste inverno, resolvemos mudar de País. Marido conferiu a previsão do tempo que garantia neve em Chamonix. Então, resolvido! É para lá que vamos!

Saímos de casa cedinho no feriado. A estrada estava ótima. Bem tranquila. Cheia de túneis. Quando chegamos na fronteira com a França, foi necessário pagarmos um pedágio (beeeem salgadinho - $49 ida e volta) para atravessarmos o túnel do Mont Blanc. Dentro dele, os carros devem manter uma distância de, pelo menos, 150 m e devem andar, no máximo, a 70 km/h. Tudo para evitar acidentes. São mais de 11 km de túnel, imagina um acidente por ali...



Interessante foi a mudança no clima e na paisagem. Na Itália, com a falta da neve e as árvores peladas após o outono, a paisagem era marron e a temperatura estava bem agradável, em torno dos 6o.C. Ao entrarmos na França, ficou tudo branco e a temperatura caiu para -3o. E tinha neve caindo do céu! Duda, na maior inocência, olha pela janela e pergunta: "nós chegamos no Pólo Norte, mamãe?". Gargalhada geral!


Após atravessar o túnel, chegamos rapidinho a Chamonix. Fomos direto para o hotel. Ao fazermos o check in, a atendente perguntou de onde éramos. Guto disse que éramos do Brasil, portanto, brasileiros. Depois, ela pediu nossos documentos. Entregamos as identidades italianas. Aí, foi um nó na cabeça da francesa. Ela olhava a identidade, olhava para o Guto, olhava para a identidade. De repente, um diálogo surreal aconteceu:

Atendente: Mas seu nome, Montella, é italiano. Então, você é italiano!
Marido: Meu sobrenome realmente é italiano, mas eu sou brasileiro.
Atendente: Não. Você é italiano, seu nome é italiano!
Marido já meio irritado: Estou dizendo que não, sou brasileiro. Tenho certeza disso! Meu sobrenome é italiano, mas eu sou do Brasil! Brasil! Please, trust me!!!
Atendente desconfiada: Ok...I trust you.

Eu acho que ela está em dúvida até hoje!

Bom, deixamos as malas, colocamos roupas mais adequadas ao frio e rua! Fomos conhecer a cidade. É uma cidade bem pequena, mas muito movimentada. Tinha gente para todo lado carregando esquis e snowboards nos ombros. As pessoas ficam paradas nas estações de ônibus já vestidas, dos pés à cabeça, com as roupas de esqui! Passam ônibus de meia em meia hora para as várias estações de esqui que existem no Mont Blanc. Como era nosso primeiro dia, só passeamos mesmo e brincamos muito na neve!

Na varanda do nosso quarto! Eles se vestiram e já começaram a brincar!

Na saída do estacionamento

E começaram a fazer bolas de neve

E as bolas foram aumentando...


Rua no centro. Cheia de lojinhas e restaurantes

E as bolas não paravam de crescer!
Rodamos muito e resolvemos almoçar lá pelo centro. Escolhemos, escolhemos e fomos num restaurante que, à primeira vista, parecia legal, mas o atendimento era péssimo. Um francês mal educado, super grosseiro que nem olhava para nós. Não sei porque, somos tão bonitinhos....Nos revoltamos e só as crianças comeram, pois logo que chegamos já fomos pedindo o pratinho deles e não era possível cancelar...

Depois, demos mais uma volta. De repente, as crianças saíram correndo para uma montanha de neve! Quando olhei para cima, eles estavam no jardim de um hotel, estirados na neve e fazendo anjinhos. Muito bonitinho!

Dá pra resistir a um jardim desses?
E gente, como caia neve do céu! Muita! Nos 3 dias em que estivemos por lá, nevou! Inesquecível! Fim de tarde, mais brincadeiras no parquinho do hotel e depois uma piscina quase quentinha por que ninguém é de ferro!




Jantamos no hotel mesmo, pois os pequenos estavam bem acabadinhos e no dia seguinte iriam esquiar. Por sinal, nosso hotel era ótimo. É naquele esquema casinha, com quarto, banheiro, sala e cozinha toda equipada. Não servem café da manhã, mas é possível encomendar pães frescos que são entregues nos quartos. Nós fomos ao Carrefour mais próximo, pois optamos por comprar várias coisinhas para nosso café e lanchinhos. Deu muito certo. O hotel é num estilo faça você mesmo. Não tem arrumação de camas ou troca de toalhas. Se você quiser lençóis esticados, faça você mesmo! Para quem tiver interesse em ir a Chamonix, fica a dica de um hotel limpo, amplo, com piscina, parquinho, garagem coberta, excelente restaurante e atendimento: Résidence La Cordée.

Hotel por fora

E por dentro

Efeito devastador pós neve e piscina!

Tiveram que ser acordados para o jantar
Por sinal, garagem coberta é fundamental na neve. Vimos um carro que devia ter um metro de neve por cima. Só não sei como o dono o tirou de lá. Dá uma espiada.


No dia seguinte, fomos para a estação de esqui de Argentiere. Muito bacana. Não é preciso pegar bondinho, cadeirinha, trenzinho. Nada. Você aluga os equipamentos, anda 200 metros e está na montanha do Piou Piou. Esquiaram o marido, Duda e Dudu. Eu fiquei como assistente do instrutor, catando as pessoas da minha família que desabavam na neve! Estava muito frio (- 11o. C) e no meio da aula precisei tomar um chocolate quente para não virar picolé! Foi divertidíssimo e eles se saíram muito bem. Fizeram 2 horas de aula com um francês chamado Bruno que falava muito bem inglês. Treinaram todo o tempo na montanha do Piou Piou. Marido mandou tão bem que "dominou" a piou piou. Disse que já está pronto para a do Pica Pau ou do Frajola! As crianças já descem a montaninha sozinhas e sabem frear! Questão de sobrevivência!









Depois da aventura, fomos almoçar no centro de Chamonix. Escolhemos muito bem dessa vez! O restaurante era muito legal e a comida, deliciosa. Eu e marido fomos de um prato tradicional por aquelas bandas: raclete! Delícia! Delícia, assim você me mata....Brincadeirinha. É que essa música toca muito aqui na Itália! Lembrei de uma amiga minha, a Lulugolms, que ama raclete! Um absurdo ter uma amiga de toda a vida, louca por raclete, e eu nunca ter experimentado! Adorei! Queria comprar a racleteira do restaurante!


Meus filhotes, super tradicionais, foram de carne com fritas. Adoraram. Saímos, passeamos um pouquinho e voltamos para o hotel. As crianças foram para a varanda brincar com a neve. Impressionante como criança tem energia, né?

No dia seguinte, só deu tempo de brincar um pouquinho e  já era hora de voltarmos para casa! Ainda deu tempo de construírem um boneco de neve lindão.



Atravessamos o Mont Blanc e a temperatura subiu para inacreditáveis 15o! Na Itália, já estamos na primavera...

2 comentários:

  1. Que legal Sheyla! Estivemos rapidinho em chamonix quando saímos da França para Itália, em 2009. Muito bonitinha a cidade... Lembro que comemos macarons. Mas ficamos só umas horinhas.
    O túnel eh impressionante, não eh? Essas regras de segurança foram impostas após um acidente horrível lá há alguns anos... O guia nos contou durante a viagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Linda viagem! Lindas fotos!

    Neve é mesmo imbatível para os pequenos e eu fiquei morrendo de vontade de comer raclete!!! Muito bom!
    Esta belezura de música tb chegou aqui. O pior é que outro dia, na casa de amigos, os filhos pré-adolescentes estavam colocando a Sofia pra traduzir.... Socorro!

    Bjs
    Cinthia

    ResponderExcluir