11 de maio de 2013

Costa Amalfitana - Dia 2

Acordamos cedinho, pegamos a estrada bella e maledetta e fomos para Pompéia. Quando nos aproximamos de Nápoles, já era possível ver o Vesúvio, o vulcão que destruiu Pompéia em 79 d.C.




Chegando em Pompéia, basta seguir as placas das ruínas que se chega em alguma das 2 portas de entrada do sítio arqueológico. Super fácil. Nós entramos pela Piazza Anfiteatro. Eu li algumas coisas sobre a cidade e fui contando para as crianças. É incrível como eles se interessam por história! 

Compramos os ingressos lá mesmo (11 euros por pessoa, crianças não pagam). Na bilheteria é possível alugar áudio guias para facilitar o entendimento daquilo que se está vendo. Como tínhamos apenas umas 2 horinhas para rodar por lá, não pegamos o áudio. Aí, logo na entrada, ficam alguns guias oferecendo seus serviços. Também não pegamos um guia. Os bonitinhos aqui acharam que com o mapinha que ganhamos e minha leitura prévia seria fácil, fácil identificar as coisas por lá. Ledo engano. Pompéia era uma cidade. Aliás, é uma cidade. E é grande como uma cidade. Sentiu o drama? 

Eu havia lido que, no ano de 79, o vulcão acordou de forma muito violenta, jogando pedras pomes pelos ares e gases venenosos. Aliás, foram esses gases que mataram as pessoas e não a lava. A lava matou a galera que morava em Herculano, cidadezinha pertinho de Pompéia. As pessoas também morreram com as pedras voadoras que destruiram os telhados das casas, lugar para onde a maioria correu quando começou o "inferno na terra". Foi tanta cinza por ali (3 dias de escuridão) que a cidade ficou 1.600 anos encoberta em 10 metros de cinzas. Esse é um dos motivos do excelente estado de conservação das coisas por lá. Ela só foi descoberta porque um cara quis construir um canal para mudar a direção do rio e, quando começou a cavar....surpresa!

Nós começamos a visita pelo anfiteatro. Impressionante! Como aquele negócio enorme pôde ter ficado encoberto por tantos séculos?





Quando saímos do anfiteatro, encontramos um cidadão se oferecendo como guia. Pediu 20 euros. Dissemos não, pois não havíamos muito tempo e continuamos. Aí, o negócio começou a complicar! Tem rua pra direita, pra esquerda, pra frente, pra trás. Vai pra onde, amigo? E começamos a tentar ler o mapa. E rodamos e saímos no anfiteatro de novo. O guia, vendo a cena, se aproximou e começou: vocês já viram os corpos encontrados nas escavações? Não... Vocês já foram no cemitério? Tem uma vista incrível do vesúvio lá! Não...Vocês viram as sinalizações dos bordéis? Não...Vocês querem me dar uma propina e eu mostro algumas coisinhas pra vocês? Sim! Só que aí, eu vacilei. O malandrão começou a falar que sem um guia era impossível ver as coisas principais. Eu expliquei que havíamos pouco tempo e ele soltou essa: "mas eu posso mostrar as principais coisas por 20 euros e em meia hora!" A manézona aqui: "claro!!" De uma propina, acabei fechando meia hora por 20 euros que, aliás, era o preço de um passeio COMPLETO! Seguiu o raciocínio? Preciso desenhar? Fui engabelada pelo guia de Pompéia! Marido queria me trucidar quando tirou 10 euros da carteira e eu disse que eram 20! Tolinha, eu...ai, ai.

Mas, como tudo tem seu lado bom...as explicações do guia foram ótimas. Visitamos o cemitério onde só as pessoas ricas tinham direito a uma estátua de corpo inteiro. Se fosse classe média, só o busto. Pobre? Tinha direito a uma pedra e olhe lá! Pompéia era um local de férias dos Romanos endinheirados e ali rolava uma suruba danada. Tem várias imagens de pênis espalhadas no local. Pedras no chão com o desenho, indicavam que as pessoas estavam na direção certa para um dos muitos bordéis da cidade. Segundo o guia, a mulherada trabalhava nessa área para ganhar sua independência financeira. Seria melhor se tivessem criado uma rede de esgoto para a cidade! Mas, quem sou eu pra julgar alguém?!





Bordel - Charmoso, não?

Os corpos são impressionantes. Alguns em posição de proteção, fetal.  Alguns com cara de sofrimento. Difícil de olhar. Eu não consegui nem tirar fotos. Marido tirou, mas não vou colocar por aqui, não. O guia nos mostrou até um pedaço de osso de um corpo, para provar que é de verdade. 

Com o guia aprendemos que só as famílias ricas tinham água em casa. Então, nas casas em que podemos ver fontes, banheiras e piscinas termais eram as casas da turma do dinheiro. Os pobres tinham que pegar água numa das diversas fontes espalhadas pela cidade. Aliás, essas fontes serviam também como ponto de encontro já que as ruas não tinham nome na época. Se amigos quisessem se encontrar, bastava dizer: te encontro na fonte da lua hoje a noite! Pronto. Além disso, Pompéia não tinha rede de esgoto. Era a céu aberto mesmo. Imagina o cheirinho do local?! Como os dejetos corriam pelas ruas da cidade, a galera da urbanização colocou pedras enormes para as pessoas atravessarem a rua e não sujar os pés, sapatos, vestidos etc.

Boteco da época

Casa da galeira endinheirada

Pra não pisar no cocô - Keep Walking

SPA - tinha água quente pra todo lado. Por que será? Um certo vulcão
pode ser a explicação

Fontes / Ponto de encontro

Tá rolando lá em Pompéia, o projeto Pompéia Viva. Estão aproveitando o espaço dentro de alguns monumento para replantar as parreiras da época áurea da cidade e recriar os vinhos degustados por lá. Muito bacana.




Olhas as parreiras lá embaixo!

Fomos parar numa praça gigantesca e muito legal. Cheia de monumentos. As crianças viraram estátuas da antiga Basílica. Guto e Duda foram num boteco e conhecemos umas termas chiquérrimas e muito bem conservada. É impressionante!






Estátua de igreja maneira!
Saímos de lá muito mais tarde do que imaginávamos! A ideia era ir ao Vesúvio que, segundo o google maps, ficava a 10 km de Pompéia. E fica mesmo! Se você for a pé! De carro dá uns 24 quilômetros! Estradinha muito estranha...acabamos chegando perto do pezinho dele e seguimos viagem.

Fomos para Montella, uma cidade de 7.000 habitantes. O sobrenome do marido, que eu adquiri depois de casada, é Montella. E a origem é italiana. Achei emocionante chegar na cidade. Acho que gostei mais do que o marido! Quando vimos algumas poucas pessoas na rua perguntei a ele: "você está percebendo alguma semelhança física sua com essas pessoas?". Ele me olhou com uma cara...acho que quis dizer que NÃO! hahahaha

A cidade estava vazia. Acho que quase todos os habitantes emendaram o feriado e foram pra Costa Amalfitana! Minha teoria. Será? Mas, é muito bonitinha. Tiramos foto na plaquinha da entrada da cidade, num monumento aos soldados de Montella mortos nas guerras, na praça e na igreja, claro. Não conseguimos comprar nem um souvenir. Tudo fechado. Pena. Mas, valeu a visita! E você? Tem cidade com seu nome?








E você acha que nosso dia acabou por aí? Claro que não! Voltamos para a circum. Passamos por Salerno (cidade grande!), Maiori (até descemos pra tirar uma foto na orla) e paramos em Amalfi. Gracinha de cidade. 

Olha a Circumvesiviana aí, gente!

Uma loja de cerâmicas em Salerno

Praia em Maiori - Isso é pedra, viu?

Calçadão em Maiori

"Avenida Atlântica" de Maiori
Maiori foi uma grata surpresa. Para ir a praia, não é preciso nem subir, nem descer. Muito prático. E tem um calçadão simpático também. Mas, nosso objetivo era chegar a Amalfi. E conseguimos! E fica uma dica: pra quem está na direção Salerno - Amalfi, tem, bem na entrada da cidade, um estacionamento coberto. Ele é mais barato que estacionar pelas ruas da cidade. O estacionamento custa 3 euros a hora/fração e na rua custa, absurdos, 5 euros a hora/fração! 

O estacionamento tem um túnel que te conduz à cidade. Saímos na rua da praia, praticamente. A vista é bacana, mas a praia...bom, é praia com pouco espaço e pedra. O mar é lindo, mas as nossas praias do Brasil dão de mil naquelas ali, sinceramente. Até na Itália têm outras praias mais bacanas. Viareggio, por exemplo. Mas, a cidade é charmosa demais. Rodamos pelo centrinho e tomamos uma cerveja, curtindo o por do sol.



Túnel do estacionamento

As crianças queriam ir para a praia



Calçadão charmoso de Amalfi

Gracinha, né?


Esacionamento nas ruas da cidade

Pracinha de Amalfi

Igreja! As crianças subiram e desceram umas 10 vezes essas escadas!

Dia cheio! Resolvemos jantar no hotel! Vista por vista, a nossa era maravilhosa!! Banho e cama!

E continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário