27 de junho de 2012

Dia de Festa!

Moramos num condomínio com características beeem particulares. São 5 prédios e parece que todos os moradores fazem parte da mesma família! É impressionante. São vôzinhos, vózinhas, pais, mães, netinhos, tias, tios, sobrinhos. Todos juntos, no melhor estilo "unidos venceremos"! E eles vivem aqui, literalmente. Dia e noite, noite e dia, estão todos lá embaixo. Eles fazem lanche juntos, vão para a piscina juntos, organizam churrasco juntos, passam dias nos bancos só conversando, mas juntos. Nós...bem, nós somos os Ets, as pessoas que chegaram depois, que não fazem parte da família e que, sem que nenhum italiano que more aqui compreenda, adoram viajar e fazer outras coisas além de ficar NO condomínio! Verdadeira aberrações!

Logo que chegamos, fomos convidados para alguns churrascos e festas, mas calhava de sempre termos uma viagem ou outro compromisso no dia. Resultado: pararam de nos convidar. Aceitamos bem, aliás aceitamos muito bem a decisão da "grande família". Sem neuras, sem crise, achei justo. Não participávamos mesmo....Até que, na semana passada veio o convite, via marido. "Olha, vamos fazer uma festinha no sábado. Se vocês quiserem ir, basta falar com um dos organizadores!". Como estaríamos por aqui, resolvemos participar. Isso mesmo, nossa primeira festa no condomínio habitato pela grande família!

No sábado, o condomínio acordou agitado. Os organizadores desde cedo carregavam mesas e cadeiras, penduravam luzes, andavam de um lado para outro. A tarde, fizeram uns jogos com as crianças. Super organizado, tudo em 3 etapas. Primeiro, um rali de bicicleta (dentro do condomínio, claro!), depois uma brincadeira de correr e, por último, uma competição na piscina. Um primor a organização! Sério! Tudo bem planejado! Meus filhotes participaram no início, mas entre a bicicleta e a piscina, preferiram a piscina. Voltaram a participar quando a criançada chegou para a última etapa da gincana.

Fiquei com eles na piscina. Encontrei com as duas brasileiras que conheço, ambas casadas com italianos e, papo vai, papo vem, fiquei sabendo que além da taxa da festa, do vinho e da água, cada família deveria levar um prato de comida! Ih! F****!! Não fazia ideia do que levar...Marido estava trabalhando por causa de uma mudança gigantesca no trabalho e não teria tempo de comprar alguma coisa. Resolvi que iria comprar um pizza gigante, retangular, que eles fazem por aqui e que vejo em quase todas as festas infantis. As brasileiras ficaram com as crianças enquanto eu voei para comprar a tal pizza. Elas me indicaram onde teria facilmente. Achei, comprei, voltei. Quando cheguei, meus filhotes já estavam no colo de cada uma, cantando e enrolados na toalha! Tremendo de frio!

Voltamos para casa correndo. Banho, jantar para as crianças (meus filhos não comem em festa...um problema!), fiz um brigadeiro (afinal, alguma coisa tinha que ser feita por mim!), pus nos copinhos, granulado por cima, colheres. Pronto. 20:00. Vamos para a festa. Marido disse para esperarmos um pouco, pois não queria que fossêmos os primeiros a chegar. Eu, a criatura mais pontual ever, fiquei sacudindo as pernas até 20:15. Descemos. 

Gente, o condomínio inteiro já estava lá embaixo e...jantando!! Todos! Um dos organizadores me perguntou se era doce ou salgado o que estava carregando. Disse que um era doce e o outro salgado. Ele pegou o doce e levou para...sei lá, a casinha dos doces, e me disse para colocar o salgado na mesa principal. Gente, na mesa só tinha comida feita em casa! E comida mesmo. Pasta, carne, cuscuz. Coisa phyna! E eu lá, segurando meu pratinho de papelão cheio de pizza e focaccia! Ai que vontade de entrar embaixo da mesa! Mas, vamos lá. Para piorar, eu não achava um cantinho para minha pizza gigante...até que a Cris, uma das amigas brasileiras, apareceu. Passei meu problema para ela, literalmente. Pus a pizza gigante na mão dela e pedi que arrumasse um lugar. Saí correndo dali antes dela conseguir colocar na mesa. Pronto. minha comida comprada na padaria entregue, meu brigadeiro desaparecido, vamos arrumar um lugar para sentar!

Ficamos na mesa com os proprietários do nosso apartamento. São as pessoas mais educadas que já conheci na vida! Muito gentis mesmo. Eles são pais do marido da Cris, a brasileira. Depois, chegou a mãe da outra brasileira, que é, na verdade, italiana, mas morou no Brasil muitos anos. Conversamos muito com todos. Comemos pasta, carne, cuscuz. Nem vi a pizza. Quando cheguei para comer já tinha acabado! Obrigada Jesus! Bebemos caipirinha (a Cris fez), vinho e pró seco. Ouvimos "Ai, se eu te pego" umas 50 vezes! As crianças se divertiram andando de bicicleta e  com os fogos de artifício.

Quando estava tudo aparentemente normal, chegam os organizadores da festa com os doces que vieram... sei lá, do além. Colocaram tudo em cima de uma mesa e começaram a chamar todas as senhorinhas da festa. Elas sentaram ao redor da mesa e anunciaram: vai começcar o concurso de doce! Pronto. Queria morrer. Ali, entre tiramissus, pana cottas, tortas de frutas vermelhas, lá estavam eles, meus brigadeirinhos nos copinhos. Meu doce era um ET também! Como nós! Doce demais para os padrões italianos...eu sei. Tinha feito mesmo para  as crianças, nem sabia do tal concurso...

Era um tal de senhorinha provar e escrever, provar e escrever...mas, eis que surge a outra brasileira com um copinho roubado de brigadeiro. Ela disse que as senhorinhas não deixam ninguém comer os doces antes delas provarem tudo, mas que ela queria tanto comer um brigadeiro....lembranças da infância acho. Bom, ela começou a comer e a gemer. Muito engraçado. Perguntei se estava bom e ela me responde na maior sinceridade: "olha, melhor que uma tr***da!". Tive um ataque de riso, pois não sabia que já estávamos nesse nível de intimidade! Foi quando marido, que não gosta de doces, soltou uma pérola: "acho que você não tá fazendo direito, não". Nessa hora, quase cuspi o pró-seco na cara da apreciadora do meu brigadeiro! Definitivamente, não estávamos naquele nível de intimidade! Ri demais, da barriga doer...

Voltando ao concurso. Fui chamada ao local em que iriam anunciar o doce vencedor e...tchan, tchan, tchaaaan! Ganhou o tiramissu da Sabrina! Por um momento, vocês acharam que eu havia ganhado, não é? Não. Mas o meu foi o único que acabou! Não sobrou um para contar estória!

Ainda ficamos por lá conversando, rindo e voltamos para casa tarde. Foi uma delícia de festa, de confraternização. No dia seguinte, avisaram ao marido que iriam colocar um TV lá embaixo para assitirem JUNTOS ao jogo Itália X sei lá quem. Passamos, pois voltamos a nossa programação normal: tínhamos um almoço FORA do condomínio!  

E aí? Vocês acham que vamos ser convidados de novo?

7 comentários:

  1. Acho que seu brigadeiro foi o melhor, mas não quiseram assumir!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Será que conquistei as senhorinhas, patrícia?

      bjs

      Excluir
  2. Concordo com a Patrícia, imagine em tiramisu perder para um brigadeiro brasileiro...NUNCA.
    Adorei , vc conta de uma maneira muito engraçada...alias parece que estou vendo vc falar...e quanto a pontualidade ...Britanica, bjs

    ResponderExcluir
  3. Vc ganhou Boneca, mais eles jamais iriam permitir que um brigadeiro brasileiro ganhe de um Tiramisu italiano...adoro a sua forma de narrar...muito legal e quanto a pontualidade,,,esta eu conheço...Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a prova de que o brigadeiro ganhou foi que ele foi o unico que acabou! Sò que os italianos NUNCA vao premiar alguma coisa de comer que nao seja italiana!

    Uma vez o Henry organizou um corcurso de pesca e as mulheres dos organizadores (eu e mais duas garotas italianas) deveriam preparar os comes e bebes. O negocio jà começou estranho, com um dos caras (que eu nem conhecia) pedindo pro Henry pedir pra mim nao fazer algo muito "brasiliano". Eu sò respondi com uma pergunta: "Mas ele jà comeu alguma coisa "brasiliana" pra saber como è?" . O cara ficou vermelho.

    Aì chega o dia da competiçao. Fiz pao de queijo, bolo de cenoura e torta salgada recheada com carne. Quando cheguei com as travessas, as duas bruacas jà me olharam com desprezo. O Henry disse que eles podiam ficar tranquilos que o baguio era bom. Uma das meninas era 'chef' em um restaurante. Perguntei para as duas meninas se elas queriam experimentar e elas responderam em coro:
    "Agora nao. Provamos no final, afinal sabemos que serao as unicas coisas a sobrar HUAHUAHUA"
    Isso mesmo, elas responderam assim e ainda riram da minha cara!

    Eu fiquei quietinha, na minha. Elas tinham levado uma focaccia feita de batata mais dura que pedra, uma pizza de procedencia contestàvel, um bolinho de carne que sò tinha gosto de farinha e um doce que era tao doce que te dava tosse.

    Final da prova... Os competidores chegaram exaustos e famintos... e adivinha onde eles atacam? Pao de queijo e torta salgada!
    TOOOOODO mundo comeu e elogiou.
    "Que delicia, o que è isso?"
    "è comida brasileira!"
    "Mamma mia, è delicioso!"

    Em menos de 15 minutos meus pratos acabaram (inclusive o bolo, que deveria ser comido por ultimo mas ninguem aguentou esperar) e sò entao eles passaram para os outros pratos! Pra minha surpresa, ninguem elogiou os pratos das meninas, teve gente que se engasgou com o doce (bem que eu pensei que era muito doce... e se era doce pra mim, nè Sheylinha, que sou brasileira, voce imagina para os italianos...) e sobrou quase TUDO, porque ninguem gostou do que elas tinham feito. Teve um senhor que deu uma mordida da focaccia, fez um suspiro, olhou pra mim e perguntou:
    "Nao tem mais comida brasiliana?"

    Eh, deu pra entender, nè?
    Eu voltei com minhas travessas vazias e as bruacas com as delas cheias!
    comida brasileira 1 x 0 comida italiana

    Dias depois uma das meninas mandou um email pro Henry pedindo a receita da torta salgada, dizendo que o namorado (aquele que disse pra eu nao fazer coisa brasileira) tinha gostado demais e queria que ela fizesse.

    Desculpa aee... mas eu sou muito invocada. Menosprezou a cozinha brasileira, desfez dos meus pratos, riu de mim... e agora pede receita? Na-na-ni-na-NAO. NAO dei mesmo!
    Tem gente que NAO MERECE comer comida brasileira!
    Desculpa, mas eu sou muito invocada mesmo!
    Eu teria dado, se eles tivessem pedido desculpas pela forma como me trataram.

    Tenho um vizinho que uma vez que fiz um exagero de torta salgada, eu fui levar um pouco pra ele, ou era isso ou eu tinha que jogar fora. Ele ficou meio surpreso, olhou meio assim, mas foi muito educado e disse que ia provar, agradeceu, enfim, foi um amor.
    No outro dia ele disse que era maravilhoso, pediu a receita, fez a torta mas disse que nao ficava bom como a minha. Toda vez que eu faço torta salgada eu levo pra ele e ele nem espera eu terminar de falar, pega um pedaço, poe na boca e geme: "ohhhh... meravigloso... meravigloso..."

    PRa ele eu dei a receita!

    ;)

    beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei, Gisa!!! Morri de rir com a reacao aos doces das bruacas! Kkkkkkkk eles sai meio bairristas mesmo e tb acho que brigadeiro eh brigadeiro e eh bom em qq lugar do mundo! Ok! Vc me convenceu, meu brigadeiro agradou! Kkkkkk outra coisa: quero provar essa torta salgada!!! Fiquei com muita vontade! Tem a receita no blog???? Bj

    ResponderExcluir
  6. Nao tem nao mas eu mando pra voce por email! ;)

    ResponderExcluir