2 de fevereiro de 2012

Chamonix - O retorno

Antes de virmos para o Brasil, voltamos a Chamonix para aproveitar a temporada de esqui. Minha sobrinha, a Luiza - que não estava no Canadá - foi conosco e levamos também a Cris, o Cléber, o Rafa e a Nicole (turma que foi conosco para Innsbruck). Saímos de Milão no sábado bem cedinho, mas acabamos demorando na estrada, pois o túnel do Mont Blanc estava fechado por causa de uma avalanche. Esperamos abrir e seguimos para a festa branca!

Decididamente, é muita neve. Chegamos, deixamos as malas no hotel (não tinha vaga no hotel que ficamos anteriormente...uma pena, pois o Hotel Éden nem se compara ao anterior) e, quando íamos para a montanha, fomos avisados de que TODAS as pistas estavam fechadas por causa da nevasca do dia anterior. Sem problemas, pra que precisamos de montanha se temos neve na porta do hotel?



O difícil foi tirá-los da brincadeira. Depois de pedir, chamar, implorar, conseguimos ir para o centro da cidade. E cada montinho de neve que encontravam no caminho, virava um verdadeiro playground!


Almocinho básico, passeio, muita brincadeira na porta do hotel que não era o nosso, escorrega no meio da rua, macarons e hotel!




Fui comprar macarons (um docinho francês que parece um biscoito recheado. É suspiro de um lado, do outro e pode ser recheado com diversos sabores. Delicioso!) e o resto do grupo ficou do lado de fora me esperando. As crianças sentaram na vitrine da loja e colocaram as pazinhas de neve no chão. Cléber, de brincadeira, jogou uma moedinha de um euro na pazinha. Eles adoraram e ficaram com as mãos estendidas pedindo moeda para quem passava. Vexame!! Chamei os 3 para irmos embora e a Duda se vira e diz: "Mas mãe, a gente só ganhou uma moeda e nós somos três!". Que talento para pedir dinheiro no sinal! Já têm profissão!!


Fomos para o hotel. Nosso quarto tinha uma escada com 3 camas no telhado e um quarto embaixo. Um banheirinho, uma salinha e uma geladeira ecológica! Com a falta de frigobar e afins, deixamos as comidinhas para o café da manhã, água e sucos na varanda. Como estava - 5o. lá fora, funcionou super bem!



No dia seguinte, as pistas estavam abertas e seguimos rumo a Argentire. Marido e Cléber foram esquiar e eu, Cris, Luiza e crianças fomos brincar! E muito! Levamos nossas pás, alugamos trenós, fizemos um forte, anjinhos, levamos bronca de todas as pessoas que trabalham na estação de esqui. Todo lugar que íamos com as crianças, vinha alguém para dizer que não podíamos ficar ali, pois se tratava de espaço privado. Depois que alugamos os trenós, perguntamos onde podíamos ir para brincar. O rapaz indicou uma direção. Quando chegamos, tinha uma descida bacana e ninguém por ali e começamos a escorregar. De repente, vem uma francesa gritando conosco. Isso mesmo, ela não veio falar com a gente, já chegou gritando para descermos que era lugar particular, que estávamos estragando a neve e gritava, gritava, gritava. Ah! A barraqueira que vive em mim ganhou vida e fui berrar com ela também. Eu tentava explicar que o rapaz da loja havia dito para irmos para lá. Ela não escutava. Eu comecei a gritar: "Listen to me! You are not listening to me!!!! It was not our idea! LISTEN TO ME!!!" Aí, ela ouviu. Outra pessoa chegou nesse momento e nos explicou educadamente que o lugar indicado pelo rapaz do trenó era ali perto, mas não era aquele. Ah, bom! Mas precisa chegar chegando? Odeio que me tratem como moleque! Fico com muita raiva! E grito em qualquer idioma que meu cérebro permirtir!


A montanha proibida

estragando a neve da montanha proibida!

Olha o mico!!
O que chamou nossa atenção em Argentiere foi a quantidade de pessoas querendo pegar o bondinho para ir para o alto. Como no dia anterior ninguém pôde aproveitar, nesse dia todo mundo foi para a montanha. Todo mundo encoxando todo mundo. Nada contra, muito pelo contrário, mas tô fora desse mega calor humano com pessoas desconhecidas. Ficamos na parte debaixo mesmo!



Depois, almoço e estrada! Final de semana bacana, com pessoas queridas, briga e muita brincadeira! Inesquecível!


4 comentários:

  1. Boa noite,Sheyla!
    Estou planejando uma viagem para a semana santa, e o destino é a Itália. Em nosso plano, está é de ficar em Milão e conhecer as cidades próxima, como Veneza, Florença entre outras. Porém, gostaríamos de ir a Chamonix. Existe trem ou ônibus que faça esse translado?
    Qualquer dica é muito bem vinda, obrigada.
    Letícia

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia! Tudo bem? Vc vai adorar Chamonix! Olha, de Milão, eu não tenho certeza, mas de Torino, tem ônibus e trem direto. E existe trem de Milão para Torino, então, acho que é simples. Olha no site da Trenitalia. Lá tem todos os itinerários disponíveis além dos preços e horários. Se precisar de qualquer ajuda, avise!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sheyla,

    gostaria de ir de carro de Milão a Chamounix no período de Março/2014. A estrda é tranquila ou tem muita neve e a torna perigosa?
    obrigado. Deni

    ResponderExcluir
  4. Oi Deni. A estrada é ótima e março deve estar mais tranquilo. A estrada na parte italiana é excelente. O túnel é mais cansativo e depois dele, a quantidade de neve aumenta muito na estrada, mas nada que impeça a passagem (só em caso de deslizamento de neve...o que não dá pra prever, né?). É tudo muito sinalizado e lembre-se dos pneus de neve ou correntes e vai dar tudo certo! Chamonix é um encanto!! Boa viagem!

    ResponderExcluir