31 de maio de 2011

Mau exemplo se aprende em casa!

Eu já vi um pouco de tudo aqui na Itália...os italianos são meio malas, mal educados, grosseirões, malandros, mas vi uma cena impressionante no Gardaland.

O parque tem uma regra que crianças com menos de 100 cm podem entrar sem pagar e existe, na entrada do parque, uma placa/tabuleta com uma régua para que o funcionário do parque possa conferir a estatura dos pequenos.

Estávamos na fila para entrar e tinha uma família de 3 pessoas na nossa frente (pai, mãe e filho). O pai mostrou o ingresso dele e da mãe e a funcionária, muito educada, perguntou pelo ingresso do menino. O pai, na maior cara de pau que eu já vi, disse que o filho, visivelmente com mais de 100 cm, era pequeno e não precisava pagar.

Só para efeito de informação/comparação: meus filhos, com 5 anos, medem 122 e 118 centímetros. O filho do casal cara-de-pau devia ter uns 8 anos. Mas o pior foi o que o pai do moleque fez depois que a moça disse que eles deveriam adquirir o bilhete para acriança...A criatura (o pai) mandou o filho para o tronco para medir e provar que seu filhinho era pequenininho. O moleque ficava se encolhendo para caber na marca dos 100 cm!!!! Foi uma das cenas mais ridículas, inacreditáveis e vergonhosas que já presenciei. Sabe a tal da vergonha alheia?? Pois é, senti muita!

O pior é o que este pai está ensinando para seu filho: que ele pode e deve tentar enganar as pessoas para tirar vantagem em alguma coisa. Um absurdo!

Io capisco tutto!

Tem uma amiguinha das crianças aqui em casa. Ela é uma italianinha tagarela e fala comigo como se eu entendesse tudo. Teve uma hora que ela falou muito, muito, muito e eu disse: È vero? (serve prá quase tudo!). Ela respondeu: Ma sì, è vero! Aí, Duda virou prá mim e falou: Mãe, o que ela disse? E eu respondi bem calmamente: Vocês não querem terminar o lanche no quarto onde estão os brinquedos?

30 de maio de 2011

Um doce para quem adivinhar aonde fomos no final de semana...

Acertou quem disse: GARDALAND de novo!!

Pois é, compramos o abonamento do parque e podemos entrar quantas vezes quisermos até o final do ano....já viram, né?! Iremos muitas vezes ainda....Parque bacana + super perto de Milão = diversão garantida!

Tá certo que não é um primor de organização....olha a fila para entrar. Ops! Fila?! Que fila o quê, italiano que é italiano não faz fila, entra na raça!! E é assim em tudo: brinquedos, supermercado, saída de estacionamento. È così...(começou a entender o porquê do nome do blog?!)


Mas foi tudo ótimo e, desta vez, ficamos hospedados em Peschiera del Garda. Gente, que cidadezinha lindinha!! Grudadinha no Lago di Garda e, que com esse calor, ganha ares de cidade de praia.

Olha as fotos tiradas da janela do nosso hotelzinho chué...




Nosso hotel era chué, chué....O hotel que costumamos ficar estava lotado e me lembrei desse que eu havia visto perto do lago, mas não tinha referência alguma das acomodações. E, venhamos e convenhamos, foto em site não é referência alguma...

Guto foi estacionar o carro enquanto eu dava banho nas crianças e quando voltou, me perguntou o que eu tinha achado do quarto. Só consegui responder: é vermelho!! Muito vermelho, tudo vermelho. Tecido na parede vermelho, azulejos vermelhos no banheiro. Parecia uma tenda de cartoamante!  Mas a localização era excelente!!

Depois de um dia de parque, descemos para dar uma voltinha pela cidade e jantar numa pizzaria maravilhosa que, é claro,  era na beira do Lago!






Vejam as carinhas de arrasados dos meus filhos! Há, Há. Estão ou não adaptados aos ares italianos?

No dia seguinte, fomos ao parque mais um pouquinho, almoçamos num restaurante super bacana e voltamos para Milão!!

Semana que vem: RIMINI!!!

Nivel Intermediário!

Acabei de fazer um teste e fui certificada no nível básico de italiano!! E que venha o nível intermediário!!

29 de maio de 2011

Io parlo benissimo l'Italiano!

A Laura é uma italianinha de 6 anos que mora no nosso condomínio e, por coincidência, estuda na mesma escola dos meus filhos. Como a mãe dela trabalha (isso é meio raro lá na escola...), o avô é quem a busca todos os dias. Ele também mora no nosso condomínio.

Outro dia, chegamos quase no mesmo horário da escola e as crianças começaram a brincar com a Laura. Ficamos eu e o avôzinho, que é um senhor extremamente simpático e que logo começou a puxar papo comigo. O diálogo que se segue pode parecer algo simples para vocês, mas requer extrema concentração e discernimento da minha parte, por isso, imaginem o meu drama:

Vôzinho: bla, bla, bla, i bambini possano giocare, bla, bla, bla (entendi que era algo relativo a importância das crianças de poderem brincar na rua)

Eu pensei: Concordo plenamente, com esse clima maravilhoso, é ótimo poder descer para eles brincarem, isso também é fundamental para a construção das relações sócio-afetivas dos meus filhos, tão importantes para seu período adaptativo.

Eu falei: Si, certo! Scusa, ma io non parlo bene ancora...

Vôzinho: Ma Lei parla benissimo. Bla, bla, bla. Quanti anni hai? Bla, bla, Laura, maggio 6, bla, bla. Festa. (entendi que ele perguntou quantos anos tinham as crianças, que pareciam do tamanho da Laura que faria 6 anos em maio e teria uma festa!)

Eu pensei: Que bom que eles têm praticamente a mesma idade, isso vai facilitar para meus filhos, ainda mais que ela estuda na mesma escola. Eles têm 5, mas farão 6 em Julho, dia 26. Eles adoram festa de aniversário. A festinha da Laura vai ser aqui no condomínio?

Eu falei: Loro hanno 6, luglio 26. Ah! festa! Si, vá bene! Molto bene!

E continuamos a conversa, dessa maneira, por mais uma hora...No final de semana seguinte, o pai da Laura encontrou comigo e com o Guto, ops Márcio, e disse que o pai dele havia conversado comigo e estava impressionado o quanto eu sabia falar em italiano!

Eu tenho quase certeza de que ele lê pensamentos!

26 de maio de 2011

Welcome to our class assembly

Ontem foi a assembléia de classe das crianças e eles tinham que apresentar, cada um, duas frases em inglês. Passamos uma semana decorando e foi...MARAVILHOSO!!

Estou tão orgulhosa que nem tenho palavras para descrever.

Era uma historinha contada pelos 26 alunos e o tema era caring.

Marcello foi o primeiro e disse:

- Welcome to our class assembly. (eu já estava quase aplaudindo de pé nesta hora!!)

Depois ele voltou e disse:

- I Played Monica with Luis Miguel in the playground.

Depois foi Duda:

- I helped Giulia when she fell over in the playground.

e para finalizar a historinha, Duda terminou com:

- It's a bit disgusting. (e a platéia toda riu, pois no contexto da história era engraçado!)

Acho que deviam ter filmado minha cara e do Guto, ops, do Márcio, estávamos de queixo caído e explodindo de orgulho!!

Dupla personalidade

Nova vida, nova cidade, novo marido e nova filha....É isso mesmo. Eu, agora, sou casada com o Márcio e tenho uma filha chamada Maria!

Que vida de dondoca que nada

Eu trabalhava menos quando trabalhava no Banco!

25 de maio de 2011

Lugares já visitados

Segue listinha dos lugares que já fomos durante nosso curto período de vida italiana...

1. Lugano - Suíça


2. Lago di Como - Menagio





3. Genova



4. Cavalese, na região de Trentino Alto-Adige



5. Verona


6. Lago di Garda



7. Gardaland e Movieland




8. Parco Natura Viva




9. Leolandia Minitalia




Ainda tem tanto lugar para conhecer....

24 de maio de 2011

Ei, você aí, me dá um dinheiro aí

Fomos a uma festinha de aniversário num parquinho pertinho de casa. Nele, além dos brinquedos infláveis, tem uma porção de maquininhas (o inferno das mães e pais!!) que você põe a moedinha, gira a manivela e sai uma surpresa para a criança.

Ficamos umas 3 horas na festinha. Duda e Marcello se acabaram de tanto brincar e, para nossa surpresa teve até lembrancinha (na Itália não costuma ter...). Na saída, meus filhotes estavam calçando os sapatos quando Marcello viu as tais máquinas de surpresa. Veio correndo me pedir moeda. Como ele tem muita tralhinha, disse que não, já que estava saindo até com lembrancinha do aniversário.

Perto da gente, tinha uma mãe sentada no chão, catando moedas para os 3 filhos que fizeram uma fila para receberem. Marcello não se fez de rogado, entrou na fila e antes que eu pudesse tirá-lo, chegou a vez dele. Ele estendeu a mãozinha para a  italiana e disse:

Marcello: "Io voglio una."
A Italiana: "ãh?!"
Marcello falando bem alto para ela entender: "IO VOGLIO UNA!" 
A Italiana: "bla, bla,ma dai, bla,". Acho até que ela rosnou...

Cheguei rápido e tirei meu menino de rua que vai ganhar a vida pedindo moedas no sinal e o levei embora!

Primeiros convidados!

Este blog é prá falar do  nosso dia a dia e relembrar momentos marcantes da nossa vida italiana. Um deles foi o nosso primeiro jantar com conviados aqui em casa. Foi dia 01/03/2011 e recebemos nossos amigos queridos de Brasília, Débora e Amilcar.  





Vocês notaram como eles estão felizes?? São os ares italianos! E o resto de vocês, quando vem?

Se bem que eu acho que a felicidade do Amilcar tem a ver com um certo aceto balsâmico de Modena glassado....

23 de maio de 2011

O bloguinho tá bombando!

Pessoal, o bloguinho tá indo muito bem, obrigada!
Já tenho 6 seguidores e vários comentários!! Além de vários e-mails que recebi!!
Não falei que eu sou movida a reforços positivos?!

Obrigada pelo carinho de todos!

Vejo vocês por aqui.

22 de maio de 2011

Já tenho até torcida!

Acho que a maioria das pessoas que me conhecem, no Brasil ou em Milão, sabem que temos uma vaga inversamente proporcional ao tamanho do nosso carro. Além disso, aqui no nosso condomínio, não se pode estacionar fora dos chamados "box" (garagens individuais, com portas que podem ou não ser automáticas). Com as minhas atividades diárias, preciso estacionar o carro, no box, pelo menos umas 3 vezes ao dia e haja coragem! Isso mesmo, é um exercício de coragem!

Pensa que é fácil fazer o Rio de Janeiro caber dentro de Niterói??!!

Mas o legal disso tudo é tenho feito amizade em razão dessa microvaga. As pessoas de mais idade aqui do condomínio não tem muita paciência seja com barulho, crianças, cheiros de comidas brasileiras (já levei até baforadas de bom ar, pois estava fazendo uma farofa!!), mas eles se amarram em me ver estacionar o carro. Outro dia, tive uma grande platéia. Eram 2 senhores e 1 senhora que estavam conversando e pararam só para me olhar. Quando engatei a ré e olhei para eles, estavam os 3 fazendo sinais de positivo para mim.

Depois que estacionei e saí, me aplaudiam e diziam "brava, bravissima! E o carro está perfeito, sem um arranhão!"

Sério, vocês acham que meu ego está onde?! Eu acho que ele explodiu de tão inflado! Eu realmente, sou uma motorista excelente! Ah! e modesta!!

Gardaland com Vovô e Vovó

Meus pais estavam aqui e queríamos de levá-los para algum lugar fora de Milão para um passeio. Pensamos, pensamos e as crianças decidiram: Vamos para o Gardaland! Minha mãe, totalmente anti-parque de diversões (não teve infância, coitada!), relutou um pouco, mas não pôde resistir a duas crianças com mãos unidas e olhares de cachorro perdido...Aí, fomos para Gardaland!

Vou explicar um pouquinho o que é o Gardaland. É um parque de diversões que fica pertinho de Verona, coladinho no Lago di Garda, o maior lago da Itália. Ele tem 3 parques: Movieland, Acquapark e Gardaland.

O Movieland, como o próprio nome diz, tem como temas os filmes de Hollywood. É um parque pequeno (dá para fazer tudo em um único dia!), mas bem bacaninha.

O Acquapark ainda não conhecemos, pois ainda está fechado. Deve abrir no final de maio.

O Gardaland é muuuuiiiito legal! Um parque enorme, bem feito, bonito, cheio de atrações para todos os gostos: de montanhas russas super, mega, ultra radicais até carrossel. Aqui, dizem que o Gardaland é a Disney italiana. Eu até que concordo, guardadas as devidas proporções.

Olha as quatro crianças que foram conosco


Tem um dragâozinho que é o mascote do parque: O Prezzemollo

Saímos sábado bem cedo de Milão e, em um pouquinho mais de uma hora já estávamos em Lazise. Deixamos as malas no Hotel Parchi del Garda (super legal e bem localizado: só 800 metros do Gardaland) e fomos para o parque que funciona das 10:00 as 18:00.

Passamos o dia por lá e a maior supresa foi minha mãe ter aguentado o dia todo e ter adorado o lugar!

Filme 4D do Sponge Bob. Muito divertido!

Na área da Fantasy Kingdom tem vários brinquedos que molham e servem para as
crianças se refrescarem


Essa árvore é a casa do Prezzemollo


Voo panorâmico: Esse lagão aí atrás é o Lago Di Garda

Depois do dia maravilhoso no parque, voltamos ao hotel para nos arrumarmos para jantar!

No dia seguinte fomos fazer um Safári, mas isto é um novo post!!