8 de janeiro de 2012

O último dia

Nosso último dia em Roma foi de chuva. Não que tenha estragado o passeio, mas dificultou bastante. Marido foi cedo para o trabalho e eu fui com as crianças para a Piazza Spagna. Eu havia dito a eles que era uma das praças mais bonitas da Itália e a expectativa deles era grande. Chegamos, demos uma volta na praça que estava sem flores nas escadas, com muitas poças d'água, muitos carros de polícia parados, muita gente andando para um lado e para outro, causando uma sensação de tumulto. Nos posicionamos para uma foto e Duda comenta: "Não achei muito bonita, não". E não é que ela estava certa? Também não achei...


Mas, a nossa aventura estava só começando...Depois da foto, Duda começou a falar que precisava muito ir ao banheiro. Muito, muito, muito. Alguém sabe onde tem banheiro na Pizza Spagna? Eu também não. Comecei a procurar por restaurantes abertos. Nenhum. Achamos um bar/café que estava com as portas fechadas, mas como eu vi duas moças sentadas bebendo alguma coisa, resolvi entrar. Comecei a procurar por um garçon, gerente, proprietário, alguém que pudesse autorizar a ida da criança ao bannheiro. Nada. Ninguém. Duda se contorcia dizendo que precisava muito ir ao banheiro. Achei a porta e falei a ela que podia entrar e quando achássemos a pessoa do bar, eu explicaria a situação. Entra, passa baby wipes, forra e lá foi ela fazer o número 2!

Nisso, o Dudu começa a gritar que também queria, que estava apertado! E eu não acreditava que isso estava acontecendo....O banheiro era o seguinte: uma porta de correr que,  ao abrir, dava para mais 2 portas lado a lado (uma para meninos e outra para meninas) e uma pia. Enquanto todos os meus filhos estavam no banheiro, fechei a porta de correr. Nisso, Duda grita: "Mãe, acabei!". Quando começo a  abrir a porta dela, Dudu grita: "Mãe, mãe, mãe, eu estou preso!!!". Preso, como assim?! Enquanto eu me dirigia à porta da Duda, ele trancou a porta por dentro e não conseguia abrir! Quem conhece o Dudu sabe que ele é mega dramático e grita muito alto quando fica agoniado. Eu tentava girar um pino (como a cabeça de um parafuso) que tinha do lado de fora e nada. Nisso, Duda gritava que já tinha acabado. Pedi ao Dudu que esperasse que iria limpar a Duda rapidinho e voltava. E ele gritava: "Não, mãe, eu tô preeeeeso! Não vaaaaai!". Parecia que eu ia sair do bar tamanho o desespero do menino! Limpei a Duda enquanto conversava alto com Marcello para ele se acalmar. Ele berrava e tentava girar a chave desesperadamente. Pus a Duda para lavar a mão e fui para a porta dele. Tentávamos girar juntos (eu o pino e ele a chave) e nada! E ele berrava! Nisso, a Duda pôs tanto sabão na mão que a pia parecia uma montanha cheia de neve! Eu só pensava: "Calma, vai passar. Isso, na verdade, não está acontecendo, isso não está acontecendo, isso não está acontecendo...".

Vocês se lembram de que ninguém do bar sabia que nós estávamos ali, né? Pois é, de repente, um italiano mega mau humorado abre a porta de correr e pergunta o que está acontecendo ali. Eu comecei a falar rápido em todos os idiomas que conheço. Falava que não tinha ninguém e que as crianças precisavam ir ao banheiro e que eu procurei alguém, procurei mesmo e não tinha ninguém e eu levei os dois ao banheiro e não tinha ninguém e eu tinha procurado alguém e não tinha ninguém e, agora, meu filho estava preso! 

O italiano - com cara de poucos amigos não disse uma palavra - saiu do banheiro e voltou em 30 segundos com uma chave de fenda. Girou e abriu as portas da esperança! Marcello olhou para nós dois e disse na maior tranquilidade em italiano: "Que bom, agora eu vou fazer cocô!!" e fechou a porta! Eu só olhei para o homem, morta de vergonha, e agradeci.

Depois da saga do banheiro, fomos dar uma volta pelas redondezas. Eu queria ir a uma Galleria que tinha visto no dia anterior, mas como sou super localizada, fui parar na Fontana di Trevi! Sem problemas, já que estamos por aqui, vamos fazer pedidos e almoçar! As crianças quiseram ir ao Mc Donalds. Lotado. Arrumei uma mesa ao lado dos caixas. Eles ficaram ali e eu fui para a fila. Eram 5 caixas e 5 filas. Aí, chega um italiano com a filha e fica ao meu lado. Não entendi, mas eu estava na fila e ali continuei. Quando o rapaz que estava na minha frente pegou o lanche e saiu, o "sem fila" pulou na minha frente e começou a fazer o pedido! Não acreditei! Perguntei à atendente se era uma fila única ou não. Ela disse que sim. Eu disse que aquele senhor não estava na fila. Ai, aconteceu o inacreditável! O homem se vira pra mim e diz: "Io ho fatto la mia fila" (eu fiz a minha fila!). O que? Meu sague ferveu e não deixei barato, não. Eu pareço educadinha à primeira vista, mas na verdade existe uma barraqueira aqui dentro! "O que? A tua fila? Quem você pensa que é? A tua fila? A que vale aqui é a minha fila!" e passei na frente e fiz meu pedido. Depois, fiquei pensando que tipo de valor esse pai passa para a filha... Que ela pode e deve tentar tirar vantagem nas situações? Que eles são melhores que o restante do planeta e não precisam ficar numa fila? Cansei dessa confusão mental que existe por aqui quando tem uma fila! Vou fazer a minha parte e ensiná-los que fila é importante deve ser respeitada! Começo amanhã!

Bom, ainda demos uma volta pela cidade e já era hora de encontraramos o marido para voltarmos para Milão. Apesar de ter sido um dia agitado, foi legal! Passear por Roma é sempre maravilhoso! Com banheiro, sem banheiro e até com fila furada!

2 comentários:

  1. Meodeos! Que loucura!! Sempre me disseram que os romanos sao extremamente mal-educados e agora vejo que todos tinham razao! Nunca fui à Roma, sei là, vejo as fotos e elas me metem angustia rsrsrs.
    Quanto à decoraçao no meu blog sim, fui eu que fiz, eu jà fazia no Brasil e agora decidi fazer por aqui tambem. E quer saber? Nas minhas festas tem, tem brigadeiro! rsrsrsrs Descobri que as crianças italianas tambem sao loucas por brigadeiro! ;)
    Que divertido seu post, sempre rio à beça com as confusoes do Marcelo e da Duda.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas histórias!
    Quase nunca tem um passeiozinho normal, sempre rola uma emoção. É assim que a vida fica mais divertida!

    Bjs
    Cinthia

    ResponderExcluir