10 de maio de 2013

Muitos quilômetros rodados

Aqui também foi feriado no dia primeiro de maio, uma quarta-feira. Aí, resolvemos transformar um feriado no meio da semana em um grande feriado particular: enforcamos a quinta e a sexta! Com 5 dias à disposição, as possibilidades de viagens eram muitas. Pensamos em Paris e Berlim, mas o preço das passagens estavam exorbitantes por causa da possibilidade do feriadão. Decidimos ficar pela Itália mesmo. Ótima pedida! Ô País cheio de coisa diferente pra se ver!

Nosso roteiro foi o seguinte (fizemos tudo de carro):

Milão - almoço em Viterbo (cidade onde Marido morou nos anos 90!) - Praiano (uma cidadezinha da Costa Amalfitana) - Pompéia - Montella (cidade do nosso sobrenome! Chique, né não?) - Maiori -  Amalfi (outras cidades da Costa Amalfitana) - Positano - Sorrento - San Gimignano (cidade mara da Toscana) - Lucca - Milão. Ufa!

Dia 1

Saímos de Milão por volta das 7 da manhã e chegamos por volta do meio dia em Viterbo. Quando estive de férias na Itália há alguns anos, marido me levou pra conhecer a cidade onde ele havia morado. Marido veio pra Itália pra fazer uma pós graduação na área dele. Ficou num apartamento com outros 3 brasileiros e a experiência foi inesquecível. Se bem que na vida dele, inesquecível mesmo sou EU! Né, marido? 

Eu lembrava de uma cidade murada bem lindinha com uma rua para pedestres muito movimentada e cheia de lojas e restaurantes, uma igreja grande e uma praça. Além disso, almoçamos numa micro cantina que se gabava de ter mais de 170 opções de molhos para comer com espaguete. La Cantinella era o nome. Ah! Na minha primeira visita à cidadezinha medieval, fomos a umas termas a céu aberto que têm por lá e ao prédio que marido morou. Muito bacana.

Nesta nova visita, reconheci o muro, a ruazinha do comércio, achei a igreja e a praça. A cantina mudou de lugar e virou La Spagheteria. Mas não almoçamos lá. Entramos na cantina às 12:50 e a proprietária, com super foco no cliente, disse que não podia nos receber pois só abriria às 13:00! ÃH? A cidade vazia, entram 4 pessoas, 10 minutos antes do horário "oficial" e ela nos colocou pra fora?! Euzinha, se fosse dona da cantina, receberia as pessoas, ofereceria uma bebida, um pãozinho e explicaria que a cozinha abriria rapidinho, em 10 minutinhos. Mas...euzinha não sou dona de restaurante na Itália...então, não vale isso, né? Bom, è così...saímos e entramos em um restaurante bem pequenino e charmoso.

Antigo La cantinella
Me recuso a colocar a foto da nova! Humpf!

O prédio do marido foi quase um parto pra achar (acho que a cidade cresceu!). Marido disse que muita coisa mudou na região que agora tem até supermercado bem na rua da frente. Fomos à escola que ele estudou e almoçamos num restaurante pequenino e delicioso.

Marido morava nesse 1o. andar!

  

Muro super conservado da cidade

As ruas estavam vazias por causa do feriado


Única foto que temos no restaurante...fora de foco!
Passamos 2 horinhas em Viterbo e seguimos viagem rumo a Praiano. A Marcella, nossa GPS, disse que chegaríamos em 4 horas. Só que a Marcella não conhecia o poder da Circumvesuviana em dia de feriado!! Esse palavrão aí é o nome da estrada que passa por todas as cidades da Costa Amalfitana. É um trecho, super estreito, encravado nas pedras, com 60 km e que vai de Sorrento a Salerno. Nessa estrada você pode ver de um lado, as montanhas de pedras, com as cidades encravadinhas (pra cima ou pra baixo), do outro, um precipício e o mar. Lindo e perigoso! Simplesmente, a estrada mais tensa que já vi. 

41 km/h! Na hora da foto, estávamos correndo! A média é 20 / 30 km/h


Além de estreita, é preciso buscar seu espaço entre os grandes ônibus,
as milhares de motos, ciclistas, pedestres e carros estacionados
ao longo da via. Coisa de doido! Ali, vaga boa é vaga no meio da estrada

Antes de irmos, pesquisei bastante sobre a Costa e li que quem quisesse apreciar a vista, que é maravilhosa, não deveria ir de carro, pois é impossível olhar para o mar e dirigir ao mesmo tempo. Achei um exagero, mas agora deixo claro para quem quer ir para aquelas bandas: quer aproveitar a vista na estrada? NÃO VÁ DE CARRO. Existem opções de transporte saindo de várias cidades como trem, ônibus ou barco. Você pode fazer sua base em qualquer uma delas e contratar passeios ou apenas comprar a passagem do trem ou ônibus. Cada vez que eu via marido dando uma esticadinha de pescoço para uma espiada rápida, eu dizia "Uiii"! Tenso demais!

A ideia, no primeiro dia, era chegar, deixar as coisas no hotel e seguir para Amalfi, a 10 km de Praiano mas, não rolou. Marido tremeu nas bases só de pensar em encarar a circum (tô íntima!) de novo! O que piorou nossa situação foi o feriado. Toda a população de Nápoles foi para o mesmo lado que nós e o engarrafamento estava gigantesco. 

Escolhemos Praiano depois de uma longa busca por hotéis na internet. Os hotéis que me recomendaram em Sorrento não comportavam 4 pessoas no quarto e, como teríamos que pegar 2 quartos, o preço ia para as alturas. Ficar em Nápoles passou pela nossa cabeça, mas quando imaginamos sair todo dia daquele caos de cidade grande para ir para as outras cidade, desistimos. Tentamos Salerno, mas ficaria distante das cidades mais no início. Aí, vimos uma avaliação excelente de um hotelzinho em Praiano. Entre Amalfi e Positano (dizem, a praia mais charmosa da região. Mas, há controvérsias!). O que nos conquistou foi o fato do Tramonto d'Oro ter estacionamento, quartos amplos e um terraço maravilhoso com vista para Positano. A escolha não podia ser melhor. Praiano fica bem na metade da circum, o que facilita ir para um lado ou para outro. Além disso, a relação custo X benefício foi adequadíssima. O atendimento de primeira qualidade é um diferencial (é da mesma família há 60 anos e eles moram no próprio hotel! Conhecemos a dona, uma senhorinha muito simpática e a filha dela que cuida de tudo por lá). O restaurante é excelente. E ainda tem piscina no terraço mas, o que mais  chamou a minha atenção, foi o foco na satisfação do cliente. É um hotel em que eles fazem tudo pra facilitar sua vida. Não tem cotoletta no cardápio, mas as crianças querem? Eles dão um jeito e fazem. Não tem serviço na piscina em baixa temporada, mas as crianças querem almoçar sem sair de lá? Eles fazem e ainda servem lá em cima! Não está funcionando o canal de desenhos infantis? Eles arrumam na mesma hora. Precisa de 4 senhas para a internet? Eles fornecem e isso tudo sorrindo! Voltaria com certeza ao hotel, mas antes, compraria um helicóptero para chegar lá. Ô estradinha traumatizante...

O hotel é interessante, pois ele é para baixo. Como fica no morro/montanha de pedra. Você estaciona o carro na altura da circum e entra na recepção. Aí, pega o elevador e desce 3 andares, no caso do nosso quarto! A piscina fica acima da recepção. Só isso tem pra cima. Ah! Para ir à praia da cidade, tem uma passagem no hotel. Basta descer 400 degraus e voi la! Ah! E lembre-se de que tudo que desce, sobe! E aí? Vai encarar?

Voltando ao finalzinho do nosso primeiro dia...

Marido exausto + criancinhas famintas + vista inacreditável do restaurante do hotel = vamos ficar por aqui mesmo!

Estacionamento do hotel, um diferencial na região
Tá vendo aquela gradinha ali em cima do predio branco?
É a piscina

Terraço do restaurante do Tramonto

Vista para Positano! Ô vida dura!

Terraço e vista da cúpula da igreja de Praiano

Depois do jantar, cama!! O dia 2 foi inesquecível. Vai perder?

Nenhum comentário:

Postar um comentário