8 de fevereiro de 2012

Meu cebolinha

Marcello sempre teve problema na fala. Falava bem enroladinho quando era pequeno e eu, sinceramente, achava lindinho! Até irmos à dentista e ela me explicar que ele não iria aprender os fonemas corretamente sozinho, pois a lingua dele é grande demais para a boca e muito flácida (e eu que achava que só bumbum e barriga eram flácidos! Santa ingenuidad, Batman!). A dentista indicou na mesma hora uma fonoaudióloga, mas antes ainda passamos num otorrino para ver se estava tudo bem na parte respiratória. Chegamos na fono e ela fez uma avaliação com ele. Resultado: 18 fonemas a serem trabalhados!! Eu nem imaginava o quanto ele falava enrolado...acho que a gente que convive diariamente acaba se acostumando e aprendendo o "dialeto" infantil.

Começamos o tratamento com a Tia "Calol". Trabalhamos 17 fonemas e nos mudamos para Milão. Faltou o último, o danado do erre. O erre da balata, da palede, do calaca, da alanha! Por falar em aranha, Marcello é apaixonado desde pequeno pelo homem aranha! Já escolheu dois anos seguidos este herói como tema de seu aniversário e os amiguinhos já estavam começando a brincar quando ele falava que o "meu heloi pefelido é o homem alanha!". Criancinhas podem ser muito crueis umas com as outras....Na verdade, elas são muito sinceras.

Chegamos em Brasília e meu pai havia conseguido uns encaixes na agenda da Tia Calol. Ontem, foi a terceira sessão dele e sabe o que aconteceu? Ele conseguiu falar o erre! E saiu feliz da vida e a Tia Carol veio me mostrar o exercício e ele falava: cenoura, pirulito, pêra, girafa! E vibrava!

Quando estávamos no carro, voltando para casa e treinando as palavrinhas, ele disse:

- Mãe, tem uma coisa que quero falar muito, quer ouvir? ARanha!! Meu heRoi favoRito é o homem aRanha!!

Comecei a aplaudir!!

2 comentários:

  1. Juro que me emocionei!!!!!! Que vitória!!!!! Muito bem!!! Ele está de paRabéns!!!! Merece outro aniversário do Homem Aranha!!!!

    ResponderExcluir
  2. O João Lucas tbm nao falava o erre. Ele nao trocava pelo L, só omitia. Então ficava buaco, paede, aanha e o sobrenome dele era Baga.
    Era fofo -até os cinco anos. E ele passou por 4 fonos diferentes, ele ja nao acreditava mais que um dia conseguir. Só faltei dar um beijo na última fono.
    beijo

    ResponderExcluir