13 de janeiro de 2012

E foi assim...

Eu estava em crise por causa da idade. Sei lá, 36 ficou longe demais do início dos 30 e perto demais dos 40! Assustei e disse que não queria fazer nada no aniversário. Marido não se conformava, pois sabe que eu adoro comemorar. E amigas existem para fazer a gente mudar de ideia!

A Cris - amiga, vizinha e uma das primeiras pessoas que conheci por aqui - me ligou e perguntou sobre o bolo para comemorarmos. Eu disse a ela, no início da semana, que não ia fazer nada. Ela, na mesma hora disse que pelo menos iria ter bolo! E que seria a responsável por ele.

A outra Cris - amiga, recém chegada a Milão e que temos uma afinidade enorme - me ligou para saber como, quando e onde seria a festa. Falei que estava desanimada e ela, como boa amiga que é, se recusou a ouvir e disse que se a 1a. Cris ia fazer um bolo, ela cuidaria dos brigadeiros e beijinhos. Pronto! Aí, virou festa!

Quase toda sexta-feira, nós vamos a um restaurante que é perto da nossa casa, o La Barcheta. Restaurante bom, ambiente simples, mas muito agradável, atendimento pra lá de especial, preço justo! Quando marido chegou a Milão, no ano passado, sozinho, jantava lá todos os dias e fez amizade com os donos. São 3 italianos muito simpáticos. Um deles é tão apaixonado pelo Brasil que até casou com uma brasileira e fala bem português! Quando cheguei com as crianças, começamos a frequentar o tal restaurante, mas Guto era tão conhecido por lá que logo colocamos o apelido de "o restaurante do amigo". Todos os nossos amigos e parentes que já vieram por aqui passaram pelo "amigo". Não poderíamos comemorar em outro lugar. E como disse meu cumpadre Ricardo: "Então, a comemoração vai ser na "casa" de vocês?!". E é isso, o amigo é a extensão da nossa casa! 

Decididos hora, dia, local e a razão, bastava chamar os amigos! E foram todos! (eu super tenho uma crise - pré aniversário - de achar que ninguém vai na minha festa! Todo ano tenho essa angústia. Acho que nem Freud explica!) E tomamos vinho, e cerveja, e comemos focaccia, e comemos massa, e pizza, e bolo, e cantamos parabéns em português, e teve brinde e sim! Teve brigadeiro!!! E foi tão bom que o restaurante fechou e nós nem vimos. E o dono italiano/brasileiro ficou sozinho por lá só para que nós pudéssemos ficar mais um pouquinho!


Esperando os convidados

Filhote que disse que meu presente era ele se comportar bem o dia todo!
Marido que me deu essa festa linda! E um Fan di Fendi,
porque todo mundo merece um Fan di Fendi!

Filhota que me deu de presente o abraço mais apertado do mundo!
Bolo e brigadeiros!! Delícia!


As amigas!
Dani, amiga querida, que não estava na outra foto e João Carlos

Cris e Cléber que vão conosco toda sexta ao amigo!

As minhas duas Cris!

A mesa das crianças! Brincaram muito!

Dá pra pedir mais da vida? Não, né?


Fato curioso: Aqui na Itália, as pessoas perguntam, sem rodeios, a sua idade. Logo pela manhã, encontrei o Flávio, marido da Cris 1, e ele me deu os parabéns e perguntou: "Quantos anos você está fazendo?" No susto, respondi rápido: 36. Aí, fui pegar as crianças na escola e fomos a um aniversário. Uma das mães sabia que era o dia do meu e contou para as outras. Rapidamente uma se virou e perguntou: "Quantos anos?". Pensei:  Meu Deus! Entrei num Universo paralelo em que todos têm que saber a minha idade?! e respondi. Outra mãe, do outro lado do salão, veio me cumprimentar e também fez a famigerada pergunta! Aí, basta! Respondi que havia me esquecido! Que raio de costume é esse?! Só sei que minha mãe iria adorar comemorar o aniversário dela na Itália!!

10 comentários:

  1. Falando nisso, quantos anos sua mae tem?

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, se eu respondo, sou uma pessoa morta!

    ResponderExcluir
  3. Entendi. Grato pela resposta. Minha avoh tambem eh assim. Imagino, pelo que voce escreve, que elas sejam contemporaneas. Esse pessoal mais antigo eh cheio de mania, concorda?

    ResponderExcluir
  4. Marido, para de sacanagem que vc sabe que sua sogra não gosta dessas gracinhas!

    ResponderExcluir
  5. Foi bem animada a comemoração!! Que bom! Em fev, comemoramos de novo!
    Quero conhecer o restaurante do amigo!!! E o brigadeiro, fica igual? Importaram o leite condensado???? rs

    ResponderExcluir
  6. Mirella,
    O brigadeiro da cris é o melhor que já comi! Muito bom mesmo. Faz com nescau, leite, leite condensado e manteiga. Maravilhosos!
    Vende leite condensado aqui. 12 lata por 26 euros! igualzinho ao nosso!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. O aniversário foi animado. Gostei!!! E Guto, qdo igualar a idade com a avó dele vai poder falar abertamente, que isso de não querer contar idade é de alguns... Minha mãe por exemplo, "entregava" a dela (e ela era super vaidosa) em compensação minha sogra, pacatona, sempre fugia do assunto.
    Acho muito deselegante (como diz a Sandra Annemberg da GLOBO) perguntar a idade de uma mulher.
    Gostou, Gutinho?

    ResponderExcluir
  8. Eu que sofro, não posso esquecer que não existem datas em nosso relacionamento. HAHAHAHA.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Feliz aniversario atrasado! Que chique, tinha atè brigadeiro! rsrsrs
    Tudo de bom e muitos e muitos anos de vida!

    ResponderExcluir