11 de novembro de 2012

Interlaken

Foto: www.zurich.ibm.com



Interlaken significa "entre lagos". A cidade, super charmosa por sinal, fica entre dois lagos enormes: o Thun e o Birenz. Além deles, fica pertinho de uma das maiores cadeias montanhosas da Suíça. Sua localização garante turismo o ano todo. Mas, é no verão que a cidade "bomba" mesmo. Nos disseram que fica muito lotada, pois as pessoas aproveitam os lagos e as possibilidades de trilhas nas montanhas. 

A cidade é pequena, com aproximadamente 5.800 habitantes, cheia de canais, lojinhas e restaurantes. Mas, o que chamou nossa atenção foi a quantidade de turistas japoneses. A cidade estava lotada de  japoneses por todos os lados. Aliás, os japoneses dominaram a Suiça! É japa pra todo lado. Japa sozinho, japa em grupo grande, japa em grupo pequeno, japa novo, japa velho, japa adolescente, japa em família, japa para todos os gostos. Impressionante! Perguntei para o garçon de um restaurante o porquê de tantas pessoas de olhinhos puxados e ele me deu a seguinte explicação: a Suiça, como é muito cara, precisa atrair quem tem dinheiro. E quem tem dinheiro para gastar? Maestro Zezinho, uma nota. Japoneses! Aí, eles fazem marcação homem a homem lá na terra do sol nascente. Muita propaganda para atrair a galera com muito dindin. Entendeu a jogada?

Não vi um lugar em que não tivessem japoneses comprando e muito! Incrível!

Voltando ao nosso passeio...

Fomos para Interlaken porque lá fica a cadeia montanhosa de Jungfrau juntamente com a estação de Jungfraujoch, nada mais, nada menos do que a estação de trem mais alta da Europa, a 3.454 metros acima do nível do mar. Esse trem, o Jungfraubahn, é um dos passeios mais famosos da Suíça. O esquema é o seguinte: você chega à estação de Interlaken Ost, compra as passagens no guichê, entrega todo o seu dinheiro e pertences  e toma o trem em direção a Kleine Scheidegg. O percurso é circular e pode ser feito para a direita ou para a esquerda, ao gosto do freguês. Nós começamos pela direita, na estrada de Wengen e descemos pelo outro lado, por Gindewald.

Foto do site www.wazariblog.com

Existem várias paradas pelo caminho e é possível descer para conhecer as cidades. Em algumas, é necessário descer para fazer a baldeação. Na penúltima parada, trocamos de trem e o caminho quase todo é feito em túneis dentro da montanha. É tão alto que o trem fica muito inclinado. Dá até um friozinho na barriga. Dentro dos túneis, o trem para nas diversas janelas panorâmicas e os passageiros se acabam de tanto tirar fotos. As paisagens são maravilhosas e lá em cima tem neve o ano todo. Ah! E é muito frio!

1o. trem

2o. trem




3o e último trem

Lá em Jungfraujoch tem um tour com 8 etapas, tudo incluído no preço da passagem. São 2 terraços, um castelo de gelo muito bacana, uma parte bem infantil, um corredor que conta a história do local com fotos e como fizeram para vencer a montanha, tem uma homenagem às pessoas que morreram durante a construção da ferrovia (só tem italiano!) que durou 16 anos, um local de brincadeiras na neve (no dia emque subimos estava fechado). Além disso, tem 3 restaurantes e uma lanchonete. 




Fazia tanto frio e ventava tanto do lado de fora que quando eu sorri para essa foto, meus dentes encheram de gelo! Achei que eu fosse ficar de boca aberta pra sempre! Só pensava no desenho A Fuga das Galinhas em que eles falam de boca aberta o tempo todo:


Mas o efeito do botox passou rápido e voltei ao normal!




Dudu patinando no castelo de gelo

Essa é a vista do observatório Sphinx. tá vendo o terraço, na ponta esquerda da foto?
Na foto abaixo, estamos nele!

A nuvem deu uma licença rapidinha só para a montanha sair na foto
Demos muito azar, pois na hora em que subimos estava muito nublado. Não dava pra ver nada. Tudo branco. Um pena...nos disseram que dá pra ver até a Floresta Negra, na Alemanha. O pior foi que, quando começamos a descer, o tempo começou a abrir, mas só de pensar em subir tudo de novo...Ô Muphy dos infernos!

Platô na hora em que subimos

Platô num dia "normal"


Para subir, demoramos umas 2,5 horas. Ficamos umas 2 horas lá no alto e mais 2 horas de descida. Como ainda passeamos por Grindewald, o passeio durou o dia todo. É puxado, mas é muito diferente e lindo de viver! 


Início da descida

Esperando o trem


Grindewald

As crianças no parque em Grindewald
Chegamos em Interlaken e ainda fomos dar uma volta pela cidade, comer chocolate e jantar com nossos amigos japoneses!








Jantamos um foundue. Estava uma delícia, mas ainda achamos os rodízios de Gramado melhor! Ponto para o Brasil!

No próximo post minha nova paixão: Lucerna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário