26 de agosto de 2013

Málaga

Chegamos da Sardenha num sábado às 19:00. Fomos pra casa, desarrumamos as malas da primeira semana de férias, arrumamos as de Málaga e às 4:00 da manhã do domingo acordamos pra ir pra Espanha. Em uma palavra: sono. Eu, marido, crianças, todo mundo com sono! Mas, como tudo tem seu lado bom, chegamos cedo em Málaga e ainda foi possível aproveitar o dia.

Málaga fica na região da Andaluzia (Andalucia em castelhano), no sul da Espanha. Faz fronteira com Portugal e é a comunidade autónoma espanhola mais populosa com mais de 8 milhões de habitantes. O nome vem do árabe Al-Andalus, que se refira às regiões que estiveram sob o domínio mulçumano entre 711 e 1492. Aliás, a influência é muito grande. Em Granada, uma das cidades que visitamos, esta influência pode ser admirada em Alhambra, o principal ponto turístico da cidade.

O clima ameno ao longo de todo o ano, torna a Andaluzia um destino agradável seja no verão ou no inverno. A região está dividida em oito províncias: Sevilha, Cádiz, Huelva, Málaga, Jaén, Granada e Almeria.


Mapa retirado da wikipedia

Desembarcamos, pegamos o carro e seguimos para Torrox-Costa, a 50 km de Málaga. A região é uma graça. Montanhas de um lado e o mar do outro. Cheia de cidadezinhas com casinhas brancas. Um charme. 



A estrada é excelente e foi fácil chegar no hotel. Fizemos o check in e fomos almoçar. Depois, um passeio rápido pelo calçadão e pela praia. Depois da Sardenha, estamos com um grave problema: todas as praias parecem mais....feinhas. Na verdade, Torrox-Costa é assim: uma micro cidade, com um calçadão legal, praia de areia escura, mar gelado e escuro também. A praia tem estrutura de caminhas e guarda-sol pra alugar. Além disso, conta com muitos restaurantes e algumas lojinhas no calçadão. É tanto bar e restaurante que a Duda chamou o lugar de "restaurantelândia". 






Como a praia não era uma "brastemp" e o hotel era, ficamos lá por dentro mesmo. Ficamos no Iberostar Málaga Playa. O hotel tem um portão na piscina e basta passar o cartão/chave e você já sai no calçadão. Ou seja, ficamos no conforto da piscina e, quem quisesse, era só dar uns passinhos e chegava no mar. Marido foi bastante. Eu e as crianças, não. 

O hotel tem uma equipe de lazer excelente, apesar do pouco espaço disponível para os pequenos (o clubinho é uma casinha beeem pequena). Meus filhos participaram de algumas atividades e gostaram muito. Tem uma equipe de lazer para os adultos também. Eles promovem jogos durante o dia, aulas de ginástica, shows e festas. Tudo muito animado. 

Diferentemente do Iberostar de Maiorca (aquele em que era preciso lutar para pegar uma caminha), neste tinha caminha pra todo mundo, mas...não pode deixar a caminha vazia por mais de 45 minutos. Nos avisaram isso na chegada, mas não imaginávamos que levavam tão a serio esse negócio. No nosso segundo dia, marido acordou cedo para correr e já levou as toalhas para colocar nas caminhas. Quando voltou da corrida, sentou na caminha e depois foi nos encontrar no café da manhã. Quando chegamos na piscina, nas nossas caminhas tinham papeis dizendo que nossas coisas estavam com o salva vidas, pois havíamos passado mais de 45 minutos fora...E é assim mesmo, tinha um salva vida carrasco que a gente acha que ele tem meta de recolhimento de toalhas. Ele fica rodeando todas as caminhas e perguntando: "quantas são suas? 4? Ah! Tá bom." No terceiro dia, mudamos o esquema tático. Marido saia pra correr, voltava e ficava na caminha. Eu descia e ele subia pra se arrumar. Aí, ele descia com as crianças e íamos tomar café em, no máximo, 30 minutos. Pronto! Não perdemos mais caminhas. Era uma diversão acompanhar o salva-vidas-tenho-que -atingir-minha-meta-de-recolher-100-toalhas-ao-dia enlouquecido atrás de "infratores".

Uma coisa bacana que aconteceu foi termos encontrado uma família de brasileiros no hotel. Eles são de Caxias do Sul e estavam passando 12 dias na Espanha. Era um casal muito simpático e duas filhas, uma de 7 anos e a outra de 9. Uns amores. Duda e a mais nova ficaram muito amigas. Passavam o dia inteiro de um lado para outro, brincando, nadando, conversando. Santo sossego! hahahaha

Dudu brincava com elas também, mas era muita mulher pra ele...só no último dia que ele fez 2 amigos. Jogaram futebol, basquete, foi ótimo. 




Clubinho: uma casinha e uma piscininha


Como o esquema do hotel era all inclusive, fizemos todas as nossas refeições por lá. Achei a variedade muito boa e a qualidade também. As sobremesas não me apeteceram, mas já estou acostumada a isso por aqui. Mas, pra compensar, tinha churros com calda de chocolate no café da manhã. Todos os dias! E eu, definitivamente, não posso mais me hospedar em um lugar que tem churros no café da manhã todos os dias! Voltei rolando e invocando o mantra: "churros, sai deste corpo que não te pertence". Mas, não teve jeito. O churros "garrou" em mim e tá aqui até hoje!!



O pessoal do restaurante é extremamente simpático, mas eles tem aquela regra infame de que homem tem que jantar de calças compridas. Já havíamos passado por isso uma vez num hotel no Brasil e marido teve que usar uma calça emprestada do hotel, pois ele não tinha levado nenhuma. E isso aconteceu de novo. Em pleno verão europeu, 40 graus na sombra, calça comprida pra quê? Nos avisaram que no primeiro dia tava tudo bem, mas que deveríamos providenciar a roupa adequada para o dia seguinte. Marido não se fez de rogado e foi falar com o gerente do hotel. Argumentou e o gerente decidiu que a partir daquele dia a regra estava abolida. Segundo ele, não fazia sentido. Marido poderoso esse meu! Era o único de bermuda todo dia!

Bolos com gosto de vento



Depois do jantar, sempre tinha algum evento. Show de Flamenco, quiz (era de músicas de filmes! Fui para a final, mas perdi pois não sabia o tema de O Aviador. Você sabe?), festa tropical (me acabei no Gustavo Lima e você! E o cantor espanhol cantando "Ai se eu te pego" com sotaque?! Muito bom! Só faltou o Show das Poderosas! hahahahaha Meu lado brega, amou). Participamos de tudo!

E vocês devem estar perguntando: e vocês não saiam do hotel? Sim! Todos os dias tinham passeios no calçadão e marido se animou com o mar algumas vezes. A cidade, realmente, não oferece muita coisa. Mas gostamos muito do hotel.

No último dia, fizemos o check out e fomos para Granada. 

Granada está localizada na Andaluzia oriental, no sul da Espanha. Seus principais pontos turísticos são: Alhambra (patrimônio da humanidade pela UNESCO) e a Catedral. Eu lembrava da cidade por causa das reportagens das corridas de touros que acontecem por lá. Sabem aquelas corridas que soltam o touro no meio da rua e o povo sai correndo? Acontece durante uma semana na cidade.

Estacionamos o carro bem no centro e tínhamos poucas horas para rodar por lá. Como deveríamos voltar até Málaga neste mesmo dia para pegar o voo para Milão, decidimos que a melhor forma de conhecer a cidade seria fazendo um city tour. Vimos um dos ônibus passando e entramos. A volta completa, sem descer, demora aproximadamente 1h30. Resolvemos descer apenas em Alhambra.

A cidade era uma capital mulçumana e as influências são muitas. Só em 1400 e bolinhas que os cristãos retomaram a cidade. Mas, muitos mulçumanos permaneceram por lá. Existem ruas em que a arquitetura é toda mulçumana apenas de um lado da rua. Muito interessante.













Alhambra é um rico complexo palaciano/fortaleza. A grande atração está em seu interior que exibe elementos da arquitetura islâmica. O passeio completo deve ser agendado e dura, aproximadamente, 5 horas. O melhor horário de visitação - no verão - é o da manhã. Chegamos a uma da tarde e o calor senegalês acabou com a gente. Como não tínhamos 5 horas, entramos por uma parte gratuita em que é possível passear por alguns jardins, visitar um museu e uma igreja. E foi só o que fizemos. Infelizmente, não visitamos os palácios que dizem serem lindos por dentro. Fica pra próxima!

Continuamos nosso passeio pela cidade que estava vazia...verão, o povo estava todo na praia! A cidade é super limpa, arborizada e me pareceu bem bacana. Por se tratar de cidade universitária, é cheia de praças com bares. Sugiro passar, pelo menos, uns 2 dias por lá pra explorar bem o local.










Saímos de lá e fomos direto para Málaga. Demos uma voltinha pela cidade e fomos para o aeroporto. Uma coisa que chamou nossa atenção foi a qualidade dos aeroportos da Espaha. Todos seguem um padrão semelhante. São amplos, limpos, funcionais e arejados.

Espanha, sua linda, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário