3 de janeiro de 2013

O que entra, debita, o que saí, credita!

Duda veio me perguntar, muito preocupada, o que ela precisa saber para ser "artista de pintar quadro" e o que era faculdade. Expliquei que é preciso entrar na faculdade para se ter uma profissão. Se ela quiser ser veterinária, deve fazer o curso especifico pra isso. Aí, ela me perguntou como faz para entrar na tal faculdade. Expliquei que era necessário fazer uma prova, chamada vestibular, e que as pessoas com as melhores notas, entravam. Aí, ela me perguntou o que caía na prova. Expliquei que são provas de português, matemática, geografia, história etc. Ela, que ainda não tem facilidade com a matemática, ficou muito preocupada, dizendo que não iria passar na prova. Disse a ela que a achava muito nova para ter esse tipo de preocupação,  que ela ainda é pequena e terá muito tempo para estudar e aprender. E Duda foi para o quarto.

Nessa hora, minha mãe, que acompanhava o "inquérito" disse que percebeu a Duda muito preocupada com esses assuntos, que achava que alguém tinha lhe passado uma certa ansiedade, pois elas haviam conversado um pouco antes sobre isso. Perguntei à minha mãe o teor da conversa e ela me disse que foi basicamente o mesmo e que Duda havia perguntado qual faculdade ela havia feito. Minha mãe falou que tinha formação em contabilidade e Duda, curiosa como só ela, perguntou do que se tratava. Minha mãe animada, pegou caneta, papel e começou a escrever numa coluna DÉBITO, na outra CREDITO. Ainda escreveu LUCRO e RESULTADO! "É Assim Duda, tudo que entra, debita e tudo que saí, credita! Entendeu?" Isso mesmo caro leitor, minha mãe deu uma aula de contabilidade básica para uma criança de 7 anos!

Depois que ela me contou isso, ela mesma teve um insight! "Aí meu Deus, fui eu que passei ansiedade pra ela! Tadinha, como ela vai saber o que é crédito, debito e resultado?!". E lá foi a avó explicar para a neta que a aula anterior era para um adulto entender e que ela, realmente, não precisava se preocupar com essas coisas nesse momento...

E você? Entendeu? É assim: tudo que entra, debita e tudo que saí, credita!  Semplecimente così!




2 comentários:

  1. Oi Sheyla... quanto tempo... ando meio sumida.... ainda to me recuperando do baque... queria te desejar um feliz 2013!!
    Sua mae tà aqui na Italia?? Vou ler os posts pra ver se eu descubro...
    bjos!
    Ahh... sou nota zero em contabilidade (me formei em tecnico contabil pagando pra alguem fazer minhas provas pq sempre odiei isso) mas... nao seria o contrario?? Bohh...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. hahahaha vou ser sincera, nem eu entendi! pobre dudinha! rs

    ResponderExcluir