3 de fevereiro de 2013

Breuil -Cervinia

Antes de ir ao Brasil, resolvemos curtir um pouquinho o período de neve na Itália. Resolvemos ir a Breuil-Cervinia, uma micro cidade no Vale D'aosta, quase na Suíça. 

Na verdade, reservamos um hotel em Valtournenche, uma cidade de uma rua só, cheia de hotéis e restaurantes, a 10 km de Cervinia. Chegamos no sábado, deixamos as coisas no hotel e fomos direto para a montanha. Por sinal, o esquema é muito bacana. Ao lado da funivia, existem vários estacionamentos. Basta achar uma vaga, comprar os bilhetes e subir. Simples assim. É lógico que não sabíamos disso no primeiro dia e paramos num estacionamento no meio da cidade. Tivemos que andar uns 800 metros até chegar a uma escadaria que nos ligaria à funivia. Tranquilo também. Nessa viagem, a família da Cris e do Kléber foram conosco. A Cris entendeu que tínhamos que levar um trenó que ela havia comprado quando morava na Holanda, pois ela achava que as crianças iriam curtir demais na montanha etc e tals. Sobrou foi pro Kléber que passou uns 40 minutos, no estacionamento, num frio de rachar, montando o trenózinho. Além disso, ele foi o responsável por carregar aquele trambolho o dia todo...e, quando chegamos lá em cima, tinham milhares iguais para alugar por 6 euros...

O quebra cabeça

Enquanto esperavam a montagem do trenó, as crianças acharam uma montaninha de neve!
Ah! Quando estávamos na estradinha que vai para Cervinia, vimos uma montanha enorme, triangular. Ué?! Não é a mesma montanha de Zermatt? O Matterhorn? A Duda gritava: o Matterhorn! E não é que era! Só que do outro lado. Aí que fomos perceber aonde estávamos. É tudo muito perto por aqui! Na estrada, entre Valtournenche e Cervínia, tem uma super funivia que vai pra onde? Zermatt! Tudo interligado! Já éramos íntimos da montanha! hahaha Só que do lado italiano, ela se chama Monte Cervinio. 


Então é pra lá que vamos! Subimos nem 10 minutos e desembarcamos na primeira estação. Que lugar bacana. Super estrutura com aluguel de material, escola com instrutores, bares, restaurantes, banheiros com buraco no chão, música! Isso mesmo! Música alta e quando chegamos, sabe o que estava tocando? Bará bará bará Berê berê berê! A música pode não ser das melhores, mas é brasileira! E só isso importa!

Olha o visual enquanto ouvíamos o suprassumo da MPB:


Os maridos contrataram um professor de ski pra eles e as crianças, o Rino. Um senhor italiano que é professor há 40 anos. Com muita paciência e um estoque de chocolate no bolso que ele recompensava o esforço dos pequenos. Uma graça. Eu e Cris ficamos por conta da logística com as crianças. Veste menino, troca roupa de menino, levanta menino que caiu, incentiva menino, ajuda menino a sair da esteira, filma menino, tira foto de menino, alimenta menino, compra água pra menino, separa briga de menino. Só isso!



Todos começaram na montanha baby. Me surpreendi com meus filhos! Rino disse que, no dia seguinte, já podiam ir para a montanha maior. Ai que medo! Mas, os danadinhos pegaram o jeito mesmo! Incrível! Depois de uma hora de aula (pais e filhos) na baby, Rino colaborou com marido e Kléber e os levou para a montanha maior. Eu e cris ficamos brincando com as crianças. Aí, usamos o trenó!











No meio da brincadeira, Dudu começa a gritar que o pé dele estava congelando (tá vendo porque a mãe não pode fazer aula?). Quando fui olhar, tinha entrado neve na bota toda! Muita! Saí correndo com o menino pra loja onde alugamos o equipamento. Tirei a roupa dele que estava ensopada e gelada. Molhou a calça térmica e as meias. Sorte que na lojinha tinha uma calça térmica com pézinho...na verdade, era uma meia-calça, mas se eu falasse isso pro Dudu, ele não iria vestir....a moça colocou as botas numa forma que saí um vento quente muito forte e, em 15 minutos, estavam secas! Vesti o moleque que saiu correndo pra neve de novo!

Enquanto brincávamos com as crianças, eu e Cris vimos o carrinho dos salva vidas sendo ligado e e uma equipe foi para a montanha onde estavam nossos maridos. Me lembro de ter dito à Cris: espero que não seja nada com um dos nossos. Doce ilusão. Depois que voltaram, os maridos contaram o que houve. Guto, há muitos anos, fez uma cirurgia para refazer o ligamento cruzado e teve que colocar um parafuso no joelho. Para esquiar, é preciso saber frear e, para frear, é necessário dobrar as pernas e quase encostar os joelhos deixando os pés afastados. entendeu? As pontas do ski se encontram na frente e atrás devem ficar bem afastadas. Como a montanha era grande, eles tiveram que frear muito. Resultado? O pino do joelho saiu do lugar e marido desmaiou de dor! Só isso. E vocês acham que ele parou com a brincadeira depois disso? Claro que não! Disse que dor só dói e foi para seu novo parque de diversões...o resultado disso foi um joelho mega inchado e 2 infiltrações.

Depois de 4 horas na montanha, descemos para a cidade. As crianças queriam patinar no gelo. Cervinia é bem pequena. Com uma rua principal onde ficam o comércio e os hotéis. Charmosa, cheia de pontes pequenas e bem limpinha. Achamos o tal bar que tinha pista de patinação. Nem preciso falar, se esbaldaram!





Tinham duas mesas ocupadas no bar. A nossa e a outra com uma família de brasileiros que mora na Suiça, mas vem sempre para a Itália, pois é muito mais barato. Jura? Nem tinha percebido. Eles têm uma filhinha de 5 anos que logo ficou amiga da Dudinha.

Depois da patinação e muito glu vine (vinho quente), voltamos para Vatournenche para jantar. Encontramos um restaurante ótimo. Simples, barato, para todos os gostos. Jantar, hotel, banho (por que nós somos limpinhos!) e cama! Todo mundo morto.

No dia seguinte, tudo de novo! Menos a patinação, pois tínhamos que pegar a estrada para voltar pra casa....mas, vocês pensam que Cervinia acabou por aí? Gostamos tanto que voltamos no final de semana seguinte! Mas, aí, é outro post!

4 comentários:

  1. Ai que fim de semana mais lindo! Amo saber das tuas viagens e experiências Sheyla! Principalmente porque os passeios ficam lindos para os grandes e para os pequenos também! Acho o máximo! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu post!! Acabei de voltar de Cervinia!! Realmente, a estação de esqui é muito bem estruturada, nos dias em que fui peguei um pouco de ventania e neve forte, o que atrapalhou um pouco o ski, mas em geral, gostei muito das pistas.

    Estou montando um blog com alguns posts sobre Cervinia, se vc quiser dar uma olhada:

    http://viajandosemtedio.blogspot.com.br/

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eliane!!! Viu olhar seus posts, sim!! Amamos aquela regiao e pretendemos voltar o quanto antes!

      Excluir