3 de janeiro de 2012

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo

Fomos passar o reveillon em Roma. Na verdade, iríamos passar em Milão mesmo, mas marido tinha que trabalhar em Roma na segunda, dia 02. Aí, não tivemos dúvida. Fomos no sábado e voltamos na segunda depois do trabalho dele.

Dessa vez, fomos de trem. E gente, super aconselho fazer isso. Viajamos pela Freccia Rossa. Um trem bacanão que vai a 300 km/h. Tem wi fi, serviço de bordo (lanchinho gostoso!), cadeiras super confortáveis, banheiros limpos. Confesso que eu curti mais do que as crianças. Fiquei até meio boba. Eu era meio traumatizada com essa história de trem....quando estive na Europa há 10 anos atrás, de férias com o marido, andamos muito de trem, mas eu traumatizei com a viagem que fizemos de Veneza para Paris. Foram 9 horas num trem velhinho, numa cabine com 6 (isso mesmo, SEIS!) caminhas. Não tinha nem lugar para as malas. Eu e Guto estávamos nas caminhas do meio. Parecia um caixão. A 30 centímetros do meu nariz, estava a caminha de cima. Para iluminar o caixão, ops, a cama, uma lanterninha mínima. Dormir? Impossível. Eu não via a hora daquela viagem acabar. Ainda bem que o destino era Paris e isso aliviou todo o sofrimento, mas traumatizei com a experiência.

Todo mundo acupado na viagem e eu tagarelava sem parar

Ninguém me dava bola...
Bom, chegamos, fomos ao hotel, deixamos as malas e fomos direto para o Coliseu. Nós e as torcidas do fluminense, botafogo, vasco e flamengo! Estava lotado! Nem conseguimos entrar, pois a fila dava a volta no monumento. Contamos a história do Coliseu para as crianças, as lutas para "entreter" o povo, a crueldade, os terremotos que o abalaram, os saques feitos em sua estrutura. Eles adoraram. E perguntavam e muito. Da próxima vez, alugo um guia.




A rua estava toda fechada, pois estavam montando um palco gigantesco para os shows em comemoração ao Ano Novo.



Contiuamos nosso passeio pelo Foro Romano (explica para uma criança de 6 anos que ali era o centro político, religioso e comercial. Vai, explica. Quero ver você conseguir. Te desafio! Duda queria saber absolutamente tudo sobre o Foro!), Monumento Vittorio Emanuele, Via del Corso, Pantheon, Fontana di Trevi e Piazza Navona.  




Acharam o Vittorio Emanuele lindo. No caminho para a Fontana di Trevi, encontramos a igreja de San Marcello. Dudu vibrava, pulava, ria e gritava, dizendo que era o Santo dele. Uma graça. Não, não demos o nome dele pensando no São Marcello, mas uma benção a mais não faz mal pra ninguém!





Adoraram a Fontana que estava tão cheia, tão cheia, que carnaval em Salvador ficou parecendo dia de missa em comparação a ela! Eles jogaram moedinha e fizeram pedidos (Dudu pediu um homem aranha. Eu aguento?! Duda não me contou e disse que se contar, o desejo não se realiza!). Depois, fomos ao Pantheon. No caminho, encontramos uma igrejinha com um presépio lindinho.






O que eles mais gostaram foi, por incrível que pareça, do Pantheon. Eles adoraram o buraco no centro e o fato de que, quando chove, molha lá dentro. Além disso, ficaram impressionados com as pessoas que estão enterradas ali. Queriam saber quem eram, quando morreram, o que faziam...




No final da tarde, chegamos a Piazza Navona que estava tomada por uma feira. Brinquedos, barraquinhas de comida, de doces, shows de todos os tipos de artistas de rua. Diversão para toda a família!

É lá que fica a Embaixada do Brasil! Nós 4 adoramos ver nossa bandeira espalhada por aí! E por sinal, brasileiro espalhado por aí é o que não falta. Encontramos dezenas pelas ruas de Roma!




Vimos um show de bolas de sabão gigantes e as crianças tentavam estourar as bolas o tempo todo. Coitado do artista. Foram no carrossel e, quando já estávamos saindo, um palhaço estava fazendo um show e, bem na hora em que estávamos passando, ele jogou um cachorrinho de pelúcia na nossa mão. Marcello gargalhava e ficamos para assisti-lo. No meio do show, ele chama um bambino e Marcello grita alto: Io, Io, Io!!! O palhaço o chamou. E foi muito engraçado! E meu filho ficou realizado!





Na volta, as crianças estavam muito cansadas, mas eu queria muito ver a Via del Corso iluminada. Fomos para lá, tiramos fotos enquanto os dois descansavam na calçada. Depois, Dudu gritava: Taxi, eu quero um taxi!!! Eita menino mal acostumado....



Só a capinha do Batman...
Voltamos ao hotel para nos arrumarmos, pois tínhamos reserva num restaurante para a ceia. Gente, que restaurante! Maravilhoso! Comida deliciosa, atendimento perfeito (é uma osteria, um negócio de família e quem atende são os donos e seus filhos. Esse tipo de restaurante é muito comum na Itália) e ambiente agradável. Se chama Ristorante Cannavota. Foi uma bela maneira de fechar um ano tão especial como 2011.



Amanhã eu volto com o nosso 2o. dia em Roma.

Ciao! Ci vediamo doppo!

Um comentário: