8 de agosto de 2013

Sardegna, o paraíso é aqui




Férias de verão por aqui. Tanto sol e calor pediam destinos refrescantes, né? Essa estória de fazer turismo em cidade grande sob um sol de 40 graus não rola. Marido teve 2 semanas de férias e escolhemos 2 lugares que proporcionaram muita sombra, água fresca e diversão: Sardegna e Málaga. Quer conhecer?

A Sardegna é a segunda maior ilha do mediterrâneo. Fica ao sul de Córsica e ao norte da Tunísia. O acesso é pelo ar ou pelo mar. Existem ferrys que saem de diversas cidades e voos diretos de Milão. Escolhemos o avião pela rapidez. Em 1.15h estávamos aterrisando em Cagliari, a capital, que fica no sul da ilha.

Nosso hotel ficava em Villasimius, uma cidadezinha a 50 km de Cagliari. 

O Hotel

O Ata Tanka Village foi uma sugestão de uma família de amigos que esteve por lá em 2012 e adorou. E eu adorei também. O hotel é enorme e parece mais uma vila do que um hotel propriamente dito. Lá tem tudo. Quer fazer aulas de tênis? Tem por lá. Quer andar a cavalo? Tem também. Fazer curso de cerâmica? Tá no lugar certo. Quer fazer passeio de barco para mergulhar? Eles oferecem o passeio e o curso! Quer ir para o centrinho de Villasimius? Tem trenzinho que te leva até lá. Além disso, tem clubinho para bebês, crianças e adolescentes. Tem aluguel de bicicleta, aulas de futebol, discoteca, shows e uma piazza cheia de lojinhas onde você encontra roupas, sapatos, brinquedos, farmácia, mercadinho, sorveteria, galeria de arte, souvenirs etc...Ah! Já ia esquecendo...lá também tem praia! E que praia! Pedacinho do paraíso. Certeza!












São vários tipos de apartamentos, espalhados por todo o terreno. Tem apartamento perto do mar, da piscina, no morro (juro que fiquei com pena de quem morava no alto do morro...imagina esquecer o protetor solar e ter que subir aquilo tudo? Só de trenzinho mesmo!). O nosso era antigo, simples, mas bem amplo: quarto, sala com 2 camas de solteiro, cozinha, 2 banheiros e uma varanda que, segundo o marido, é ótima pra fazer um churrasquinho.

A moça que me atendeu no telefone quando liguei preocupada com a qualidade dos quartos, me disse que havia solicitado um quarto próximo à praia para nós. Realmente, nosso quarto não era dos mais longes, mas mesmo assim era longe pra caramba. Quando eu descobri o trenzinho verde que passa de 15 em 15 pelo hotel, virei freguesa. Se o trem tivesse pasando, eu pulava dentro. Com criança, sem criança, o importante era aproveitar a carona. 

O hotel oferece sistema de meia pensão e estão incluídos o café da manhã e o jantar. Para consumir lá dentro, os hóspedes recebem um cartão e devem colocar crédito para efetuar os pagamentos. Como um cartão pré-pago. Em cada bar, lanchonete, lojinha, tem uma máquina para recarregar o cartão. Não dá trabalho algum e a conta não é uma surpresa no final. Gostei do sistema.

Uma coisa não gostei: o preço das coisas. Achei tudo muito caro por lá. Por exemplo, o aluguel de uma bicicleta infantil custa 15 euros/dia. 2 crianças por sete dias: 210 euros. Dá pra comprar 2 bicicletas! Vimos muitas pessoas que levaram a própria bicicleta. Se vai de ferry boat, com o próprio carro, vale a pena. Outra coisa muito cara eram as barraquinhas de praia. Nas primeiras filas, um guarda-sol com 2 caminhas: 50 euros/dia. Na terceira fila, 30. Na quarta, 24. A partir da quinta, 12. Ah! Tinham também umas super barraquinhas com uma tenda imensa, 4 caminhas, mesa, cadeiras, cordão de isolamento e segurança. Tudo isso pela bagatela de 180/dia. Vai encarar?




Caminhas carérrimas



As caminhas na piscina são gratuitas. Existem muitas e não é preciso acordar às 7 da manhã para pegar uma. Tem espaço pra todo mundo.

O atendimento do pessoal é encantador. A equipe de lazer sabe agradar aos pequenos e grandinhos. Na nossa estadia, assistimos a 2 shows: Mágico de Oz e Mary Poppins. Muito boa a qualidade. Além disso, o espaço dos clubinhos são separados por idade. Tem um baby club só para os pequenos, um mini club para os maiorzinhos (os meus!) e um maxi club para os adolescentes. Todos os espaços são bem conservados e com muitas atrações. No mini club tinha brinquedo inflável, brinquedão, campo de futebol, mesa para atividades. Excelente. 


Nossa rotina

A ideia original era rodar pela ilha e visitar Porto Cervo, a Costa Smeralda etc...até que eu descobri que a Sardegna é tão grande que da Villasimius até Porto Cervo são 322 km! Cheguei à conclusão de que a Sardegna é quase um continente e desistimos da empreitada. Além disso, a praia do hotel era tão boa, a rotina no hotel tão agradável que optamos por ficar na região mesmo.

Todo dia marido acordava pra correr. Era o tempo em que eu acordava a criançada, vestia todo mundo, arrumava a tralha para o dia. Tomávamos café da manhã e praia! Marido ficava com as crianças e eu ia caminhar (minha protusão de disco não permite mais minhas corridinhas...arrasada!). Duda passava o dia entre a praia/piscina e o clubinho. Dudu não se animou muito com o clubinho, não. Ele preferia o mar (amou os primeiros dias que tinham muitas ondas!) e a bicicleta. O almoço era sempre num restaurante que tem na praia mesmo, mas optamos por fazer lanches durante o dia, pois o café da manhã era muito farto e o jantar também.

À noite, chegávamos cedo no restaurante para evitar filas e depois ou íamos para os shows ou para a pracinha tomar um vinho, dar uma volta pelas lojinhas. O clubinho sempre fazia uma "dança baby" depois do jantar. Todos esses hotéis com equipe de lazer tem uma programação semelhante. Sempre tem o momento da dancinha e eles apresentam um personagem. No Ata era o Flinck, um cachorro/esquilo/gambá/rato que os pequenos gostavam muito. Os meus já estão passando dessa fase. Duda até tirou uma foto com o bicho não identificado, Dudu não deu a menor pelota pra ele.










No centro de mergulho, eles ofereciam mergulho com snorkel. Marido se inscreveu com as crianças. O passeio é feito num barquinho com 12 pessoas. Eles foram para uma ilha perto da praia de Villasimius. Passaram pertinho do farol e rodearam uma ilha ao lado. Eles amaram!! Queriam fazer o mergulho com cilindro no dia seguinte! Eu não fui, pois sabia que não aproveitaria nada! Apesar de ter entrado (e muito!) no mar dessa vez, ainda não tô preparada para enfrentar alguns inimigos: os peixinhos coloridos!










Tinha uma loja de cerâmica no hotel que oferecia cursos para as crianças. Duda queria aprender a fazer vasos há mais de um ano e eu não encontrava em Milão. Fui lá para fazer a matrícula, mas o curso tinha começado no dia anterior e a Dudinha não poderia fazer o curso de tornio e decoração. Depois de muita negociação (na verdade, deixei o povo da loja doido), convenci o senhorzinho que faz o tal do tornio a dar uma aula particular pra Duda e a encaixei na aula de decoração feita não com o vaso que seria feito pela Duda, mas por uma peça já pronta da loja. Como desmembrei o curso todo, ainda paguei mais barato! Acho que aprendi a arte da negociação na Turquia! :)

No dia seguinte, fui levar Duda para sua aula particular de fazer vasos. Perguntei se eles lembravam de mim, a mãe que fez a maior confusão com a agenda deles e o senhorzinho me respondeu: "Não fez confusão nenhuma, a senhora é muito expressiva!". Me acabei de rir. Pentelhação é sinômimo de expressividade na Sardegna! Ponto pra mim! Nem preciso dizer que Duda amou a aula, né? #ghostfeelings




A Região

Villasimius tem um centrinho bem pequeno e bonitinho com lojinhas, restaurantes, bares. Fica lotado no final da tarde e é difícil andar pelas ruas, pois as calçadas são pequenas e o movimento de carros é intenso. Tem que tomar muito cuidado com as crianças. O centrinho fica a 1 km do hotel. Perto dele tem uma praia também que depois descobrimos se tratar da mesma praia do hotel, só que em pontas opostas.






Do outro lado, tem o porto de Villasimius, com um centrinho comercial, uma prainha e opções de passeios de barco pela região.






Aniversário das crianças

Durante nossa estadia, comemoramos o aniversário dos meus pequenos. 8 aninhos!!! Queríamos fazer alguma coisa especial e avisamos à equipe de lazer de cantou parabéns na praia com os amiguinhos do hotel. À noite, encomendamos um bolo escrito "Auguri Maria e Marcello". O maitre do restaurante foi tão bacana que reservou uma mesa para nós e a equipe de lazer colocou alguns balões coloridos. Além disso, tinha uma turma do lazer jantando ao nosso lado e quando o bolo chegou eles cantaram "Tanti Auguri a Te" bem alto e uma parte do restaurante cantou junto! Foi lindo! Meus bebês adoraram!! Nós também!















Depois disso tudo, ainda fecharam a noite jogando mini-golf. Eles estavam no paraíso! 


Cagliari

No dia de irmos embora, passamos umas horinhas em Cagliari. Cidadezinha linda demais, com um centrinho antigo com tudo que tem direito: lojas, bares e muitos restaurantes. Passamos por algumas igrejas, umas ruínas e fomos para o centro. escolhemos um restaurante chamado Grota Marcello. Do lado de fora é um restaurante normal, mas por dentro...é uma gruta. Trata-se do local de refúgio da população durante a segunda guerra. Eles mantiveram a estrutura original e montaram um restaurante dentro. Muito bacana.











A Sardegna vai deixar saudades...eu ficaria um mês por ali, fácil. Já vimos que existem várias casas pra alugar e ficam muito mais em conta do que um hotel como o Ata. Quem sabe? Além disso, a ilha conta com 8 regiões e cada uma tem seu charme próprio. Para conhecê-las, é preciso tempo e determinação. Li em um site que é interessante se hospedar na região a ser visitada e que seria necessário reservar 2 a 3 dias para cada uma delas, ou seja, tem muita coisa pra ver/fazer!! Ainda é um destino turístico predominantemente de italianos e é pouco conhecida pelos brasileiros. Uma pena, pois um lugar lindo desses devia ser visto por todos!

Ciao Sardegna! Alla prossima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário